Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Pequenas Histórias



Pequenas Histórias (70) - Ano: 1909 a 1913



O Primeiro Goleador 

fonte da foto: www.torcedor.gremista.nom.br


Parece ironia, o Tricolor com escassez de gols e minhas postagens nestas Pequenas Histórias, só tratando de goleadores; paciência, a culpa não é do nosso camisa 9.

Aliás, sobre centroavante, se o Imortal nasceu da bola e ela é o seu símbolo original, a posição que no início se destacou foi a de artilheiro, o homem-gol, a primeira estrela gremista: Edgar Booth, goleador e capitão do time entre 1909 e 1913. O nome mais rutilante dos primeiros Grenais, quando o nosso clássico ainda não possuía este "apelido".

Como todos sabem, fez o primeiro dos 10 a 0 naquele 18 de Julho de 1909, fez mais, foram 5 naquela tarde. Jogaria mais 5 clássicos, venceu todos. Meteu 12 gols nos 6 que participou.

Edgar, na foto, o primeiro sentado (o que ri à toa) era inglês, embora nascido na germânica Hamburgo no 13 de Abril de 1888. Muito provavelmente, daí decorra a sua maior habilidade entre os atletas do clássico, vinha do país do futebol.

Era filho de um oficial aposentado da Marinha inglesa, Charles Edward, que desceu no Sul brasileiro, se instalando na Tristeza, bairro porto-alegrense, onde montou uma olaria.

Booth mostrou que entendia do "riscado" também fora das quatro linhas, pois conquistou a Miss Porto Alegre, Alice, com quem casou e teve dois filhos, Robert e Ronald.

Durante a Primeira Grande Guerra chegou a ser convocado para integrar o Exército de "Sua Majestade Britânica".

Depois de 1945 sua biografia ficou perdida, alguns dados dão como esse ano o da sua morte, outros, 1950; também, que se mudou para o Uruguai. A verdade que fica é que Booth entrou para a história como o primeiro grande personagem do nosso maior clássico.

Para esta crônica, além de contar com a habitual colaboração do amigo Alvirubro, me utilizei das fontes abaixo:

a) http://janeterm.wordpress.com/2014/06/13/edgar-booth-e-os-primordios-do-futebol-na-zona-sul-de-porto-alegre/

b) http://www.11freunde.de/personen/edgar-booth


2 comentários:

  1. Bruxo, em 1918, no time do Internacional aparece o laureado atleta Edgard Booth, que tanto sucesso alcançou nos campos locais, quando defendia as cores do Grêmio.

    A inclusão do conhecido jogador no quadro alvi-rubro foi uma homenagem prestada pela diretoria do Inter, pois Booth embarcaria para a Europa nos primeiros dias de agosto, chamado pelo Governo da Inglaterra.

    Em 1918, Booth integrou o 1º e o 2º Quadros do Internacional, chegando inclusive a marcar 1 gol pelo Colorado, contra o São José-PA.

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos do cavalheirismo entre os clubes.
    Sabes mais alguma coisa sobre a passagem dele pelo exército britânico?

    ResponderExcluir