Páginas

sábado, 19 de setembro de 2015

Opinião



Defesas precárias no 3 a 2

Duas cozinhas quebrando a louça sem parar; isso só poderia resultar em muitos gols.

O Palmeiras preocupa para a Copa do Brasil, do goleiro ao lateral esquerdo é um horror, o que atenua é o ataque matador, senão ... Já o Tricolor esteve dentro do previsível, sua defesa titular é uma das melhores do campeonato, mas, se recentemente era assim: Marcelo, Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira, hoje, apenas o lateral esquerdo esteve presente no Pacaembu. Como diria um filósofo da praça: - É difícil, é complicado.

O que se pode tirar desse 3 a 2 (Luan, duas vezes, Vitor Hugo, Lucas Barrios e Rafael Marques) é uma análise individual do time do Grêmio, porque o entrosamento é algo quase irrealizável em mais de 90 minutos. Então, vamos lá:

Tiago é muito bom goleiro com um defeito gravíssimo, não sabe sair do gol. Poderá ficar marcado por essa deficiência, basta a gente olhar para "o lado" e lá está o melhor goleiro do Brasil, Alisson, um jovem que soube aproveitar a chance.

Lucas Ramon sentiu a "grandeza do clube", um bom movimento, quando salvou um gol. Só isso. 

A zaga: Bressan é aquilo que escrevi há pouco, isto é, funciona numa emergência, afunda numa sequência. Atuação comprometedora. E Erazo? Bom, se alguém não viu Beto Fuscão jogar, vendo o equatoriano, dá para ter uma pálida impressão do que jogava o tio do volante Eduardo Costa, com um agravante; se Fuscão era rebolador também, pelo menos, tinha uma técnica de meio-campista. O Grêmio que não adquira os direitos federativos dele. Há gente melhor e mais barata no mercado.

Marcelo Oliveira, muita raça, alguns acertos e muitas rateadas, provavelmente, prejudicado pelas companhias defensivas.

Walace, um dos melhores, entretanto, caiu no segundo tempo. Moisés: minha primeira impressão, trata-se de jogador útil, que deve merecer mais chances no grupo (aquela turma que fica no banco). Douglas é o homem da inspiração; precisa de jogadores inteligentes e técnicos ao seu lado, sem eles é um profeta pregando no deserto.

Algo parecido com Luan. Ele é o craque do Brasileirão, fico imaginando se tivesse a parceria de Walter ou André (Sport Recife), aqui me refiro aos atletas, não ao lado "profissional" deles. 

Fernandinho, desta vez, concordo com que diz que não tem gás para o jogo todo; sumiu na fase final. Pode estar sentindo alguma lesão, porque saiu no início da etapa final.

Pedro Rocha, de novo, o pior. O que há com ele?

Éverton, Bobô e Yuri Mamute, pouco fizeram, especialmente Bobô.

Finalizando, placar mentiroso, o Grêmio errou demais, mas temos que dar um desconto.


16 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: Muito triste o Grêmio entrar em um jogo decisivo desses com tantos desfalques e substitutos tão fracos. Com as nulidades do Tiago, Lucas Ramon e Bressan a gente sai do G-4 em algumas poucas rodadas e tenho medo do Grêmio não voltar vivo do Rio de Janeiro para o jogo de volta da Copa do Brasil (isso que o nosso adversário é o Flu que perdeu agora para a Ponte!). Moisés é muito fraco também e o Schuster parece que já foi queimado.

    *************
    As falhas do Tiago já nos custaram pelo menos 5 pontos. Acho que já encerrou a cota dele. Bruno já!

    *************
    Discordo de vc que o Lucas Ramon sentiu a grandeza do clube. Bruxo, parece que ele não não é do ramo futebolístico, até pelo jeito dele se locomover em campo. É outra invencionice do Ruy Costa. O Lucas Ramon é a nova versão (piorada) do Tony Cavalo! Não ataca e erra o tempo de todas as bolas defensivas. Para vc ter uma idéia, o time melhorou quando o fraco Moises foi improvisado na lateral.

    ************
    O discurso do "diretor executivo" e do presidente de renovar com todo o grupo para 2016 só pode ser brincadeira ou estratégia para não desmotivar o grupo. Acho que essa idéia deveria ser revista, a começar pelo próprio Ruy Costa.

