Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Opinião



Enquanto isso ...

Enquanto a Copa se desenvolve, as notícias da terrinha, mais especificamente do Imortal, para variar, se mostram terreno fértil para o apocalipse tricolor; nada é alentador, senão, vejamos:

- A Lazio quer Luan e a multa rescisória é mais baixa agora
- O Barcelona quer Arthur para "ontem"
- O Santos desistiu de pagar 12 milhões de reais por Jaílson
- Grêmio sonda Pedro Rocha (o que parece bom), mas isto sinaliza a saída de Éverton
- Lucas Barrios rescinde e parte da torcida fica assanhada pela possibilidade de sua volta

Para não dizer que é só tragédia o noticiário, a grama da Arena está sendo trocada.

23 comentários:

  1. Segundo notícias da Província de Sã Pedro, Grêmio estaria interessado em Marinho, que está na China. E o clube chinês, dependendo da oferta, não se oporia à saída do jogador.

    ResponderExcluir
  2. Aleluia! Marinho pode jogar na frente, centralizado ou pelos flancos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, sim! Pode! O que se tem dele é que "não suportou" camisetas pesadas. Resta saber se responderá ao peso da camiseta. Vestir camiseta de clube grande é diferente de ser "o cara" em clube mediano. Certamente, os dirigentes devem estar se preparando para perder outros bons atletas.

      Excluir
  3. O grande ponto de interrogação, sem dúvida. Depois que um jogador que era quase unanimidade, André, não correspondeu ainda, toda a contratação passou a ser de risco.

    ResponderExcluir
  4. Lucas Barrios seria um baita acréscimo.

    Marinho é mais do mesmo, pra não dizer refugo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois são refugos. Este é o ano internacional dos refugos no Grêmio. Só do que gasta com inúteis dava para trazer uns dois que resolvem.
      Grêmio: o clube que escolhe as duas pombas voando...

      Excluir
  5. Glaucio
    O Barrios das semifinais, final da LA e jogos do Mundial, não serve. É ex-jogador para competições de alto nível. Engana em disputas de menor exigência e tem o salário.

    ResponderExcluir
  6. Barrios, além de mostrar que tem sérios problemas de lesões, mostra dificuldades em ganhar preparo físico. Fosse apenas isso, seria o suficiente para um sonoro "não". Acontece que na grande final da LA 2017, em Lanús, ele perdeu 3 gols, sendo 2 feitos, dentro da área, lances perfeitos para um jogador como ele - e em outra oportunidade em um chute que se precipitou. Não conheço situações extra-campo ou vestiário, portanto seria especulação qualquer coisa nesse sentido, mas ter entrado no Mundial já sabendo de sua saída, combinado a sua inoperância nos dois jogos, me deixou com pulgas atrás da orelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos jogos decisivos ele ficou fora por lesão, ano passado?

      Excluir
    2. Glaucio
      Ele foi invariavelmente substituído nos jogos decisivos.Não conseguia jogar 90 minutos.

      Excluir
  7. "A Lazio quer Luan e a multa rescisória é mais baixa agora"
    O pilantra especulador (chamado de "empresário") fez o que quis com o Grêmio, meteu um salário que com a bola do Luan é o pior custo benefício do Grêmio, e tirou do Grêmio a chance até mesmo de vender pela oferta que recebeu de mais de 20 milhões de euros (exigiu multa menor que isso, como se o Grêmio fosse clube com culhões para vender pela multa, o Grêmio aceitou. E o Grêmio está tranquilão com os dois anos de contrato com Everton, vai esperar um ano para o fim de novo? AMADORISMO.

    "O Barcelona quer Arthur para 'ontem'"
    Bom, pelo menos a torcida poderá se dedicar a outras coisas no tempo que gasta torcendo, até 2019 - ou depois, porque o Grêmio não está trabalhando 2019, e como poderia sendo um clube pautado nos compromissos de no máximo um mês, AMADOR que é?

    "O Santos desistiu de pagar 12 milhões de reais por Jaílson"
    Jaílson teve proposta da Alemanha no início do ano, agora essa do Santos. Tem colorado avisando os otários antes dos negócios fecharem!

