Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Opinião


Grêmio tropeça em casa

Felizmente, eu tinha um compromisso logo após o final do jogo e isso serviu para ordenar as ideias antes de teclar estas linhas.

O Grêmio é um paciente que fez uma cirurgia complicada e agora está convalescendo. É um processo, onde a paciência  e tolerância são ingredientes imprescindíveis, além, é claro do acerto das medidas adotadas. Não existe mágica; vai ser assim, muitos questionamentos, alguns erros, passos para frente, outros passos (tomara que poucos) para trás; enfim, um remédio amargo para os 8 milhões de torcedores.

Contra o Brasil à pouco, Luiz Felipe errou ao deixar Júnior no banco e retirar Marcelo Oliveira da primeira posição do meio de campo, onde mostrou qualidade, até porque Wallace retornava da Seleção e não havia feito nenhum jogo pelo clube em 2015. Deveria ter mexido menos de Domingo para esta Quarta-feira.

Marcelo Moreno foi o velho atacante de outras jornadas, muito esforço, mas pouco futebol. Douglas tem a serenidade do lance, a jogada pensada, mas são espasmos cada vez mais escassos numa partida. 

Lincoln segue em ascendência, mas Éverton foi bem controlado pela defesa pelotense. Galhardo e Fellipe Bastos, ambos mal.

Outro fato preocupante é o momento de Marcelo Grohe. Depois de um segundo semestre fantástico ano passado; realizou hoje o terceiro jogo com falhas grotescas (contra o Avenida, a sua saída em falso foi atenuada pela defesa de Rhodolfo em cima da linha), duas resultaram em gols de Aimoré e Brasil.

Se é inevitável o "apequenamento" momentâneo do clube, também é inevitável não ficar impassível diante das dificuldades, afinal, nem todas as soluções para a equipe serão encontradas na base do clube. A Direção terá que abrir a guaiaca e/ou usar de muita criatividade para reduzir o período de pronto restabelecimento do clube e time de futebol. 

12 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro12/02/2015, 08:28

    Também estou preocupado com o Marcelo. Será que as supostas propostas não estão mexendo com cabeça dele?

    Sobre o resto do time, ainda prefiro acreditar que estão com a "perna pesada" devido a pré-temporada. Não quero avaliar nada ainda. Mas tem um que já conhecemos, e achei um absurdo ainda estar no grupo, Paulinho.

    No mais, será que Maxi Rodrigues estaria fazendo menos do que Douglas ?

    ResponderExcluir
  2. É início de temporada, início de trabalho, imagina! com toda a nossa "ruindade", ainda estamos à frente do Coirmão.
    O Paulinho, Everaldo estão com a última chance deles no Grêmio e não estão aproveitando, acho que é por falta de futebol mesmo.
    Grande chance do Interior fazer um campeão este ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro12/02/2015, 13:27

      Não quero criar "tese" pra defender o Everaldo, mas eu me lembrava dele como centroavante. E esse ano só teve um tempo de jogo nessa posição. Se nem Moreno e Barcos apresentaram grande coisa, não vou cobrar dos outros.

      Se logo adiante o time passar a jogar melhor, criar chances, e Everaldo e Lucas passarem a perder gols, atrapalhar o time, aí sim concordarei com as críticas. O Everaldo fez 6 gols ano brasileiro passado, naquele caco de time do Figueira, Coelho ano passado, sempre que solicitado, correspondeu, mesmo tendo um 2013 (ano em que subiu) ruim.

      Excluir
    2. Glaucio
      Será uma surpresa muito grande para mim, se o Everaldo der certo; já o Lucas mostrou mais em pouco tempo.

      Excluir
  3. O Grêmio tem que definir o que quer neste ano e o discurso da direção deve ser coerente com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem nem saber ainda o real potencial do grupo, como definir?

      Eu até acho que esteja definido, e o discurso está bem de acordo com a realidade.

      Excluir
    2. Amigos!
      E o Conselho?
      Será que seus integrantes sabem o tamanho da bronca?

      Excluir
    3. Eu acho que não Gláucio, e pretendo me alongar no tema final de semana, por hora, só pra lembrar o que o Bruxo já salientou, ou o Grêmio assume que é o Palmeiras de ontem - e adequá o discurso - ou sai ao mercado.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro13/02/2015, 09:22

      Eu acho que está implícito nas entrevistas.

      2015 é pra reorganizar as finanças e não ser rebaixado. Se surgir alguém diferenciado na base, é lucro.

      Até agora não vi ninguém prometendo títulos ou grandes contratações. O clube está fora do mercado, pra mim é claro e cristalino. Mas, como torcedor, não perco a esperança.

      Excluir
    5. Não é a impressão que tenho quando desde o começo do ano só o que ouço falar é em recuperar a hegemonia no estado (gauchão copa do mundo).

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro13/02/2015, 12:06

      Putz, até outro dia tu nem contava com gauchão como título.

      Mas de qualquer maneira, os jogadores tem que encarar como copa do mundo sim. E acho que dependendo de como o inter estiver na LA, dá pra ganhar. O que não vai servir pra nada além de uma noite de festa pra torcida e um trocados no caixa do clube. (e de repente provar alguma tese estapafúrdia, hehe)

      Excluir
    7. Amigos
      Ganhar até pode ajudar; perder, com certeza, prejudica.

      Excluir