Páginas

domingo, 9 de setembro de 2018

Opinião



Apesar dos desfalques, derrota foi nos detalhes

Este Grenal tem várias marcas, uma delas, a de ter apenas um tempo; o segundo. 

A etapa inicial foi a do medo, uma "coisa horrível"; se o Grêmio tinha a justificativa por escalar um time misto, o Coirmão, inexplicavelmente, respeitou demais o rival. Só podia dar 0 a 0, sem nenhum lance de gol.

Renato entrou com Thaciano em vez de Mateus Henrique; ele deve ter suas razões, mas a verdade que ele e Cícero juntos não funcionaram. Ramiro é coadjuvante, tem o seu tamanho e sua dimensão; na média, ele jamais será decisivo. Sobra como sempre, Luan. 

Caçado em rodízio e pela complacência da arbitragem e em má fase, o camisa 7 ainda estava "meia-boca", debilitado, desta forma, foi controlado facilmente. Alisson se escondeu e André é a imagem da frustração, da ineficiência.

O que restou? A defesa. Geromel fez um ótimo jogo, no gol sofrido, ele havia por duas vezes aliviado o perigo; mas faltou companhia. Leonardo Moura foi bem, mas sofreu um "cerco" vermelho e Cortez ficou no meio do caminho, nem defendeu bem e geralmente, seus avanços foram inúteis.

Bressan falhou? Não, assim como Thaciano, Alisson, o problema é a qualidade; alguns tem um limite e não vão passar desse limite. O máximo de certos jogadores é abaixo da fama que possuem ou do salário que recebem.

Ainda assim, com o time recheado de reservas, o Tricolor não chegou ao empate, porque do outro lado tem um goleiro excepcional que só é reserva, porque tem azar de estar no mesmo clube de Danilo Fernandes. Tomasse os gols que evitou contra o Fluminense, Cruzeiro e hoje, com certeza, o Inter não estaria na liderança. 

O Grenal deixou lições para o Imortal, um deles (na minha modesta opinião) que está mais do que na hora de investir nos jovens da base. Eles não ficam devendo nada para as primeiras escolhas do técnico. 

Encerrando: Enquanto escrevo, ouço a entrevista de Renato e ele teve a mesma impressão que tive; isto é, como tem profissional da imprensa saindo do armário. Escancaram-se, achando que ninguém nota. Até os "isentos", quando o Inter vence são capazes de uma postagem de 17 parágrafos, quando ocorre com o Tricolor, a crônica é bem mais contida, mais "profissional".

Deixa estar.

17 comentários:

  1. Ao contrário do Renato, o Grêmio não mereceu vencer. Em nenhum momento deu essa impressão. O jogo em si se emcaminhava para um 0x0, inclusive. Só não o foi pelo erro de várzea da defesa do Grêmio e a boa presença do Edenilson. O Grêmio oficialmente está fora do Campeonato Brasileiro. O Internacional tem chances de ser campeão, e vai crescer em uma hora decisiva. Vai depender do foco do Palmeiras e do rendimento do São Paulo. Ambos são melhores. Quatorze rodadas é bastante. Mas tá em aberto....

    Lições:
    -Luan e Ramiro precisam ser repensados. Acho que o primeiro precisa de um choque de realidade. Não pode ser titular no nome. Há oito meses se espera o resgate do jogador de 2017. Até quando?
    -Jean é titular nessa equipe. É um escárnio estar de fora, seja no lugar de quem for.
    -André não pode ser mais escalado. Na ausência do Jael, que se tente o Luan na frente em uma formação diferente.
    -Thaciano é insuficiente pro tamanho do Grêmio. Maicon faz uma falta absurda.
    -Sem Everton e Kanneman, é praticamente impossível ganhar um jogo decisivo. Que isso fique muito claro pra Libertadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "-Thaciano é insuficiente pro tamanho do Grêmio. Maicon faz uma falta absurda"

      Bah, mas aí o problema não é Thaciano, e sim o Cícero.

      Excluir
    2. Lições para o blogueiro frouxo, chapa branca e acomodado desse blog.

      Excluir
    3. Rodrigo
      Até pode ser, mas é importante o contraditório;eu nunca me achei nunca o dono da razão, por isso esse espaço de comentários, senão era só postar.
      Sugiro que você dê uma olhada num comentário teu em 25 de Setembro do ano passado neste mesmo blog; lá está bem compreensível, última frase de teu comentário; "2017 se juntará a 1991 e 2004 como os piores da história do Grêmio".
      A gente erra e acerta; é da vida.

      Excluir
  2. Vinnie
    Já estou rascunhando alguma coisa para a postagem de amanhã; mas, sempre respeitando opiniões diversas e adversas, obviamente, vou enumerar aqui:
    - Clássico não tem favoritos
    - Se fosse pela campanha, ele seria o líder do campeonato
    - Jogava em casa
    - Disputa exclusivamente o Brasileiro
    - O Grêmio foi impedido de utilizar dois atletas em grande fase e insubstituíveis, Kannemann e Éverton; perdeu recentemente Arthur e Jaílson; não contou com Maicon e pelo momento, Jael
    Isso faz uma diferença tremenda em duas forças de tamanha rivalidade.
    Concordo e escrevi que há lições muito importantes que a derrota deixou, mas, pelo o desenho preliminar, a derrota era esperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo: ...Se fosse pela campanha, este (o favorito) seria o líder do campeonato...