    "Grêmio sonda Pedro Rocha (o que parece bom), mas isto sinaliza a saída de Éverton"
    O melhor Grêmio do ano passado tinha o Rocha e não Everton. Everton (como o limitado Fernandinho nunca o substituíu, nem perto disso). Everton joga muito fazendo outra coisa, é jogador de confronto, não segura bola, não dá volume ao meio campo. Suspeito que Rocha só poderia ser substituído com um meia de alto nivel e entrada na área, mas ainda assim meias, são menos diferentes de Rocha. O problema é que o Grêmio, pelo fracasso em negociar Luan, correu a vender Rocha, o verdadeiro melhor do time (junto com Arthur e Geromel), por bananas e o ferrou (como ocorreu com Wallace) o mandando para onde não poderia evoluir como jogador. E isso ferra o clube também, porque se os jogadores do Grêmio derem certo, o Grêmio ganhará mais, teria fama de vendedor de produto confiáveis, que valem investimento alto: não dá para vender para times russos ou clubecos como o Hamburgo, que finalmente casou com a Segundona, com a qual noivara há anos. É melhor ganhar menos de clubes que ofereçam mais fácil adaptação ao jogador; aí o jogador cresce e o clube ganha depois com futuras vendas suas e "taxa de formação" dos já vendidos. Como será que Rocha está agora? Se estivesse bem não voltaria. O ideal seria que o molóide do Luan saísse, o Grêmio pegasse aqueles mais de 20 milhões de euros, Rocha ficasse e Everton entrasse no lugar de Barrios no fim do ano - e só entrou porque o medíocre Fernandinho saiu e segurou a titularidade, porque o BURRO COM SORTE, não o via como solução.

    "Lucas Barrios rescinde e parte da torcida fica assanhada pela possibilidade de sua volta"
    Ex-jogador, e não terá a pilha de chances que tinha no meio do ano passado, no melhor Grêmio do ano. Jogará num time tico-tico, rifador de bolas e especulador de mancadas das zagas adversárias que terminou o ano. E que só ganhou a LA por esta ter sido varzeana. Quando teve uma chance só cagou contra o Cruzeiro na Copa do Brasil. Pois não terá muitas chances agora também. Viver de bago para a área como contra o Botafogo não leva a nada contra times bons, leva apenas a vitórias isoladas - se acertar.

    "Para não dizer que é só tragédia o noticiário, a grama da Arena está sendo trocada."
    Nunca vi a grama da Arena decente, quem sabe fiva ruim, já melhoraria.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo
    No caso do Arthur; pela primeira vez dá para dizer que o Grêmio fez um grande negócio; aliás, o maior de sua história. É só saber usar bem a grana, que sai do atoleiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A janela até fechara quando o garoto foi vendido, o Grêmio fez o favor ao Barcelona de tirar os concorrentes do Barcelona, o único interessado em ausência de concorrência.

      Eu já tinha me acostumado com o argumento da venda abaixo da multa em troca de ficar com Arthur até o fim do ano, e agora leio que nem isso o Grêmio conseguiu? É foda! Melhor negócio da história é relativo. Se o Grêmio tem o CR7 e vende por 40 milhões de euros faria um péssimo negócio. É preciso evitar comparações com o passado porque o Grêmio pode vender mal de novo e lermos "o melhor negócio da história" de novo; uma verdade estatística apenas, mas que não deixa o valor justo.

      Esse tipo de grana acaba rápido, ainda mais com os gastos somados do Grêmio, que parece novo rico ingênuo em feirão popular de quinquilharias (com os vendedores sugadores sabendo que é novo rico!) Ou numa boate com as tias (com elas sabendo do bolso cheio também.)

      Rendimento não ordinário não resolve por muito tempo, é como esperar recuperar os níveis d'água numa barragem com uma tempestade daquelas que em poucos minutos cobrem casas: se sabe que o que resolve barragem seca é, na verdade, chuva constante nas nascentes dos rios que alimentam o lago. Vejo prêmios e vendas dessa forma, não resolvem por longo tempo. Vejo investimento em estrutura de quadro social (como grana de TV) como coisa ordinária, isso sim. E o que o Grêmio tem feito aos sócios? Nada. Quase 100 mil sócios, ok, faz time ruim sobra o que desse pessoal? Debandada. O Grêmio oferece mesa de ping-pong aos sócios? Pistinha de bocha? Tsc tsc tsc... Nem a churrascaria Mosqueteiro existe mais, acho.

