Páginas

domingo, 5 de outubro de 2014

Opinião



Cobertor curto?

Tinha "engatilhado" este post, quando chegaram dois comentários do Glaucio, aí fiquei mais tranquilo, pois o tema é interessante, isto é, a velha história do cobertor curto. Se protege o setor defensivo com volantes, enfraquece o ataque, se fortalece o meio com armadores, descobre o setor defensivo.

O sucesso destes apenas quinze gols sofridos é consequência do número de volantes, o fracasso dos também apenas vinte e um gols marcados é originado nesta formatação de time?

Acredito que a quantidade de volantes se torna relevante, somente quando eles dão motivos para a desconfiança de sua qualidade; senão, era chover no molhado.

 Quem é mais "maduro" lembra do melhor Inter dos últimos 50 anos, o da década de 70 que tinha na segunda formação, a de 76, Caçapava, Batista e Falcão, todos em suas origens "número 5", O próprio Paulo Cesar Carpegianni, o autêntico camisa 10 deste time, no Flamengo faria caminho inverso, isto é, encerrou a carreira como centro-médio (volante), porque sabia defender.

O Grêmio desde o ano passado não consegue formar uma equipe equilibrada, posto que os jogadores com característica de armação, não conseguem corresponder à expectativa e os treinadores vão se revezando na casamata tricolor, utilizando o mesmo remédio para a ineficiência do setor, ou seja, entupindo-o de volantes.

Aí fica a pergunta: O time não consegue entrar no G-4 pela falta de ofensividade ou quase entra no G-4 pela competência em se defender bem?

Gostaria muito de ver nos confrontos na Arena, um meio de campo com tão somente dois volantes, além disso, promover o garoto Éverton, Fernandinho e Lucas Coelho como prioridades nas trocas de segundo tempo, algo que Luiz Felipe não faz; anda trocando volante por volante, atacante por atacante. Isso tudo, de preferência, antes dos vinte minutos do segundo tempo, no máximo, nada de quarenta da etapa final como virou praxe.

Contra o Sport Recife em casa, me parece que é a situação ideal para entrar com uma formação mais arrojada, mais corajosa. 

Hora do treinador.

25 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro05/10/2014, 23:45

    Respondendo a pergunta do 2º parágrafo (antes de ler o restante):

    - creio que a melhora defensiva se deu principalmente pela saída do Werley, visto que antes, mesmo com os 3 volantes, o negócio vazava direto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé06/10/2014, 09:12

      Não é bem assim que vazava direto. Tanto que nunca deixamos de ter umas das 2 defesas menos vazadas. E na frente a mesma ineficiência (antes o argumento era que isto também era culpa da zaga...).

      Agora é inegável que melhorou ainda mais sem o Werley e time está ainda mais seguro. Mas dizer que antes tava horrível não corresponde a realidade (dos últimos 3 anos, aliás).

      Excluir
  2. Glaucio Missioneiro05/10/2014, 23:52

    Respondendo a segunda pergunta:

    - É mais do que lógico que não estamos no G-4 por falta de gols. É o básico pra ganhar. Mas repito, Felipão começou certo, deu prioridade à defesa, que, penso eu, já está bem consolidada. Hora de avançar.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Cé06/10/2014, 09:25

    Eu acho que a ineficiência ofensiva do time do Grêmio é composta por uma série da fatores. É difícil ter uma resposta exata, precisando quanto cada fator é responsável.

    Mas aí vem questões interessantes (e polêmicas), que cabem discussão:
    - se o time se sacrifica para ter segurança defensiva, porque o Grohe é o destaque do time?
    - se o time não cria, o que se explica termos um dos piores aproveitamentos nas finalizações (temos que finalizar 15 pra fazer 1 gol; cruzeiro finaliza 7 pra cada gol, SCI 10 pra cada gol)?

