Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Opinião



Nada de novo no Front

"Abel e todos os dirigentes do Inter deveriam pedir demissão", esta foi uma das muitas conclusões que os jornalistas chegaram após os 5 a 0 da Chapecoense. Seguindo, o Grenal último, também deixou conclusões fatalistas, apocalípticas sobre o destino do Coirmão. Quem se der ao trabalho de rever os "entendidos" da mídia gaúcha, vai encontrar algumas pérolas.

Na verdade, aqui no Sul existe uma regra imutável, qual seja, nunca, mas nunca mesmo, os dois clubes estão bem ou mal ao mesmo tempo. É da sobrevivência dos incompetentes. Precisam estimular isso. O dia que um Grenal decidir a Libertadores da América, o vice entrará em crise, algo normal para os torcedores, mas inconcebível para jornalistas esportivos. E eles serão os primeiros a fomentar a crise.

Nos últimos anos, fruto da carência de títulos, o Grêmio virou a geni do futebol gaúcho, quantas vezes ele já quebrou? Quando caiu em 2004, também nos minutos que antecederam a defesa de Galatto na Batalha dos Aflitos; tem mais, o contrato suicida com a OAS, recentemente. Eta clube teimoso! Prossegue respirando.

Sabemos todos, que as dificuldades são imensas, mas alguém consegue explicar, porque no mesmo universo econômico, sob mesmas condições anteriores, quando o Tricolor fica à frente do Coirmão, às vezes até de forma efêmera, as projeções nefastas são arquivadas? 

Faço uma aposta com os amigos; se o Coirmão ficar com a última vaga do Brasileiro para a LA, forçado assim, a disputar um jogo mata-mata para a fase de grupos e, caso ultrapasse, ficar no chamado grupo da morte, num eventualidade de se desclassificar cedo na competição, repito, aposto que os problemas do Grêmio serão minimizados de imediato, mesmo que seus dirigentes não tenham movido "uma palha" para a solução deles, mesmo que o déficit de suas contas sofra acréscimos.

Querem apostar?



12 comentários:

  1. Bruxo,

    ontem falei a um amigo gremista que, descontente com os rumos do Tricolor, não via horizonte para o Grêmio: "calma cara, a crise do Grêmio só dura até o próximo tropeço do Inter".

    Preciso dizer mais o quê?

    Temos a mesma visão e a mesma opinião.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Alvirubro
    Não quer dizer que não hajam problemas; eles são bem visíveis, vide o caso com a Construtora, mas o que me refiro (e o teu comentário ilustra bem) é que eles aumentam ou diminuem (sem na prática mudar), conforme o que ocorre do "outro lado". É uma atitude amadora e oportunista de quem forma opinião.

    ResponderExcluir
  3. Eu já acho que fazem isso por falta de capacidade de avaliar o futebol em si.

    As vezes bate um saudade das "rodas de amigos" do velho, quando "discursavam sobre táticas, jogadores, escolas de futebol etc.

    Hoje, pra imprensa, futebol virou apenas oportunidade de ganhar dinheiro, e a maneira mais fácil é a polêmica. A crônica tá muito fraca.

    ResponderExcluir
  4. Glaucio
    Tua última frase é definitiva; é isso mesmo.
    Não se acha mais jornalista autêntico, os que ainda estão na luta, foram chutados das maiores empresas. De certo, não seguiam as novas regras da cartilha.

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa que me tapo de nojo é a postura de alguns reporteres e apresentadores, parecem meio abobados, falam meio cantando, pra parecer ter graça onde não existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a busca pela a audiência, aí ficam fazendo micagens. O tiro pode acertar o pé.

      Excluir
  6. Leonardo

    Bruxo: Acho que o Grêmio só vai crescer se se descolar dessa disputa provinciana com o Inter. Por exemplo: A nível nacional quais são os adversários do Grêmio pelo título? Vejo apenas cinco Cruzeiro, Atlético-MG, Corinthians, São Paulo e Inter. Esses TODOS devem ser o espelho do Grêmio para montagem dos elencos.

    ******
    Fluminense deve perder força com a redução do investimento da UniMed e o Flamengo ainda vai demorar para montar um time competitivo assim como o Palmeiras. Santos também está em processo de renovação e não vejo como um adversário forte.

    ***************
    O Cruzeiro estava nas vias do rebaixamento quando montou a base do time para o bicampeonato brasileiro. O Grêmio nesse aspecto já sai na frente esse ano. O Gremio tem que montar um ELENCO bom, com bons reservas para cada uma das posições e que se nivelem com os disponíveis nos adversarios diretos.

    ******
    O Grêmio não deve, por estratégia, se envolver em negociações que possam reforçar os seus adversários diretos seja por venda ou por empréstimo (exemplos recentes Vitor para o Atlético, Souza para o SP, Moreno para o Cruzeiro) é outra estratégia óbvia que o Grêmio não executa. O Atlético-MG recente virou uma sucursal vitoriosa do Gremio e Inter.

    ****
    É importante e estratégico sim ganhar a ultima vaga das oitavas da Copa do Brasil. Tem que vencer o Flamengo e torcer para um tropeço do Flu. Assim o clube pode concentrar os seus esforços e fazer gordura no Campeonato Brasileiro enquanto os adversarios diretos se dividem com a LA.

    ******
    Todos essas são estratégias que não focam exclusivamente no Inter, mas faz o Grêmio pensar grande e vislumbar ações contra todos os adversários que serão os obstáculos para as nossas conquistas. Ou seja, pensamento estratégico o tempo inteiro! Isso está faltando a muito tempo ( o que coincide, em parte, com a longa carencia de títulos).

    ResponderExcluir
  7. Leonardo!
    Exatamente isso, pegar os bons exemplos e adaptar para si; a rivalidade com o Inter deve ser sempre lembrada, mas nunca como o "norte", o rumo das ações a serem tomadas.
    Se forem se espelhar nos bons exemplos que tu citaste, logicamente, farão frente ao Inter como uma consequência natural dos acertos, mas não como objetivo principal.
    Se for campeão brasileiro, por exemplo, logicamente ficará à frente do Coirmão. Então, o negócio é focar mais no universo além-província.

    ResponderExcluir
  8. http://m.terra.com.br/noticia?n=d102310bc021a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD&ei_pid=19697462
    Jorginho, 23 anos.

    ResponderExcluir
  9. PJ!
    O que dizer? Não conheço; autêntica loteria.

    ResponderExcluir
  10. Leonardo

    Bruxo: Atuação padrão Werley do senhor Thiago Heleno hoje contra o Inter. No primeiro gol ficou assistindo o Rafael Moura pular sozinho. No segundo chegou duas horas atrasado. Se esse jogador for a solução para o ano que vem, eu pulo da barca!

    ResponderExcluir
  11. Leonardo
    Tinha preparado um esboço para escrever sobre a atuação do Tiago Heleno. Tem inclusive, uma desvantagem em relação ao Werley: é mais lento.
    Não serve. É inferior ao Saimon.

    ResponderExcluir