Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Opinião



A Diferença foi a Vitória

Analisando a partida desta tarde na Arena, tive a impressão de ter visto (quase) o mesmo ocorrido na Quarta-feira, lá no Aldo Dapuzzo. O que variou foi o placar favorável.

O ataque segue efetivo, empilhando chances e marcando; foram seis gols nos dois jogos, porém, a defesa levou cinco de dois times do interior. É crítico o momento defensivo.

O primeiro gol é um verdadeiro "já vi este filme", a zaga falha, dá rebote, o adversário chuta e nosso goleiro voa, quase alcança; resultado: "Bola indefensável".

O time se abalou e foi sendo envolvido pelo sistema defensivo do Glória, apesar da posse de bola gremista. O tento de empate surgiu de uma novidade, Giuliano ingressou na área, com esperteza e técnica, se aproveitou de um vacilo do clube da Serra, teve calma para tirar o goleiro e empurrar a bola para as redes; isto nos acréscimos. 1 a 1. O paranaense deveria fazer esse movimento mais vezes.

No início do segundo tempo, outra novidade: Gol de escanteio; bola "casqueada" no primeiro poste por Marcelo Oliveira e Pedro Geromel desempatou.

Quando o Grêmio estava mais próximo do terceiro gol, novamente,  a bola é perdida (neste caso, houve falta em Lincoln), o time serrano avançou pelo lado esquerdo, sai o cruzamento e como tantas vezes, gol de dentro da pequena área. Marcelo Oliveira troteou no lance, enquanto Vinícius entrou elétrico às costas dele e fuzilou Grohe; desta vez, o arqueiro não teve culpa. Quase uma "execução".

Aí virou drama. Numa das tentativas meio desajeitadas do Tricolor, a defesa adversária afastou mal e Henrique acertou um balaço, ali pela meia-lua. Um golaço bem ao seu estilo, isto é, não temer arriscar o chute.

O 4 a 2 chegou com o talento de Luan, o menino fez um gol de Romário; ao ver a bola ser centrada por Wallace Oliveira, sem deixá-la chegar ao chão, meteu no contra-pé do goleiro. Isto é qualidade.

Individualmente, Grohe repetiu a maioria de suas partidas, onde apareceram as defesas "espetaculares" e gols bem familiares ao torcedores, Wallace Oliveira está evoluindo, Geromel espetacular, agora não apenas defende bem, mas também, desequilibra na área contrária. Fred, discreto e Marcelo Oliveira falhou no segundo gol, segue inconfiável.

Kaio vem aparecendo bem, Maicon, muito mal, Douglas fez sua melhor partida em 2016, assim como Giuliano.

Luan é o craque do time. Ao lado de Geromel, um grande destaque. Éverton peca no acabamento do lance, mas está evoluindo.

Henrique foi mortal, quando o time precisou e Bobô sofreu um pênalti sonegado pelo sempre enrolado Jean Pierre Lima.

Agora, tudo é Libertadores.

29 comentários:

  1. Éverton anda meio enrolado, sem objetividade. Acho que ganhamos em efetividade colocando Bobô e deixando Luan mais fora da área.

    Agora, o capitão de 7 milhões dar aquela entregada....

    ResponderExcluir
  2. Glaucio
    Foi uma má jornada do Maicon, mas é o cara que mais acerta passes no time. Uma exceção.
    Também acho que um centroavante mais tradicional contra a LDU é o mais indicado.

    ResponderExcluir
  3. Éverton anda meio enrolado, sem objetividade. Acho que ganhamos em efetividade colocando Bobô e deixando Luan mais fora da área.

    Agora, o capitão de 7 milhões dar aquela entregada....

    ResponderExcluir
  4. Segue o compacto:
    https://www.youtube.com/watch?v=vCMkjQYYp9A&ebc=ANyPxKrc8ajJTKFQrXb9nZrw_UK2nDLt6JPjKSqvI7pHV4i1-ehHcfSBHNPea7MQKxWPQ17LX1gGLKi23253D-CuifwmKVho9A

    ResponderExcluir
  5. Segue o compacto:
    https://www.youtube.com/watch?v=vCMkjQYYp9A&ebc=ANyPxKrc8ajJTKFQrXb9nZrw_UK2nDLt6JPjKSqvI7pHV4i1-ehHcfSBHNPea7MQKxWPQ17LX1gGLKi23253D-CuifwmKVho9A

    ResponderExcluir
  6. Olha só, eu até acho que o Marcelo falhou no 1 gol, acho que pulou atrasado, mas tua critica sempre velada e persistente está ficando com cara de implicância mesmo.
    Por que tu não fala das vezes e vezes que o Marcelo nos salvou? E da classificação para a fase de grupos da LA de 2012, lembra? Quando o teu amado "braços longos" não pode atuar...memória seletiva é foda Bruxo. Todo jogo tu fica procurando falhas do cara e esquece de todas as outras nabas do time:
    Douglas cachaceiro, Maicon chinelinho, Bobo da corte, essa outra desgraça do Wesley Oliveira, o Marcelo Oliveira, etc. Daqui a pouco tu vai pedir à volta do Werley, já que nossa defesa é uma bosta mesmo. Nosso maior problema Bruxo chama-se Rui Costa, que manda e desmanda e faz seus negócios e trampas à vista de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "21 de fevereiro de 2016:
      Como sempre, o título resume a crônica, que tenta espelhar o que a gente viu. A vitória gremista passa obrigatoriamente por dois jogadores: Marcelo Grohe e Bobô. [...] Após dois resultados ruins, a torcida fica mais amarga e resiste a ver algum fato novo positivo. Pois eu vou tentar fugir disso, Marcelo Grohe foi perfeito; defesas discretas e uma s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l!!!! Defesa que impediu uma possível mudança de rumo no jogo; até a reposição de bola foi correta, hoje."