    Aliás, é interessante analisarmos a tabela e a questão dos gols pró/sofridos e o saldo. Quais os times mais equilibrados, isto é, fazem um razoável número de gols, sem sofrer tanto? Pra mim é o Inter (fez 36, tomou 22) e o Corinthians (fez 32, tomou 18) . Ambos tem treinadores com características opostas, ao menos em tese. Abel é ofensivista, Mano mais cauteloso. O que comprova, a meu ver, que a resposta não é simples.

    O fato é que temos sim a melhor defesa, mas nosso número de gols marcados é muito abaixo do razoável. Isto com um centroavante que está fazendo o seu serviço. Pra mim a culpa não é de 2 ou 3 volantes, mas sim dos auxiliares do atacante. Luan e Dudu, pra mim, podem ser titulares, mas um só. É preciso encostar alguém com mais poder de finalização, mais assertivo.

    Além disso os volantes, mesmo que esta não seja sua principal atribuição, também precisam melhorar. Quantos gols tem Ramiro no Grêmio? Riveros? Os próprios laterais? Não quero lateral/volante artilheiro, mas não dá pra ignorar que eventualmente as melhores chances, por situações de jogo, são deles e na maioria das vezes não são aproveitadas.

    Outro detalhe fundamental no futebol atual é o bola parada. Já tivemos períodos em que ela representava 30%, 40% dos nossos gols. Hoje ela deve ser próximo a 0%. Até entendo que talvez não tenha aquele cobrador de falta preciso, estilo Traíra, para lances diretos. Mas achar que não há 1 ou 2, em todo o elenco, que consiga cobrar escanteios e faltas laterais com qualidade, botar no meio da área, é demais. Isto se resolve com trabalho. É preciso focar nisto (se já não está sendo feito).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino em baixo. Principalmente na questão da presença de área dos volantes. Pelo visto, Giuliano também só para o ano que vem, mas se apresentar a qualidade que o levou à seleção, no lugar de Ramiro seria uma alternativa ótima.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 10:51

      HOJE, com Felipão, o Grohe tem sido destaque mais por não tomar gols, do que por defesas difíceis.

      Antes, com Enderson, não. É só ver os jogos da LA e o início do brasileiro.

      Quando eu disse vazava, não era sobre levar gols, mas de deixar finalizarem de dentro da área. (o que pra mim é função da zaga evitar)

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 10:54

      Eu não sabia dessa estatistica de chances x gol. Muito interessante, prova que mesmo sem o tal armador, o time cria. Nesse caso, o "problema" está nas finalizações (não só do ataque, dentro da área, não importa a posição do cara, tem que meter pra dentro).

      Excluir
    4. A bola parada do Grêmio é um caos. Simplesmente, não sai um cruzamento razoável, que dirá com efeito procurante ou na cabeça do atacante.

      Excluir
    5. Guilherme Cé06/10/2014, 14:38

      Sim, estes dias postei no blog do Guto os números individuais dos atacantes.

      Mais efetivo era o Maxi, acho que a cada 2 chutes 1 gol... Barcos tava na "média", 10 chutes para um gol, Luan 15... Ruiz e o Dudu cerca de 30 chutes para 1 gol...

      Excluir
  4. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 10:56

    Ainda bem que pra 2015 deve voltar o Maxi, que no último jogo, entrou e deu dois passes pro empate do Vasco, que levava 2x0. Fica a cada dia mais escancarado o ABSURDO que foi feito com esse cara, em 2014.

    ResponderExcluir
  5. Glaucio
    Tomara que o Maxi evolua, mas veja bem, no Vasco, ele segue no banco, quando sai jogando não repete o que faz; é como eu escrevi, é caso para análise. Precisa entrar durante a partida para mostrar algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 14:45

      Mas bruxo, no mínimo, ele seria uma boa opção pra banco, caso não evolua nas questões táticas.

      Luan e Dudu estão aí tendo uma sequencia que ele nunca teve, mesmo mostrando mais qualidade técnica e capacidade de definição.

      Nesse caso vou bancar o teimoso, assim como tu fez com Rodriguinho, e ainda faz com o Marcelo.

