Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2018

Opinião



Hora de desarquivar Michel

 Certos treinadores utilizam como argumento a boa performance anterior à lesões de determinados jogadores para fazê-los voltar imediatamente ao time titular, após a recuperação.

É questionável; mais ainda quando isso é seletivo, ou seja, vale para uns, não para todos. Não sei se Renato pertence a essa "turma", porém, acredito que essa medida sirva para Michel. Está mais do que na hora de fazer o volante retornar à primeira posição do meio de campo. Hoje, desconfio que não há dúvidas de quem está melhor; Jaílson ou Michel? Michel; diria sem medo de errar.

A Comissão Técnica precisa entender que o ataque não está funcionando não apenas pela sua carência, mas pela ausência de "fornecedores" que permitam a bola chegar "redonda" à frente.

Quando a partida "encarde", Renato toma as mesmas providências: Ingresso de avantes e o saque de Jaílson, fazendo uma reformulação no meio de campo, trocando posições de Maicon,  Cícero e recuando Ramiro para a lateral. Com Michel isso não seria necessário,  porque a bola sai mais qualificada de seus pés.

Com os retornos de Arthur e Luan, vide Arthur e Luan + o reaproveitamento de Michel, o meio de campo gremista muda a fotografia para melhor e Renato sabe disso.

Ele precisa entender que este ano, o Tricolor dificilmente pegará uma sequência como a de 2017, quando teve na fase de mata-matas, Godoy Cruz (com direito a falha grosseira no gol sofrido), Botafogo (gol no sufoco de Lucas Barrios), Barcelona do Equador (com sua aversão ao confronto mais pegado) e Lanús (um neófito em decisões).

 Então, hora de minimizar os erros. Michel no time é uma imposição.



26 comentários:

  1. Bruxo, com a vitória do Juventude, por 2x1, sobre o Zequinha, no Passo D'Areia, o GRENAL virou jogo sério.
    Uma vaga está em jogo entre os oito que classificam às quartas de final.
    Tudo será decidido no Domingo, às 17h00.

    ResponderExcluir
  2. Alvirubro
    O Grêmio deve fazer um grande enfrentamento no clássico, mas, sem parecer "soberba"; eu preferia o Tricolor fora da disputa do Ruralito. Acho que já cumpriu a sua missão que era ficar na primeira divisão (em função dos primeiros jogos com a baba).
    Uma desclassificação deixará a Comissão Técnica emparedada e aí, fazer as correções, André teria sua vinda apressada e o resto do mês seria para "azeitar" o time para o Brasileiro, nosso grande objetivo no ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não creio que seja "soberba" pensar assim. Já tive esse mesmo entendimento, quando o Internacional estava disputando outros campeonatos. É a "lei da escolha". Vale sempre investir no que se tem de melhor, nos momentos em que temos abundância de ofertas.
      Mesmo assim, sabendo que é clássico, não creio que nenhum dos dois vai entrar desligado.

      Excluir
    2. Até porque eu manifestei isso em 18/01,logo depois do primeiro jogo, não foi em cima de uma possibilidade de desclassificação

      Excluir
  3. O Grêmio está com um elenco interessante este ano, é possível escalar um bom time: Grohe, Madson, Geromel, Kanneman, Cortez, Michel, Arthur, Ramiro (Alisson?), Luan, Everton. O centroavante é a única incógnita: André, Tony Anderson, Hernane, Jael ou Everton (colocando Alisson na esquerda)? Claro que Madson ainda tem que confirmar e Ramiro precisa melhorar, mas com entrosamento e um time mais rápido, objetivo e agressivo todos vão jogar mais. A equipe também ficaria com bons reservas e alternativas: Paulo Miranda na zaga, Léo Moura para um jogo mais cadenciado e qualificado na lateral direita, Jailson para aumentar a correria e vigor na marcação, Maicon para amorcegar o jogo, Tony Anderson, Alison, Maicosuel etc. para tentar alguma coisa diferente. Só faltaria um lateral esquerdo reserva mais confiável. Imagina jogar partidas decisivas da Libertadores ou do Brasileirão com Marcelo Oliveira? Enfim, Renato tem tudo para levar o time a mais conquistas este ano, basta querer e/ou a sorte e as lesões ajudarem.
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel
      As alternativas são melhores do que as do ano passado, principalmente se confirmada a vinda de André. As laterais é que ainda carecem de bons reservas.