      Excluir
    2. Nesse jogo contra o Nóia, ele foi perfeito.

      Excluir
  7. André
    As defesas do Marcelo possuem a plasticidade de "defesas espetaculares", na verdade, se tivesse envergadura faria defesas mais discretas. Essa é a diferença. Aquelas defesas salvadoras, muitas vezes são lances que Cássio, Fábio, Cavalieri tiram com menor grau de dificuldade.
    A defesa em 2012 foi um dos raros momentos nestes 11 anos de profissionalismo, que Grohe decidiu. Mérito dele, sem dúvidas.
    Jamais pedirei para Werley, porque fui totalmente contra a transação, especialmente, porque envolveu a saída de Victor, aquele criticado pelos "entendidos" e que deu o maior título da história do Galo. Lembras do Victor? Pois é, muita gente que adora o Grohe criticava o cara e olha, existe um oceano entre Victor e Grohe.
    Sobre o Rui Costa, não sei como ele faz os negócios dele. Sei que erra e acerta, mas não arriscaria dizer que faz negócios escusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação ao Victor concordo em parte contigo, é um baita goleiro e aquela tramoia que fizeram com o bosta do Uerli foi o cúmulo dos absurdos, agora, atualmente não acho que exista um oceano entre Victor e Marcelo, pra mim estão no mesmo nível, com vantagem para o Marcelo, porque o Victor sempre se borrava por las piernas em Grenal, coisa que o Grohe tá longe de fazer, mas é opinião. Qual o problema se as defesas são "espetaculares", como tu diz? São menos defesas por isso?

      Excluir
    2. André
      Respeito a tua opinião, mas esse negócio que o Victor ia mal é coisa que plantaram para desacreditar o goleiro.
      O Grohe, sempre repetindo, na minha opinião, é muito menos goleiro do que Victor.
      Sobre se borrar em Grenal, reveja os 2 x 6 nos Grenais decisivos de 2014 e veja como o pessoal tem boa vontade com o Grohe, com o Alex e Rafael Moura deitando e rolando. Outro goleiro não teria nova chance.
      As defesas "espetaculares" mascaram as suas limitações e como consequência, as bolas mais difíceis viram bolas indefensáveis. Será?

      Excluir
    3. Victor tinha uma "criptonita", castelhano canhoto.

      Excluir
    4. Grohe não pode ouvir falar no He Man.

      Excluir
    5. Vais mesmo comparar 2 Grenais com 5 anos?

      Excluir
  8. corrigindo: jamais pedirei por Werley...

    ResponderExcluir
  9. Concluindo da minha parte,André:
    Você lembra de algum momento da história do Grêmio em que ele toma tantos gols de dentro da pequena área?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gol na pequena área?

      braço curto?

      hum....

      https://youtu.be/YlKzx7c6VhY

      Excluir
    2. Glaucio
      Gol completamente atípico: 45 segundos de partida e feito por um defensor (gol contra) na única goleada que o Dida sofreu.
      Gostaria de ver uma sequência de pelo menos 3 lances semelhantes.
      É o mesmo que mostrar um gol do Braian Rodgriguez e dizer "quem é que disse que ele não faz gol?". He,he,he.

      Excluir
    3. Imagina o cara ir ao show de Os Serranos na noite em que o Edson Dutra tocar com o dedo destroncado; "como é ruim este gaiteiro", dirão.

      Excluir
    4. Cara, deixa eu ter tempo que vou "revisar" a campanha de 2013.

      Excluir
  10. Corneta do pessoal do grupo no whats: No segundo tento Marcelo tomava um mate e quando viu a bola tinha rolado toda a pequena área...
    Sobre ter ou não falha no primeiro gol, a reação do goleiro explica.
    Mas, sinceramente, é um cara muito correto, a entrevista dele no final do jogo foi emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Isso que garante o Grohe até agora; fosse um cara balaqueiro e mascarado, já teria sido defenestrado.

      Excluir
    2. O que garante Grohe é a regularidade que teve em 2014 e 2015. Sem falar em 2011 e 2012, quando substituiu Victor à altura.

      Excluir
  11. No jogo, empilhamos chances e demos sopra pro azar. Tiveram uma chance no primeiro tempo e gol. No segundo, se muito umas 03 chances, duas salvas pelo Marcelo e uma, gol. O primeiro pode ser creditado exclusivamente ao Maicon, no segundo o cavalo cansado do Esforçado Oliveira, novamente, chegando atrasado. Daí não tem quem aguente...Jeito é tentar passar pela "fase" de forma menos danosa possível.

    ResponderExcluir
  12. PJ
    Há nitidamente no time, um setor melhor do que os demais: O ataque (quem diria?), talvez nos vitórias sejam daqui para frente de 4 a 2, 5 a 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda assim Bruxo, na mesma profusão que cria também desperdiça. É uma enormidade! Sempre tentam uma cavadinha, um drible a mais, um chute mais bonito, enfim...
      Outra coisa que tem me preocupado sobremaneira, o psicológico do grupo está completamente abalado.

      Excluir
    2. Parcela da torcida iria adorar....

      Problema, bruxo, é: em quem estamos fazendo esse monte de gol?

      Excluir
    3. PJ
      O psicológico vai lá em cima, depois da vitória sobre a LDU. Pode Crer.

      Excluir