Páginas

sábado, 29 de setembro de 2018

Opinião



Vitória foi a melhor notícia

Primeiro de tudo; eu estou muito contente com a vitória. Às vezes, o time amassa como no Grenal do primeiro turno, mas sai de campo frustrado pelo placar, então, vencendo mesmo jogando mal nesta altura do certame, é para comemorar. 

Isso não impede de apontar alguns erros que o treinador cometeu, começando pela má escalação, seja pelo bruxismo (Marcelo Oliveira, ainda???), Douglas e Maicon juntos; pior! O camisa 10 fora de função e o garoto Jean Pyerre fora do ritmo que a partida exigia. Ruim? Acrescente-se Kaio como volante: Resultado, com um meio assim disposto em campo, Pepê e Alisson não receberam uma bola "decente".

Mais um agravante: Meninos vão oscilar até se afirmarem. Foi assim com Luan, Pedro Rocha, Éverton e mais remoto, Walace. A exceção foi Arthur que "nasceu pronto". Não é a regra. Jean Pyerre e Pepê não foram bem.

Sorte que o Fluminense é limitado, basta lembrar que contra o Coirmão, só no primeiro tempo estava perdendo por 3 a 0, confronto no Rio.

Renato corrigiu, consagrando aquela máxima, "mexe bem, quem escala mal"; nem sempre é assim, mas hoje ela cai como uma luva.

Uma verdade "imutável" para mim: Jogos assim, o jogador diferenciado decide; seja goleiro, seja um meia brilhante ou o atacante definidor. Éverton é o exemplo. Sem ele, a vitória não viria.

Os destaques foram Paulo Miranda pela regularidade, carregou a zaga nas costas e Éverton, este por razões óbvias.

O Grêmio deu um grande passo para garantir vaga direta para a LA de 2019.

Segue compacto:


16 comentários:

  1. Renato completou, hoje, 250 jogos à beira do gramado.
    60% de aproveitamento total.

    250 jogos
    128 vitórias - 51,20%
    66 empates - 26,40%
    56 derrotas - 22,40%
    381 gols marcados pelo Grêmio - 1,52 por jogo
    209 gols marcados pelos adversários - 0,84 por jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não números extraordinários, mas levando em consideração que tem "uma queda" por colocar times reservas, até que são bons.

      Excluir
    2. Normalmente, times que têm conquistas seguidas, tem número de derrotas abaixo de 20%. Mas é explicável o percentual de derrotas, que acabam não influenciando no título. Acontece com a maioria dos times brasileiros. Os títulos em "mata-mata" mascaram um pouco as campanhas. Pelos números, a grosso modo, de cada quatro jogos, duas vitórias, um empate e uma derrota. Se fosse campanha em pontos corridos, dificilmente daria título.
      De qualquer forma, saber jogar com o regulamento embaixo do braço, faz parte do "caderninho" de objetivos a conquistar.

      Excluir
  2. Mais sorte que juízo ou melhor: graças a ruindade do Fluminense! Não consigo entender como Kaio ainda faça parte do elenco do Grêmio. E hoje houve muitos erros de passes, além do Pepê não ter concluido em duas oportunidades em que estava já dentro da área adversária. E tem ainda o passe equivocado do Tony Anderson num contra-ataque. Mas os 3 pontos foram alcançados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato,João
      Os jovens atacantes ainda podemos aceitar, mas o Kaio, sinceramente, nunca vi "bola" para jogar no Grêmio.
      Outro mistério é o Marcelo Oliveira.

      Excluir
  3. Como disse certa vez o saudoso Luciano do Vale ao narar um gol de Zico, não a palavras pra descrever o gol de Everton.

    ResponderExcluir
  4. Gol de craque,Carlos, porque foi um movimento muito mais buscando a eficiência, a eficácia do que firula.

    ResponderExcluir
  5. Vendo este gol lembrei de outros golaços: Paulo Nunes de bicicleta no Grenal, Jardel de primeira na final do Gauchão 96...
    Alvirubro, houve muitos gols de bicicleta feitos por gremistas? Podes postar?

    Carlos-SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou olhar!
      Creio que não tenho muitos gols "de bicicleta", marcados por jogadores do Tricolor. Acho que devo ter uns quatro ou cinco. De memória, acho que o último, marcado por um jogador do Grêmio, foi esse do Paulo Nunes, citado por ti. Estou indo no "chutômetro".

      Excluir
  6. Tem um golaço belíssimo do Mauro Galvão na estreia do Falcão no São Paulo, volta deste ao Brasil;pena que foi gol contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em um cruzamento do Sidnei.
      O Galvão queria aliviar a bola para a intermediária, pegou mal, e ela encobriu o Roberto Costa.

      Excluir
  7. Maicon deveria ser o fiador do bom futebol....

    ResponderExcluir
  8. Glaucio
    Maicon precisa de "boa cia.", ontem, ele olhava para o lado e ...

    ResponderExcluir
  9. Volto para comentar sobre o desequilíbrio causado por arbitragem e pelo calendário. Já sabemos que os times que estão na Libertadores e Copa do Brasil não conseguem jogar com seus titulares em todas rodadas. E agora vemos o quanto prejudicial ao equilíbrio são as arbitragens. Só relembrando o Grenal aonde 3(TRÊS) penalidades máximas foram sonegadas ao Grêmio(seriam 2 pontos a mais para o tricolor e um a menos para o Inter) e acrescentando a rodada de hoje: penalidade máxima inexistente a favor do Inter e também penalidade máxima sonegada ao Botafogo no jogo contra o São Paulo. Mesmo que o Renato tenha elogiado as arbitragens não dá mais para admitir um campeonato brasileiro com esse nível.

    ResponderExcluir
  10. Exatamente, João
    Estou preparando um post sobre isso. A revolta é grande.

    ResponderExcluir