      Excluir
    2. Sobre a lateral esquerda, o guri Guilherme Guedes mostrou qualidade, pelo time de transição.

      Bruxo, a que parte do ano passado te referes quando diz que as alternativas, hoje, são melhores?

      Se for em relação ao time que terminou o ano, até fica parelho, mas vejamos:

      Alisson parece pior do que Fernandinho; Brocador X Barrios!? Pô...

      Madson X Edílson;

      Everton era banco, e hoje pra banco temos Maicosuel, que é uma incógnita.

      Na zaga Paulo Miranda me deu medo, tomara que tenha sido só falta de ritmo.

      Único ponto positivo que vejo é que parece ter um jogador com potencial para reserva de Luan, sem mudar tanto a característica, me refiro a Toni Anderso.

      Considero pouco.

      Excluir
    3. Bruxo, concordo, faltam laterais. Glaucio, acho que o time hoje tem mais alternativas do que o do fim do ano passado. Barrios não jogou nada (e até prejudicou o time) nos jogos decisivos da Libertadores e Mundial. Fernandinho eu nunca gostei, embora tenha feito alguns bons jogos. Alisson me parece que pode jogar mais, mas vamos ver. Por outro lado, tens razão se compararmos com o elenco que tínhamos até o meio do ano: Pedro Rocha e Bolanos são bem melhores do que os que estão aqui (talvez com a exceção do T Anderson). Gabriel

      Excluir
    4. Glaucio
      Em Fev/Mar de 2017, ainda não tínhamos o Lucas Barrios, hoje temos o Brocador e André, o Arthur nem era cogitado,Luan não era o Rei da América, Paulo Miranda tem um bom currículo, seu início não está sendo diferente do que o do Geromel (comparo apenas os estágios das primeiras apresentações), Fernandinho era contestado.
      Falta Thonny Anderson, Éverton e Madson confirmarem, neste ponto, Edílson e Pedro Rocha levam ampla vantagem.
      Estou comparando Fev/17 e Fev/18.

      Excluir
  4. Sobre a venda do Arthur: é importante esclarecer que o Grêmio está vendendo Arthur por 18 milhões de euros (dos quais certamente vão ser descontados tributos, custos de transação e comissões). Os outros 6 milhões a que o Grêmio teria direito dependem do cumprimento de cláusulas (uma delas parece que é acionada se o Arthur for eleito o melhor jogador do mundo, outra se ele renovar contrato com o Barcelona), isto é, não é nada garantido, bem pelo contrário. Apesar disso, me parece um negócio razoável. 18 milhões de euros por um volante de 21 anos sem experiência internacional não é ruim. Também não observei competição de outros clubes europeus tentando comprá-lo, mesmo com todo o dinheiro que está rolando na Europa nesta temporada. PS.: Pra mim o Arthur é um grande jogador. Muitos o comparam a Iniesta, não sei o motivo. Tem o futebol mais parecido com o Xavi: controle de bola, passe curto e médio preciso, boa movimentação; já o Iniesta é meia atacante, é driblador, faz assistências e alguns gols. Quantas assistências e gols Arthur já fez? Não me entendam errado, não estou depreciando o jogador, ele é disparado o melhor e mais importante do Grêmio (na frente de Geromel e Luan), possivelmente o melhor do Brasil. Só estou comentando sobre suas reais características e funções, até para entendermos por que ele foi vendido por um preço relativamente baixo. Além disso, como torcedores, sabendo que o dinheiro que entra nos clubes rapidinho toma outros rumos, devemos ficar felizes por poder contar com o Arthur por mais uma temporada. Espero que ele jogue com dedicação e entusiasmo!
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi, Gabriel; tua observação é sobre semelhanças (Xavi e Iniesta), mas o Arthur é muito inteligente; vi isso na sua estreia; talvez, ele evolua para um futebol mais ofensivo, daí a comparação mais com o Iniesta.
      Sem ser um conhecedor do futebol europeu, o acho mais parecido com Iniesta.

      Excluir
    2. Concordo com o Gabriel, apesar de Xavi e Iniesta terem sido muito parecidos tecnicamente, o primeiro não subia tanto ao ataque. De repente questão tática.

      Vejo Artur em condições de fazer qualquer função do meio pra frente. Nas poucas vezes em que se aproxima da área, dá coisa boa. Acho que ele não sobe tanto por causa da função mesmo, que é fazer a ligação da defesa com os mais ofensivos, daí a maior semelhança com Xavi (que pra mim era craque).