      Excluir
  9. Acho que o Grêmio foi muito inteligente na negociação;ele estabeleceu um valor e uma condição para a saída de Arthur. Conseguiu mais ainda pela antecipação da ida do garoto.
    Sobre esperar a concorrência, isto é até uma especulação; poderia não existir, poderia existir e não chegar ao valor do Barcelona.
    O Inter fez isso com Damião e Rodrigo Dourado e se f#deu.
    Os negócios são sempre arriscados, o Milan se lascou com o pagamento milionário para ter Alexandre Pato, que, aliás, apareceu (e pareceu) com muito mais brilho do que Arthur. Deu no que deu.
    Ruim era vender por vender com o Odone: Torrou todos os juniores, não sobrou uma negociação boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ruim era vender por vender com o Odone: Torrou todos os juniores, não sobrou uma negociação boa."

      Isso é justamente o resultado de vender rápido, apressado, depois do cara dar um primeiro drible, de fazer um primeiro golaço; correndo até o comprador, batendo de porta em porta, por medo que o jovem não se valorize ou se desvalorize (isso acontece com Luan, nem precisa citar os do inter) e deixe de interessar depois. Se for assim sempre, o Grêmio só faturará ninharias, com meses de titularidade se tanto.

      Douglas Costa nem chegou a ser titular, só tomava esculacho do Roth, a praga de antes (a praga atual é o Burro com Sorte). Quando Autuori começou a dar chances para ele, ele respondeu muito bem, mas o Grêmio o enviou à neve russa, péssimo lugar para ser vendido, assim como times como Hamburgo. Quem sabe Wallace e Rocha sobrevivam, como D.Costa. Mas sobre esses destinos de vendas eu já escrevi.

      Solução: gente que entende de futebol colado no campo, respondendo apenas à direção, só a observar até o jeito do jovem jogador caminhar em campo, como os velhos olheiros. E estes dão um parecer para o clube: "vende logo, é enganador", "segura, vai valer o dobro em um ano", "segura, vão pagar a multa achando barato". Não dá para confiar em técnicos e suas panelinhas. É inadmissível um treineiro dizer sim ou não para vendas, renovações ou contratações. Ele não defende o clube, defende o próprio bolso. Tem "técnico" que odeia jogador que conteste na bola suas panelas. Acho que o treineiro não interferiu na venda de Arthur, mas seja como for, o Grêmio precisa de gente independente de comissões técnicas passageiras para avaliar jogadores.

      Mas o Grêmio entregou todo o futebol para esse idiota fanfarrão e burro. (De quê adianta a intertemporada? só para curar lesionados, nada mais. Virá em julho um Grêmio com novas armas táticas? Piada!)


      Você fala de riscos, que pode dar certo ou não, mas aponta como correto a atitude que vem de apostar que o cara é sempre enganador, que se deve vender agora porque depois valerá menos. No risco pode dar certo também e a venda pode ser uma cagada. Que tal a coisa segura de não contratar uma imensa bacia de refugos? Só aí, temos, entre gasto com multas e salários, 40% do Arthur.

      Arthur é tão jovem que mesmo que entre numa má fase tem tempo para se revalorizar, e muito provavelmente será convocado com regularidade depois da Copa. E ano que vem talvez treinasse com um treinador de verdade no Grêmio (na minha esperança do Burro com Sorte voltar à praia, que ele faz sempre que a moleza acaba, e o Grêmio vai ser desafiador em 2019, não está projetando o ano que vem), um treinador de verdade que tirasse mais do potencial dele, que eu acho Arthur subaproveitado: com esse grupo do Grêmio ele deveria ser meia.

      Excluir
    2. Rodrigo em 2011 eu participava de um blog que também não gostava de ninguém para treinador; um dia eu perguntei quem eles indicavam para treinador? A resposta foi Paulo Porto; um nome respeitável para tirar clubes da segunda divisão gaúcha.
      Quem, dentro da realidade financeira poderia ser o substituto de Renato? Qual a tua sugestão?

      Excluir
    3. Rodrigo
      Não é que o cara seja enganador, mas é a oportunidade de mercado. A Europa prefere quem tem passaporte comunitário, prefere também o mercado europeu pela cultura tática da base. Os sulamericanos ou são extra-classes ou vão porque são mais baratos, por isso, quando vem uma oferta destas por Arthur não é de condenar a Direção.

