Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Opinião


Qual é o nome desta Síndrome?


Uma das definições de síndrome é "conjunto de sinais e sintomas observáveis em vários processos patológicos diferentes e sem causa específica.". Pois, o que dizer do Grêmio? Uma hora, Renato pega o time na zona do rebaixamento e voa em direção a classificação para a LA, isso; 2010 para o ano seguinte. Tem uma base de time e,  infelizmente, encontra pela frente Odone e seus asseclas, água e azeite no mesmo copo, Renato sofre boicote, o Grêmio sofre boicote.

2012 é o ano de Vanderlei Luxemburgo assumir o time; vem cheio de desconfianças. Arranca para um 3º lugar no Brasileiro, no jogo final, um coro de mais de 40 mil vozes grita: Fica Luxemburgo!

Koff assume em 2013, emparedado pela massa torcedora, cede, sem desprezar a lógica, isto é, manter o que está certo. Só que é novamente água com azeite e o "leite gremista" azeda. Adeus Libertadores. A base montada e todo o discurso do "agora vai" cai por terra, ou melhor, cai a LA daquele ano.

Renato reassume o Grêmio, mesmo com um futebol feio, leva o Tricolor ao vice campeonato, põe o clube na fase de grupos da LA de 2014. Novamente, a massa sonha com uma "solução de continuidade".

Treinador e presidente, o herói e o chefe do Mundial de 83 não se acertam financeiramente, foi-se a harmonia, veio Enderson Moreira, que faz uma boa campanha, mas a torcida não sentia firmeza na mão que conduzia o timão gremista. Uma surra em Grenais, abala o clube na LA. Adeus esperanças de título.

2015, sua metade, o Grêmio acerta a mão, promovendo um jovem treinador, competente, estudioso e super identificado com o clube: Roger Machado Marques. Ele revoluciona o estilo de jogo dos azuis; com material humano escasso, leva o clube a fase de grupos da LA. Promove jovens, faz pernas-de-pau jogarem o que nunca jogaram nas suas vidas. O treinador é mantido e valorizado. Parece que agora vai; fim do ciclo vermelho em 2010, tudo azul, 5 a 0, hora da gangorra mudar.

Pois bem, 2016 chega e o que temos? Mais uma vez o Tricolor dá demonstrações que não sabe dar o pulo do gato, a transição do quase para a certeza. Jogadores regridem, o esquema parece se tornar manjado, o treinador perde o entusiasmo e principalmente o rumo.

Sinceramente, se alguém sabe o que é isso, por favor, me avise.


13 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: O "fica Luxemburgo" foi um dos dias mais negros da história do clube. Abriu o caminho para uma série de contratações que lesaram o clube financeiramente e desportivamente. Demos adeus a uma Libertadores por causa do desempenho (em apenas dois jogos) do zagueiro Cris por exemplo. A partir dai se estabeleceu uma parceria e uma prática dentro do clube capineada pelo Luxemburgo e a diretoria de futebol. Depois disso, o Grêmio só voltou a me dar esperanças com o Roger. Mas parece que a montagem do elenco e o bruxismo (imposição?) vão abortar o projeto potencialmente vitorioso do Roger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O "fica Luxemburgo" foi um dos dias mais negros da história do clube. Abriu o caminho para uma série de contratações que lesaram o clube financeiramente e desportivamente" [2]

      Excluir
    2. Eu ainda estou otimista, mas o Roger não pode ceder ao bruxismo como aconteceu no caso do goleiro Tiago. Nunca entendi, porque o cara estava na frente do Grassi, embora, eu veja potencial nele.
      O luxa deixaram as suas asas crescer.

      Excluir
  2. Perfeito Bruxo. Estou com medo de me decepcionar com o Roger.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não entreguei os pontos, creio que estamos melhores do que na libertadores 2015, apesar do resultado ruim na estréia.

    Não é difícil de fazer, basta Roger fazer.

    Sobre os últimos anos, Renato fez os melhores trabalhos. Se Roger não reagir, é ele meu nome para treinador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Eu também não, apenas acho que para LA, difícil, Brasileirão fazendo ajustes, pode ser.

      Excluir
  4. Creiam, nossos problemas não estão nos treinadores. Se fossem eles "o problema", com as trocas teríamos resultados satisfatórios no Palmeiras, no São Paulo, no Flamengo, no Inter, no Cruzeiro e em alguns outros times pelo país afora.
    Temos uma crise de jogadores no Brasil. São de medianos para baixo. Não existe milagre. Na grande maioria dos clubes, temos jogadores superestimados que não jogam nada. É só firula e chutão.
    Roger não é o problema do Grêmio. Já ouço e leio torcedor gremista criticando Luan. Aí não dá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Acontece que de quem muito ganhamos, muito cobramos.

      Excluir
    2. Alvirubro
      Quinta não foi só problema de falta de jogador, a estratégia estava errada.

      Excluir
  5. Roth,itaqui x Douglas Costa,escolham seu itaqui..tonho croquis,micom,cadela x lincon.

    ResponderExcluir