      Excluir
    3. De qualquer forma, Glaucio, é uma baita comparação (Xavi e Iniesta). Arthur vai se dar bem.

      Excluir
  5. É de dar nojo (ironicamente falando)

    https://www.youtube.com/watch?v=Mpf0EhVNI90

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá nojo, hehe. Ainda deve ser parente da minha prenda (Hernandez).

      Excluir
  6. Pelo que li, as tais cláusulas para o Gremio ganhar o bônus sao: ser convocado para a seleção, x número de jogos pelo Barça, ganhar titulos, renovar e ficar entre os 30 na eleição do melhor do mundo. Acredito que com 5 anos o Arthur vai alcançar tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Ele é craque dentro e fora do campo (suas entrevistas são de uma pessoa madura).

      Excluir
  7. Me permita reconsiderar, a briga é "feia". Iniesta carregava mais a bola, Artur tem essa característica.

    https://www.youtube.com/watch?v=v6q_-C9KIu0

    ResponderExcluir
  8. Bruxo, tu estás certo. É possível comparar com os dois, mas as funções que Arthur cumpriu até hoje são de volante e não meia atacante. Aliás, isso é algo que gostaria de ver ele desenvolvendo este ano: drible e passe vertical, infiltração na área, finalização. Claro, se ele fizer tudo isso vai valer mais que os 100 milhões do Pogba e não os 18 que iremos receber. hehehe
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel
      Vendo os vídeos que o Glaucio postou, a "briga" é feia. Arthur, às vezes parece um, às vezes, parece o outro.
      Bom que vai ficar até o final do ano.
      A Direção fez um grande negócio; aliás, fez também segurando o Luan.

      Excluir
  9. Bruxo, Glaucio e Carlos, é isso mesmo. Grande jogador, bom negócio para o Grêmio e ótimo para nós que poderemos contar com o Arthur por mais uma temporada! Gabriel

    ResponderExcluir
  10. Gabriel!
    Passamos anos criticando os maus negócios que o Tricolor fez,que é um estranha essa situação nova; a gente chega a desconfiar. Bobagens.

    ResponderExcluir
  11. corrigindo: ... que é estranha essa situação nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Bruxo. As vendas do Pedro Rocha, Wallace e agora do Arthur são todos bons negócios, dentro da realidade do futebol hoje. Os interesses de empresários e agentes, em associação com dirigentes, prevalecem sobre os dos clubes e torcedores. Agora pelo menos estão entrando recursos significativos no caixa tricolor e os jogadores estão sendo mantidos por algum tempo e não vendidos na bacia das almas por valores esdrúxulos, como aconteceu com Anderson, Douglas Costa, Jonas etc. A única coisa que ainda tenho certo receio é sobre a contratação e realização de contratos longos com jogadores caros e velhos (pensa em Marcelo Oliveira, Douglas, Fernandinho, Maicon). Mas até isso parece que está mudando: não renovamos com Fernandinho e Barrios, pois queriam muito dinheiro. Cícero, Maicosuel e Leo Moura tem contratos curtos. Acho que Hernane e Jael também. Os próximos anos do Grêmio prometem, só é preciso manter essa política e a direção e o Renato (e a torcida em geral) serem um pouco mais ambiciosos, lutando a valer todos os anos pelos títulos da Libertadores e Brasileirão, sem priorizar desde o princípio uma competição em detrimento da outra. Ainda estou com o gosto um pouquinho amargo do ano passado. Tenho certeza que o Grêmio poderia ter ganho Libertadores e Brasileirão se tivesse colocado em segundo plano a Copa do Brasil. Ano passado era o ano mágico para isso acontecer, pois o caminho do Grêmio na Libertadores foi relativamente fácil e as principais equipes concorrentes no Brasileiro estavam mal (Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Atl. MG). Até o Corinthians, que fez um primeiro turno espetacular (assim como nós), despencou no segundo (assim como nós, mas simplesmente porque abandonamos o campeonato, na prática e no aspecto psicológico). Faltou ambição...
      Gabriel

      Excluir
  12. Gabriel
    Outro avanço que há muito eu (e muitos outros gremistas) reclamava era o aproveitamento, o espaço para os jovens. Lembro de uma postagem em que eu estava muito indignado, o da venda de Wendell,em que eu desejava que aquela fosse a última má venda.
    Desejo atendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Bruxo, tinha me esquecido do Wendell, belo jogador e também vendido por pouco.
      Gabriel

      Excluir