      Excluir
    4. Minha sugestão é não ficar acomodado; é treinador de fora do país. Ano passado, para aquele grande Grêmio do meio do ano sugeria para este ano de 2018 Tata Martino ou Sabela. No fim do ano, com aquele Grêmio tosco, sugeria Almiron.

      O Grêmio deve olhar a LA, ver quem tem tirado mais dos seus times.
      BATALHAR O BOM E NÃO DAR DE OMBROS E SE ACOMODAR COM O RUIM!!!

      Dificuldade de adaptação? Desculpa de acomodado: Diego Aguirre conhece tanto o brasil quanto qualquer treineiro brasileiro, mostra que é só questão de tempo não tão grande vencer isso. Jogadores burros? Desculpa de acomodado de novo: que se arranje mais inteligentes e de caráter. Geromel boicotaria técnico estrangeiro? Quem no Grêmio faria isso?

      MAS O BURRO COM SORTE SÓ SAI SE QUISER.

      Sobre a aceitação derrotista da venda de Arthur e a aceitação da entrega dele antes do fim do ano eu mantenho tudo, FLAGRANTE ABSURDO. Quando acomodação, derrotismo ou chapabranquismo entra na parada.

      Sulamericanos vão embora sendo ou não extraclasses. Para os grandes clubes a coisa é simples: joga bem recebe oferta, não joga nada, é enganador, não recebe oferta.

      Vão porque são baratos? Não me diga! Arthur foi barato então? Concordo. Direção tão derrotista e cagalhona quanto as anteriores. Sempre apostando no fracasso. "Vende logo, vende logo! Os nossos sempre fracassam!! Jogador bom nasce nos jardins dos outros, dos outros!!" E os chapas brancas aplaudem.

      Chega de acomodação e derrotismo!!

      Excluir
    5. Rodrigo
      O que eu vejo em trazer um treinador estrangeiro é a falta de paciência da torcida; veja que mesmo avançando muito nestes últimos dois anos, o treinador atual é duramente criticado por parte da torcida.
      Veja que tivemos no Brasil vários treinadores de fora; qual teve sucesso no país nesta últimas quatro décadas? Não é "fazer um bom trabalho", estou me referindo à títulos.
      Se fosse para indicar alguém de fora, eu imagino Coudet, ex-Rosário, mas, mesmo lá, ele não botou faixas importantes e é contestado.

      Excluir
  10. Alguma sugestão de centroavante melhor do que Barrios e possível de ser contratado?

    Só concordo quanto ao salário, se era o que se divulgava, é muito caro. Duvido que, pra jogar a libertadores ele não aceite redução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Acho que os nomes de André e Marinho são boas alternativas, mas, qualquer um que chegar será sempre uma aposta.
      Barrios "foi" um excelente centro-avante, assim como Fred ou Ricardo Oliveira. Todos estes estão na descendente.

      Excluir
    2. Marinho? Mais um André? Para torrar de vez a graninha do Arthur (doado)?

      Minha sugestão desde o ano passado, desde antes da desastrosa saída de Pedro Rocha, pensando numa saída do Barrios no futuro: Coloca o Everton na frente e contrata "extrema", isto é, troca a compra de atacante por meia avançado e faz 4-2-3-1 buscando alguém para completar o trio com Ramiro e Luan. Se esse boato do Rocha é quente evidentemente serve. Vimos isso quando Barrios desfalcou o time e durante jogos em que saiu com Everton entrando no time, funcionou. 3x3 com Cruzeiro, 6x3 na Chape, etc (Só vi o primeiro turno, Grêmio largou aquele Brasileirão fácil e eu larguei o Brasileirão também, que não vou ver time desinteressado.)

      Mas se Arthur sair esquece 2018, vai ser muito vazamento e modificações para o Burro com sorte, piloto automático de Roger, tapar ao mesmo tempo. E o Burro com Sorte começará a pensar em abandonar a barca para salvar o messianismo para faturar daqui a uns três anos de novo, numa nova boa safra.

      Excluir
    3. Bom, não dá pra esquecer que o Luan começou como "extrema" esquerda. Era uma esquema diferente, eu particularmente não faria, mexe demais, tira Luan e Everton do lugar, mas é uma opção.

      Excluir