Páginas

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Opinião



A Importância de Pedro Geromel

Já opinei aqui sobre o tamanho de Pedro Geromel na história no Grêmio; para mim, ele é o melhor zagueiro da existência do Grêmio; pelo menos dos últimos 50 anos. Do Brasil atual, não há dúvidas. Desconfio que apenas uma pessoa não tenha essa opinião, por azar, ela é o treinador da Seleção Brasileira e prefere, pasmem !!! Rodrigo Caio e suas falhas sucessivas.

Tivesse Geromel a liderança anímica, impositiva de Oberdan, De Leon ou Adilson Batista, com certeza, nenhum treinador do Brasil o ignoraria numa convocação, mesmo atuando num clube do Brasil Meridional ou alguém duvida que jogando no Corinthians ou Flamengo, Geromel seria preterido?

Ontem, após a sua substituição e as horas que se seguiram, o impacto da lesão dele acabou rivalizando "pau a pau" em notícia com a vitória importantíssima gremista. Renato denunciou sua preocupação no seu semblante na hora da entrevista. Até os colorados (parte deles) lamentaram a defecção, porque, afinal, muita gente gosta de bom futebol.

A missão de substituir Pedro Geromel é espinhosa e ao que tudo indica, Bressan será o escolhido. Essa notícia tomou de assalto o ânimo da torcida, porque o ex-júnior vindo do Juventude, no mínimo, passa por uma má fase nas últimas temporadas, inclusive no Flamengo e Peñarol. Acho que a impossibilidade de ser comparado ao titular pode tirar um pouco a carga de seus ombros. Ninguém poderá substituir o atual capitão gremista com a excelência de seu futebol, de suas performances, mas o que se pede é que Bressan ou qualquer outro, jogue muito, se supere em apenas uma partida, a do Mineirão. Feito isso e estará coberto de glórias. Já ouviram a expressão "ele, hoje, estava de aniversário"?

Para quem acompanha futebol há mais de meio século, eu tenho exemplos bons e ruins de atletas que se viram na mesma situação de Bressan. Relato duas:

- Em 1970, último ano da Taça de Prata, o Robertão, que era o campeonato nacional antes dele se chamar assim, o Fluminense que possuía um timaço com o seguinte ataque: Cafuringa, Flávio, Samarone e Lula, perdeu o seu centroavante goleador, o gaúcho Flávio, justamente no quadrangular final contra Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Um problemaço! Pois o substituto de Flávio, Mickey, fez gol nas três partidas, duas vitórias de 1 a 0 e um empate, 1 a 1. E o clube das Laranjeiras foi consagrado o campeão daquele ano. Mickey, que depois teve rápida passagem pelo Grêmio, virou o herói do título

- Em 1990, Morumbi, o Grêmio de Evaristo de Macedo era forte candidato a briga pelo campeonato; primeira partida diante do São Paulo, o Tricolor gaúcho se viu privado de seu principal zagueiro, João Marcelo, que antes fora campeão brasileiro com o Bahia; resultado, Eugênio, um zagueiro oriundo do Pelotas, teve que encarar o São Paulo de Telê Santana, Raí meteu dois gols e o beque nunca mais teve chances no Grêmio. João Marcelo fez muita falta. Na partida seguinte, ele retornou ao time e o Imortal ganhou no Olímpico por 1 a 0. Uma vitória insuficiente

Espero que Bressan faça o "jogo de sua vida" e se firme como uma boa alternativa para a zaga gremista.

2 comentários:

  1. No início do brasileirão de 2016 falei em uma roda de amigos que Geromel era o melhor zagueiro do Brasil, um amigo flamenguista riu e disse que Getomel era nome de remédio, hoje certamente está torcendo pra que Geromito não se recupere.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    O futebol é fascinante por situações como essa; na minha cabeça, eu fico imaginando quem não admite isso, que o cara é o melhor? É um grande exercício de democracia para todos nós.

    ResponderExcluir