Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2015




O chute de Giuliano

Fico tranquilo em escrever este texto, porque aprovei no ato a contratação de Giuliano; diria, grande acerto do clube, mas tem um detalhe que me incomoda: A maneira com que o paranaense bate na bola.

Alguém pode dizer que um atleta profissional com passagens por seleções de base e jogando na Europa, conhece todos os fundamentos do futebol; então, seria uma grande bobagem do blogueiro. Pode ser, mas eu não fico tranquilo sem dividir esta impressão com os amigos deste espaço.

Desde o período em que Giuliano jogava no Coirmão, não o vejo batendo com o peito do pé, nem de três dedos, quase que invariavelmente, seus chutes dão a impressão que são dados com a face interna do pé na altura do tornozelo. Repito; é impressão minha, porém, os chutes com destinos certos ou desperdiçados, raramente possuem a força e a direção, que a gente imagina que deveriam ter.

É, no mínimo, um jeito peculiar de bater na bola.

14 comentários:

  1. Che, ontem parecia que ele tava com a perna amarrada. Deu alguns passes curtos. O gol perdido, pra mim, foi questão de escolha errada, aquela bola ali, tu mete de chapa no conto esquerdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glacio!
      Exatamente, de chapa no canto e a meia altura ou bem rasteira.

      Excluir
    2. Ou assim:

      https://www.youtube.com/watch?v=_nZOyx4mX70

      Excluir
    3. Aí é sacanagem; golaço!!! Jonas faz falta.

      Excluir
    4. O Jonas tá tendo uma temporada fora de série no Benfica. Não vou ficar surpreso se daqui a pouco for jogar em algum grande da Europa...

      Quanto ao Giuliano, tenho reparado nessa falta de técnica no chute. Parece que sempre pega na orelha da bola, infelizmente.

      Excluir
    5. Exatamente isso, Rafael!
      Era isso que eu queria dizer e me faltou a expressão; bate quase sempre na "orelha da bola".

      Excluir
  2. Sobre o assunto da maneira dele chutar, eu não havia reparado nisso ainda, mas tenho achado seus chutes fracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um Grenal que o Coirmão ganhou com gol dele; foi de longe, mas colocado, sem muita força. O resto é quase bola picando em direção ao gol.

      Excluir
    2. Teve um jogo dias atrás que ele chutou até forte, bem no início, à meia altura no lado esquerdo, o goleiro espalmou. Mas foi exceção.

      Excluir
  3. A gente chama esse chute de "bandinha" por aqui, se usa pra colocar efeito na bola, fazer aquela curva onde a bola vai pra fora e depois volta, é útil pra bater falta, colocar no ângulo, tirar do goleiro, só tem esse probleminha mesmo, é bola que não pega força.
    Ia dizer que talvez tivesse algo ligado a lesão, a velha dor no púbis, mas se é característica desde os tempos do Inter é interessante passar a observar, chutar com o peito do pé e acertar o alvo é muito mais difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro PJ, que tem vários lances que exigem diferentes tipos de chutes, mas não lembro do Giuliano batendo forte.
      Tudo bem, o Romário nunca fez um gol de fazer bochecha na rede, mas, ali na grande área ele era o bam-bam-bam.

      Excluir
    2. Concordo, talvez quando pegar mais confiança passe a arriscar uns chutes mais fortes.
      Acho que dia 27 estou descendo pra Poa bruxo.

      Excluir
  4. 27 é uma segunda; vou fazer força para dar uma esticada, a última semana é complicado para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo ficar em POA até o dia 30, quando desço pra Serra com a patroa.

      Excluir