Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Opinião




Está dentro do previsto

É ruim, mas está dentro das possibilidades mais prováveis de acontecerem, quando se tomam medidas radicais na redução de custos. O elenco encolhe em número e qualitativamente, pelo menos num primeiro momento.

Escrevi há tempos, que numa crise, o Grêmio deveria preservar as promessas e liberar os medianos e pesos mortos. Só os craques tirarão o Imortal do buraco.

Dessa oscilação normal de início de temporada somada a mudança de fotografia, surgirão alguns talentos como os laterais Raul e Júnior, volantes Wallace e Araújo, talvez  Éverton e a afirmação definitiva de Luan e Lincoln; mas não será nem do dia para noite, nem sem questionamentos e resmungos de parte da torcida.

Se eu estou satisfeito? Não, claro que não, porém, quem melhor do que Luiz Felipe para esta semeadura; qual treinador com o cacife dele poderia (dentro da realidade do clube) topar o desafio de conduzir o elenco, perdendo em dois meses Dudu, Zé Roberto, Barcos, Riveros, Marcelo Moreno, Alan Ruíz e outros menos bem sucedidos, mas com história ou mercado no mundo da bola como Máxi, Kléber, Edinho, Adriano e Fernandinho?

O grupo que varia dentro do Gauchão vai ser acrescido de Geromel, Wallace e Giuliano, além de Ramiro, para, pelo menos, dar alternativas ao técnico.

Marcelo Oliveira tem surpreendido, jogando no meio; não será titular, no entanto, não vi muita diferença para a bola que o Riveros vinha jogando. Está certo! Gauchão não é uma referência confiável, mas ...

Precisamos muito de um camisa 9; aí, nesta posição, suponho que o Tricolor terá que ir às compras com brevidade. Este, o grande desafio para a Direção do clube.




18 comentários:

  1. Engraçado que tem quem veja que do grupo do ano passado para o atual não se perdeu muito em qualidade, será que a opinião se mantém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro13/02/2015, 09:30

      E o custo dessa "qualidade a mais" valeu de algo? Creio que só o tempo dará a resposta.

      Eu confesso que não achei que o Douglas estaria tão mal, mas tem que ter calma. "Meu rprazo" é a 7ª rodada do estadual. A partir dali o time já tem que apresentar progressos.

      Excluir
    2. De um lado o time era mais caro, de outro arrecadava mais, exemplos? Público ridículo dentro da Arena mesmo com ingresso dado e horário propício; o clube perdeu 03 posições no ranking de sócios torcedores, e é só o começo...

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro13/02/2015, 12:03

      Cara, retificando minha opinião, não havia perdido muito ANTES das saídas de Barcos e Moreno.

      Se puder, busque os números de publico dos primeiros jogos do ano passado, no gauchão, com time titular.

      Óbvio que as receitas cairam, ano passado estávamos na LA. Mas será que a conta é positiva? Será a maior arrecadação cobria o maior custo? Duvido! Fosse assim não teriam desmanchado o grupo.

      Excluir
    4. Moreno não jogou ano passado aqui, então não pode ser perda.
      À conta se acrescenta a perda no quadro social, pay per view, material esportivo...enfim, sem as rendas da libertadores natural o corte de custos, mas qual o limite? A direção está assumindo em fevereiro que o clube não tem perspectiva alguma para o ano? Mais um ano de coadjuvante? Não é pouco e mais, não é perigoso?

      Excluir
    5. Pelo menos, a solução parece diferente de anos anteriores.
      lembro que em 2013 o Grêmio investiu pesado e não deu; algo muito parecido que vai acontecer com o Coirmão este ano.

      Excluir
  2. PJ
    Perdeu em qualidade e por ser início de temporada, também perdeu em entrosamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro13/02/2015, 09:31

      E será que não perdeu na parte física, também? (com a saída do Mahseredjian)

      Excluir
    2. Nem discuto a escolha pelo sobrinho do Felipão para preparação (isso já foi exaustivamente tratado aqui mesmo) e nem sobre o início da temporada, mas, convenhamos, tem faltado qualidade também.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro13/02/2015, 12:11

      O problema não é o Darlan, PJ. Mas é difícil encontrar outro do nível do Fábio.

      Tem faltado qualidade sim. Marcelo e Luan não estão bem, Barcos saiu. O banco não tem mais Riveros, Dudu ou Ruiz. Não quero ser definitivo sobre o Erazo, mas Geromel parecia melhor, além de que o Erazo só tem dois jogos, os outros foram com guris.

      Walace>Oliveria;Araujo;Arthur
      Giuliano>Douglas

      Ramiro dava mais velocidade e movimentação ao meio.
      Ao menos tem gente voltando, vamos dar um tempo

      Excluir
    4. Mas Ramiro não tem condições de ser titular, só em determinadas situações.

      Excluir
  3. Glaucio Missioneiro13/02/2015, 09:28

    É, mas mesmo tendo Luan e Éverton, o Felipão pediu atacante de lado.

    Me pergunto, e pergunto a vocês, seria muito absurdo utilizar o Kléber de vez quando, ao menos no gauchão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Kléber "está" atacante de lado?
      Sinceramente, o desespero é tão grande que passo a repensar a ideia do Kleber, mesmo sabendo que enquanto o Felipão estiver não há a menor possibilidade de acontecer.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro13/02/2015, 12:04

      Cara, pra mim é Kléber "já foi". Tomara que se livrem logo. Mas, em não se livrando, ao menos ele é uma opção pra tirar a carga de cima dos jovens. Porque se o time se manter assim, logo logo começa o bombardeio.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro13/02/2015, 12:13

      O "gladiador" ao menos conseguia segurar a bola na frente, dar um desafogo. É um cara inteligente, com visão de jogo. Pode ser lento, não ter mais faro de gol, mas seria acréscimo em relação ao que temos hoje.

      Excluir
    4. Kléber é ex-jogador. Pelo menos, para clubes da primeira divisão.

      Excluir
    5. Tem gente pior do que ele.

      Excluir
    6. Glaucio
      Kléber não acrescenta nada na equipe, nem no grupo.

      Excluir