      Excluir
    2. Além de censurador, acomodado. Qual o retrospecto dos grenais no beira rio, e na Arena, e no Olimpico? Clássico tem sim favorito!

      EXISTE FAVORITO SEMPRE COM ESSE TREINEIRO EM GRENAL, QUE QUASE SALVOU OS COLORADOS DA SEGUNDONA TOMANDO NÓ DE ROTH, QUE É FREGUÊS DO INTER COMO "JOGADOR" E COMO "TREINADOR". REI DO EMPATE NA ARENA LOTADA COM O GRÊMIO FAVORITO, ENTREGOU A ÚLTIMA TAÇA DO OLIMPICO PARA PIFFERO E DALESSANDRO. ENTREGOU UM MUNDO DE DECISÕES EM GRENAL POR EXPULSÕES.

      Dois campeonatos contra um é nada, ainda mais que a LA é a conta gotas; o Palmeiras está em três! O Flamengo em 2!

      "Clássico não tem favoritos", depois "Jogava em casa". Contradição absurda.

      Se Kannemann e Everton fazem diferença contra o inter esqueça LA.
      Arthur que foi subestimado por você mesmo para defender a direção desonesta e incompetente? Sente falta do Jailson, um perna de pau igual ao TEU PEREBA DE ESTIMAÇÃO ANDRÉ? É mais fácil uma bola colar num muro num bico contra ela do que esses dois dominarem uma bola.

      Maicon é ex-jogador.

      Lições para você, para quem não é chapa branca foi mais do mesmo, UM IRRITANTE MAIS DO MESMO!!

      Excluir
    3. Rodrigo
      Eu até aceito quando tua agressividade é comigo; mas com outros que sequer vão ler, não tem porque; além disso, temos vários blogs por aí que são experts na arte de atirar pedras o tempo todo.

      Excluir
    4. Vamos ver, Rodrigo. Este Grenal veio numa hora errada para o Grêmio.
      Sobre fazer terra arrasada, basta lermos o que se dizia do Tricolor ano passado neste mesmo período.

      Excluir
    5. Paulo Juliano09/09/2018, 21:32

      Esse menino Rodrigo é meio tresloucado, não é? Que dificuldade absurda de manter uma discussão com o mínimo de educação e racionalidade.
      Está no blog errado, se procurar acha a turma certa...

      Excluir
  3. Perder clássico sempre é uma merda, mas a gente não deve deixar de ver o que se tem e o que se quer, o que a mídia quer; exemplificando; a ZH deu nota 5 para Geromel e 6 para D'Alessandro que entrou aos 39 minutos da etapa final e nada fez de importante neste escasso tempo. Pergunto: Qual o critério dos avaliadores? Mais ainda, qual o objetivo?

    ResponderExcluir
  4. Bruxo: nao precisa aprovar este comentario, mas eu nao levaria Rodrigo R. a serio. Ele tem prazer em ser pessimista, e trocar ideias com uma pessoa assim é um exercicio de alimentar um padrao doente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caco
      Tranquilo, todos temos em comum a paixão pelo Grêmio, só acho que dá para discordar sem usar expressões ofensivas. O número de acessos do blog é bem maior do que o de comentários; tem muita gente amiga que visita e não se manifesta, a maioria que não "curte" a "onda" (expressão do Renato) do Rodrigo R. Mas é importante ter opiniões diferentes.

      Excluir
  5. Grenal, mesmo com derrota, sempre serve pra algo de positivo. Jean Pierre. Foi a primeira vez que vi o guri, e me entusiasmei. Joga fácil do meio pra frente, hoje. Dependendo de quem forem os volantes, hoje, eu colocaria na do Ramiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Aí,a minha maior bronca com o Renato: Mateus Henrique, Pepê, Jean Pyerre, Rodrigo Ancheta, Victor Bobsin, antes Patrick, Dionathã, etc...
      Olha o Lincoln do Flamengo, o cara deu a classificação, 17 anos. Aqui é um tal de "dar tempo".

      Excluir
  6. O Inter fez o gol praticamente na única chance que teve no jogo. O Grêmio poderia ter empatado no chute do Geromel e até naquela bola que bateu no André(só assim para ele fazer um gol). As ausências do Kanemman e do Éverton pesaram. O Inter melhorou muito, mas tem um grande fator a favor: a sorte(ganha jogos nos acréscimos), sem mencionar o apito(Grenal na Arena). Agora um fator muito positivo foi a entrada do Jean Pierre. E penso que não colaboram em nada comentários exagerados, especialmente por conta de quem não gosta do Renato. Ele não é um treinador maravilhoso, mas tem domínio do vestiário, ainda está em formação e é muito melhor do que a maioria. Continuem reclamando dele e pode surgir o Celso Roth. É isso que desejam???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Clássico é clássico; é no detalhe, o Grêmio não merecia sair derrotado e os desfalques do Grêmio foram por excesso de qualidade; gente saindo para jogar em Seleções.
      O Inter está em boa fase, mas tem muita estrada neste Brasileiro, até, recém postei sobre o novo deslumbramento que "assolou" o Beira-Rio.

      Excluir