    ResponderExcluir
  2. Leonardo
    O Roger parece ser um treinador diferenciado, de ser da escola do Tite, o problema é não dar as mesmas chances para todos da mesma maneira; veja que o Tiago, apesar de algumas boas defesas, apresenta em todos os jogos a mesma deficiência, que custa caro numa campanha. Não são "falhazinhas", são daquelas que tem consequência na tabela.
    Bressan é outro caso interessante, que passa pelo empresário ou o grupo dono de seu passe. Está errando demais e comprometendo.
    Também não gosto do Erazo, que oscila muito e tem a mania de ser "refinado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem já teve Werley, Erazo é luxo. ´Pro ano que vem tem que rever o salário, não vale 200 conto. E não vejo essa disponibilidade de bons zagueiros atualmente.

      Excluir
    2. Leonardo

      Bruxo: O Bressan é um caso de polícia e como tal precisa ser investigado! Estão tentando empurrar esse jogador goela-abaixo do torcedor gremista a quase três anos! Sempre insuficiente! Quando conseguiram transferi-lo pro Flamengo achei que a gente tinha ficado livre dele. Não, os "gênios" (ou mal-intencionados) do departamento de futebol do Grêmio acabam repatriando o Bressan como "solução" para repor a saída Rodolfo. Ontem ele errou em dois gols dos três gols!

      Excluir
    3. E aí que o Roger peca (ou se submete); alguns tem várias chances, outros tem que entrar rebentando em 15, 30 minutos.

      Excluir
    4. Leonardo

      Bruxo: Acho que não dá para culpar o Roger neste caso, pois ele também não tem opções no elenco. A opção dada foi o Bressan e é o que ele tem para usar. O Rafael Thyere poderia ser testado mais. No entanto, nas vezes que entrou se mostrou muito inseguro.

      Excluir
    5. Leonardo
      O lado que o Bressan jogou pode tê-lo complicado mais ainda; talvez, fosse a vez do Thyere. A verdade é que falta reposição para a zaga.

      Excluir
    6. Pois olha Leo, teve muito torcedor que aplaudiu efusivamente a volta do Bressan e criticou o empréstimo.

      Excluir
    7. Bressan já jogou mais do que isso, mas futebol é momento. Tomara que Thyere dê boa resposta, aí livra o Roger e o time da encrenca, por enquanto.

      Lembro que a crítica ao empréstimo era devido à manutenção de Werley e ao custo de Erazo. Nesse contexto, e na época não se cogitava a saída do Rodolfo, foi errada sim.

      O retorno é que no meu ver poderia ter sido adiado, a não ser que não tivesse outro além de Thyere.

      Excluir
    8. Já jogou mais do que isso, é um zagueiro meia-boca, que numa emergência, quebra o galho, mas acho que o Tricolor ganha mais o colocando numa transação para a Europa. É novo, tem passaporte comunitário, etc...

      Excluir
    9. Com certeza, nesse caso tem que vender mesmo, ou envolver em alguma troca pra outra posição.

      Excluir
  3. Só acompanhei pelo rádio, mas a impressão que fica é que escapamos de uma goleada;
    Infelizmente, o grupo nao tem reposição pra todos os titulares. Pelos ultimos jogos, Geromel é quem mais faz falta, e isso me preocupa pra Copa do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Glaucio
    Escapamos, sim. Tiago que errou feio no primeiro gol, depois foi, juntamente com Luan, um dos melhores.
    O pênalti convertido, mascarou o placar.

    ResponderExcluir
  5. Eu indiquei um que será de Seleção: Juninho, zagueiro do Coritiba. Tem 20 anos.

    ResponderExcluir
  6. Sei que pode parecer insistencia, mas ontem, com a ausencia de Giuliano, não seria o caso de tentar com o maxi no segundo tempo?

    Iniciar com Pedro Rocha eu entendi, foi pela voluntariedade, pela ajuda na marcação, e pelo contra ataque. Por outro lado, cheio de desfalques, enfrentar o Palmeiras, melhor ataque da competição, com tres atacantes, me pareceu erro de estratégia. Ou faltou grupo, realmente nao vejo nenhum jogador de meio campo com características de contenção, exceto Schuster.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Se o Pedro Rocha estivesse numa noite boa, ele seria colocado na esquerda e controlaria o Lucas, que avançou a partida inteira, neste caso, Fernandinho iria para cima do Zé Roberto no lado direito de ataque.
      A estratégia e as modificações foram boas, o problema esteve no rendimento dos escolhidos.
      As individualidades perderam o jogo; note que o primeiro foi falha grosseira do goleiro, o segundo, o Lucas Ramon não fechou para a cobertura e o terceiro, além da rebolada do Erazo, tem a perda na bola aérea do Bressan.

      Excluir