Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Opiniao



Grêmio afunda no Maracanã

Que partida ruim! Parece castigo; eu vi e critiquei a péssima jornada do Inter no Rio diante do Botafogo na rodada passada, pois o Grêmio repetiu a "péssima jornada" de seu tradicional rival.

Assim como Lomba evitou o pior, Paulo Victor foi o responsável pelo "apenas" 0 a 2.

 Há jogadores que não podem fardar, outros, por carisma, esperteza ou possuidores de bons empresários, se mantém no elenco e, mais grave, a presença entre os onze titulares e a detenção de conceitos de "bons jogadores", que até empolgam a torcida. Uma loucura!

Olhem a partida de Marcelo Oliveira, ele foi destaque (na minha humilde opinião), mas nada excepcional que justifique o contrato prolongado que possui. Se a comparação for com Bressan, ótimo, se for com outro zagueiro promissor da base, quem sabe?

E Jael? Repito o que venho escrevendo há tempos: Jogador de série B. Mas ele é "malandro", aquele malandro no bom sentido, possui pose, tem a balaca do craque, encara os beques, faz cara de mau, balança os braços, comanda a massa, porém, façam a análise (isto é, estudo, investigação, etc...), observem jogo a jogo, espremam suas atuações e o que sobra? Nada ou quase isso. Não pode ficar no elenco. Aí alguém diz, André é pior! Verdade; só que o parâmetro não deve ser ele, "o ponto de corte" deve ser mais acima. Leio que Jael recebeu proposta para renovar. 

O mesmo serve para o arco gremista . Olhem o Botafogo; faz cinco jogos que Gatito Fernandez voltou ao gol, são 13 pontos em 15. O ataque da Estrela Solitária segue fazendo escassos gols, o que mudou? É cristalino, só não vê quem não quer.

Passemos pois, a Ramiro e Bruno Cortez. Me apontem quantos gols saíram de "assistências" do lateral esquerdo; cheguemos a Ramiro: Será que não tem ninguém que faça o seu trabalho com maior qualidade e consequência? 

Quando Éverton joga a bolinha que jogou hoje, a chance de gol só poderia vir pela irresignação de Geromel, entretanto, o arqueiro flamenguista fez uma "defesa indefensável", como são rotulados aqueles chutes dirigidos às redes gremistas. O Grêmio foi um ataque de asma.

Sobrou o quê? Geromel, como sempre. Os meninos oscilaram, erraram passes, optaram pela pior resolução da jogada, ainda assim, deu para ver qualidade neles e a permanência de Jean Pyerre e Matheus Henrique é uma imposição do bom senso, da sensatez. Michel e Leonardo são coadjuvantes apenas.

É lógico que tem coisas boas nesse time; o que irrita é a insistência em equívocos, a repetição das escolhas, que comprometem uma campanha. Quarto ou Quinto lugar tem uma diferença fantástica para 2019.

Ainda assim, não é difícil consertar o time; só agir, olhando estritamente para o bem do clube.

A transmissão da Globo foi risível, especialmente Júnior, ex-flamenguista, conseguiu ver que Bruno Cortez enfiou a cabeça no pé de Uribe no gol ilegal; aí, lembrei do escritor Mark Twain, que possuía uma fina ironia; uma vez, ele descreveu uma briga em que se envolveu, disse  sobre a refrega: "Derrubei-o pesadamente sobre mim, enquanto enfiava meu nariz entre os seus dentes".

Como escrevi, o "Maestro" foi risível. 


8 comentários:

  1. Cheguei a dormir no início do segundo tempo, acordei com a narração do primeiro gol, desliguei a tv....final de ano broxante...

    ResponderExcluir
  2. O Grêmio foi mal e, apesar da opinião do Bruxo Tricolor de que o SP está em má fase, penso que a vaga direta para a Libertadores foi para o brejo. Perder é do jogo, mas o campeonato está manchado pelas arbitragens. Ontem o primeiro gol do Flamengo foi escancaradamente ilegal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João!
      Não sei se tu viste pela Globo, mas quando estava 0 a 0, um dos comentaristas (acho que foi o narrador, que é mais comentarista do que qualquer outra coisa), disse que o Flamengo teve problemas com esse juiz em jogos anteriores; juntei isso com o meu comentário ao Nelson na postagem anterior e fiquei esperando pela garfada. Não deu outra.
      Otimista incorrigível; acho que o Vasco apronta em cima do São Paulo. Maxi Lopez, de preferência.
      Abraços.

      Excluir
    2. Bruxo, evito ao máximo assistir na Globo. Normalmente assisto no Premiere FC que, apesar de pertencer ao mesmo grupo, tem outros narradores e comentaristas. E sobre a arbitragem: acompanho o campeonato brasileiro há muito tempo e posso afirmar que o Grêmio é invariavelmente prejudicado. São raras as vezes que a arbitragem errou a favor do tricolor gaúcho. Se fossem em número equilibrado os erros contra e a favor poderíamos pensar que "errar é humano", mas não é o que ocorre.

      Excluir
    3. João
      Principalmente, porque quem "erra", acaba sendo premiado com generosas escalas. Erros históricos com Scolfaro, Assis Aragão, Pedro Carlos Bregalda, Heber Roberto Lopes, Ricardo Marques Ribeiro e o mais novo da turma: Hilton Pereira.

      Excluir
    4. Bruxo que é bruxo mesmo se garante: o Vasco ganhou de 2x0 do SP!!! Valeu!

      Excluir
    5. João!
      Valeu! Agora é o Imortal não dar mais mole.

      Excluir
  3. Glaucio! Pior fiz eu que assisti até o final,fui dormir à 1 e 30 h e levantei às 6 e 15 h.Agora, tô dando uma pausa no batente.

    ResponderExcluir