      Excluir
    2. Eu nem sei mais o que dizer sobre o Maxi. Deu dois passes pra gol, mas é reserva e terceira opção pra entrar, será que é birra também no Vasco?
      Como disse o Rui, é pura técnica, um espetáculo de talento e por isso deve ser aproveitado no ano que vem, mas está preparado para ser o craque do time?
      É disso que eu tenho medo, se for pra investir dinheiro é pra contratar o astro e hoje pra mim a dúvida seria "o" cara é o Maxi ou o Grêmio precisa investir pra contratar este meia diferenciado?

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 16:19

      Mesmo assim ainda é melhor opção pra banco do que os que estão/estavam aqui. E é nosso, não precisava ter gastado em outros. Se não amadurecer taticamente, vira um ótimo trunfo, tipo o Andrezinho foi no inter.

      Ele não deve ter nem 15 jogos no vasco.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 16:26

      A diferença entre nós, PJ, nesse caso, é que tu queres o "craque" do time. Eu só queria uma opção melhor do que as que temos aí. Ou que ele tivesse uma sequencia pra pelo menos provar que eu estou errado, e que o time pioraria com ele.

      Excluir
    5. Eu já disse Glaucio, esse ano pra mim já era, eu penso no ano que vem e ano que vem não tenho dúvidas que o Maxi vai estar aqui, jogando e bem. Mas ano que vem eu também penso em título e é aí que me questiono se o Maxi será suficiente, o Grêmio vai precisar de alguém que conduza o time, este alguém será o menino?

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 18:01

      Pode não ser ele. Mas ele é acréscimo em relação ao que tínhamos (e temos).

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 18:03

      Eu é que sou meio doido, achava que dava pra ganhar a LA, até sábado achava que ainda dava pra buscar o Cruzeiro.

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 18:07

      E mesmo que contratemos o meia diferenciado, não dá pra abrir mão do talento do Maxi. A não ser que ele se "embirre", aí a situação é outra.

      Mas pelo que vi, não foi essa a situação. A culpa dele foi ter entrado e feito aquele golaço contra o Botafogo, provando a burrice do Enderson, aí foi arquivado.

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro06/10/2014, 18:11

      Já digo antes, acho que não será esse cara que tu quer. Hoje o único no elenco que poderia fazer isso seria o Zé, mas esse já foi. E nunca teve nosso perfil.

      Excluir
  6. Guilherme Cé06/10/2014, 14:36

    Alguns dados do footstats:

    Grêmio não levou gol em 56% dos jogos
    Corinthians 40%
    Cruzeiro 36%
    Galo 32%
    SPFC 28/%
    Dados anteriores ao jogo de sábado

    -x-x-x-x

    SPFC precisa de 6,3 chutes pra fazer 1 gol;
    Cruzeiro 7,1
    Corinthians 9,3
    Flamengo 11,8
    Palmeiras 14,2
    Grêmio 14,6
    Criciúma 22
    Dados do dia 21/09/2014

    -x-x-x-x

    Eles não tem a relação de todos os times nestes quesitos, mas é interessante seguir página deles, seguido postam ao interessante:
    https://www.facebook.com/footstats?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  7. Glaucio!
    O Rodriguinho desconfio que o problema é extra-campo.
    O caso do Marcelo Grohe, não se trata de teimosia, mas de convencimento, acho que se o Vanderlei do Coxa ou Marcelo Lomba estivessem no Tricolor, suas chances de chegar à Seleção seriam idênticas às do Grohe.
    Está em excelente fase, assim como o Leandro Damião dois anos atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro07/10/2014, 09:29

      Bueno, o mesmo se aplica ao Victor então né? Pois se tivesse continuado no Paulista, onde era reserva....

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro07/10/2014, 14:50

      Engraçado que no América não teve problema extra campo, mas aqui e em SP teve....

      Ah, e porque quando esteve no Flamengo o Lomba não foi?

      Negócio é que essa fase do Grohe já vem desde 2012, a foi interrompida ano passado, que quando foi solicitado, correspondeu.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro07/10/2014, 14:52

      Poxa, e o Vanderlei hein, com 1,95, já com 30 anos, nunca saiu do Paraná....

      Excluir