Páginas

domingo, 30 de setembro de 2018

Opinião



E Se ...

Houve um tempo em que a mídia esportiva gaúcha, ou sejamos generosos, parte dela, reclamava do complô das arbitragens (e do mundo) a favor do Corinthians Paulista. Tudo se resumia a uma sórdida trama para beneficiar o "clube mais mafioso" do Brasil.

Em cima disso, dirigentes vermelhos desviavam o foco das derrotas, endossando as conclusões dos "isentos" cronistas do nosso pago. Chegaram a produzir um devedê com erros, uma propalada sucessão de sabotagens que pendia os campeonatos para o Coringão.

Veio o rebaixamento dos paulistas e a ira foi aplacada; afinal, os argumentos ruíram como um castelo de cartas.

Saindo "daquele tempo" e entrando em 2018, fico imaginando o texto desta parte da mídia, isentos e coerentes como assim se arrogam, com relação aos seguintes erros, ou seja, qual o procedimento.

E se o Corinthians enfrentando o Grêmio tivesse  o providencial auxílio da sonegação de três penalidades que lhe garantiu o empate?

E se enfrentando o Internacional receber a bênção de ter sido ignorado o impedimento quádruplo no gol que lhe permitiu trazer um ponto na casa do adversário?

E se esse mesmo Corinthians ganhasse três pontos num jogo difícil, saindo do sufoco com a santa ajuda da arbitragem que viu um pênalti com o atleta infrator fora da grande área?

Para quem acompanha diariamente a análise de muitos destes jornalistas, não deixa de ser um "prato" interessante, observar o contorcionismo, o malabarismo que farão para minimizar as "regalias" que a turma do Beira-Rio recebe "con mucho gusto" como diria aquele personagem platino trambiqueiro criado por Jô Soares. Apito amigo, muy amigo.

Não basta para Palmeiras e Grêmio o ônus de serem os representantes brasileiros em mais de uma competição; agora terão que enfrentar o desequilíbrio das decisões dos sopradores de apito que grassam dentro das quatro linhas, favorecendo um sério concorrente ao título nacional.

13 comentários:

  1. Tudo isso poderia ter sido evitado, conforme se comprova pela matéria, cujo "link" coloquei abaixo.
    Não pense que os árbitros sejam mal intencionados. Eles são mal preparados e mal auxiliados.
    Dessa culpa eles não vão morrer, Bruxo.
    Simplesmente porque a maioria dos CLUBES não quis VAR. Agora, os prejudicados choram.
    Olhe quem foi a favor e tire as conclusões!

    https://globoesporte.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/brasileirao-de-2018-tera-venda-de-mando-de-campo-e-grama-sintetica.ghtml


    Dos 20 clubes da Série A, 12 votaram contra o árbitro de vídeo, sete foram favoráveis à tecnologia e o São Paulo não votou – representante do Tricolor deixou o congresso técnico na sede da CBF antes de se iniciar a votação.

    Votaram a favor do uso do árbitro de vídeo:

    Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Internacional, Botafogo, Chapecoense e Bahia.

    Votaram contra:

    América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Paraná Clube, Santos, Sport, Vasco e Vitória.

    Não votou: São Paulo.

    O veto não passou apenas pela questão financeira. Dirigentes dos clubes que são contra o VAR argumentam que a tecnologia deveria ser implantada desde o início do campeonato e não apenas após a Copa do Mundo com o Brasileirão já em andamento. Disseram que haveria um desequilíbrio técnico porque muitos jogos poderiam ter resultados contestados sem o uso da tecnologia. Como a CBF não deu garantias de que o sistema poderia ser usado logo na primeira rodada, em maio, 12 clubes optaram por não aprovar.

    ResponderExcluir
  2. Essa discussão toda começou em FEVEREIRO de 2018, quando houve a primeira reunião. Os presidentes dos clubes acharam que era melhor economizar um milhão de reais, do que investir na tecnologia.
    Depois da Copa do Mundo, tentou-se novamente colocar em uso o VAR. Os mesmos reclamaram.
    Pois bem, agora nenhum presidente aparece para explicar para o torcedor o motivo pelo qual declinou de apoiar o uso.
    Eles terão mil desculpas para enrolar o torcedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande responsabilidade pelo caos das arbitragens é dos clubes. O VAR é um avanço e tanto.

      Excluir
    2. Pois é, Bruxo! Tudo nas mãos de quem deveria exigir uma competição com menos erros. Infelizmente, adiado por um ano. Se é que em 2019 irão adotar o VAR. Esperamos que sim!

      Excluir
  3. Bateu o pavor. De um lado o Grêmio, do outro, um time treinado por Felipão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Acho que o São Paulo pode correr por fora, mas o favorito é o Palmeiras, realmente.

      Excluir
  4. Excelente matéria, Bruxo. Foi o que comentei ontem em outro "post". No momento há uma clara vantagem oferecida pelas arbitragens ao Inter. E adicionado ao problema do calendário que obriga alguns times a atuarem com reservas acaba com a isenção e imparcialidade no Campeonato Brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. João
    Esses erros são um aditivo quase intransponível num campeonato que se equilibrou pelo aperto do calendário.
    Fico imaginando o Brasileirão sendo disputado sem competições paralelas; Grêmio e Palmeiras, certamente estariam bem à frente dos demais com inteira justiça.

    ResponderExcluir
  6. Tô com o Alvirubro nessa, erram porque são fracos tecnicamente. É um absurdo um liga milionária não ter árbitro profissional. Não creio que seja pra beneficiar A ou B.

    O Grêmio seria líder do campeonato se o Luan tivesse acertado o pênalti contra o Cruzeiro e o árbitro assinalado pelo menos um dos penais do GreNal. Gremio tetra da Libertadores e o colorado tetra brasileiro seria legal para o futebol gaúcho. Única chance do Grêmio ser campeão brasileiro é perdendo pro Tucuman amanhã. Do contrário vai ficar envolvido com a Libertadores até final de outubro. Até lá, o bonde do Brasileiro passou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie, são fracos tecnicamente e vai ficar pior, para nós brasileiros!

      Explico minha visão: o VAR , que é uma grande sacada, em tese, chegou para dirimir dúvidas que a arbitragem apresenta.

      Na Europa, como toda a arbitragem é profissional, há a preocupação de cada vez mais melhorar qualitativamente o desempenho dos árbitros.

      Quanto menos o árbitro profissional usar o recurso externo, mais ele estará projetado para desempenhar as funções dentro do continente, nos grandes eventos.

      Arbitragem com qualificação significa evolução na carreira, com prêmios, salários, contratos, mídia, propagandas, etc.

      No Brasil, o VAR vai "acomodar" a arbitragem. Que entrará em campo "de bengala", já pensando que, no erro, haverá o "salvador da pátria" sentado à frente de uma telinha, que vai avisar quando houver o equívoco.

      E por qual motivo não haverá interesse algum de melhorar a qualidade da arbitragem, em Pindorama? Porque o trabalho é feito por profissionais que não se dedicam à carreira do apito, diariamente. Não há profissionalização! É simples de entender.

      Arbitragem, no Brasil, é quebra galho de final de semana. É aumento de remuneração mensal. Para os mais sortudos. Todo e qualquer árbitro brasileiro tem outra profissão. São educadores físicos, advogados, funcionários públicos, militares, empresários, profissionais liberais e de tantos outros segmentos, que investem na arbitragem para ganhar um pouco mais no final do mês.

      Quando digo que não haverá possibilidade de melhora na qualidade da arbitragem, é nisso que estou apegado.
      Qualidade de arbitragem não é só fazer nivelamento físico e técnico. É mostrar ao profissional que ele tem uma carreira pela frente.
      E cá entre nós, isso no Brasil não tem a mínima chance de acontecer.

      Então, apesar da ideia inovativa do uso do VAR, no Brasil da CBF, teremos apenas um "bengala on line", que entrará em cena a cada jogada duvidosa.
      Quero só ver qual o árbitro que vai assumir para si uma decisão, mínima que seja, sabendo que tem uma bengalinha a auxiliá-lo, numa sala fechadinha, com ar condicionado!
      É isso! Abraço!

      Excluir
    2. Complementando o texto, para não parecer que o VAR é prejudicial ao futebol, reitero o que escrevi no primeiro comentário desta página:
      "Não pense que os árbitros sejam mal intencionados. Eles são mal preparados e mal auxiliados."

      Se não houver profissionalização da arbitragem, no Brasil, podem botar VAR, drone, satélite, tele-câmera, scanner, chip, telemetria, o que quiserem.
      Vai ficar pior! O jogo não vai andar!

      Excluir
    3. Finalmente, para comprovar a "falta de jeito" dos próceres que comandam a CBF, e por conseguinte a arbitragem brasileira, o que fazem com os árbitros que erraram nos jogos da Série A?
      "Rebaixam" todos eles à Série B, como se naquela divisão fosse cabível e aceitável o erro!
      Qualificar e profissionalizar os árbitros, nem pensar!
      Uma peneirinha é melhor para tapar o sol!

      Excluir
  7. Vinnie
    Pensei nisso, também. Um desastre nesta noite, recoloca o Grêmio na briga do Brasileiro; mas a LA está muito viva para nós.

    ResponderExcluir