Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Opinião



Azul é a Cor mais Quente

As notícias gremistas são um oásis neste início triste de ano no Brasil. Nem preciso elencar as tragédias; vamos ficar com a parte boa deste um mês e meio de 2019, deste Verão. Boa para nós, Tricolores.

Quem é o melhor deste ano? Santos que já tem um 1 a 5 no currículo, Palmeiras que não engrena ou Flamengo que estava assanhado, mas foi nocauteado pela irresponsabilidade e imprevidência? Nenhum deles: O melhor é um clube do Brasil Meridional.

Lembrem: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Vilson, Fábio Rochemback, Douglas e Lúcio; Jonas e André Lima. Técnico:Renato Portaluppi. Pois é, até Diego Clementino mostrou jogo neste elenco. Foi do rebaixamento até a Libertadores.

Renato é um gestor de grupos, definitivamente, ele é.

Com Certeza, a maior aquisição de Romildo Bolzan Jr.

O treinador, além de ter evoluído dentro da casamata, ampliou o seu histórico de lealdade e de recuperação de atletas. Pensem comigo: Leonardo Moura no Santa Cruz, Bruno Cortez indo para o Náutico, Cícero desprezado no São Paulo e Jael integrando o Joinville; todos eles foram campeões da Libertadores e a maioria está numa boa, numa muito melhor. Poderia citar Fernandinho e até Arthur, este último, os detratores de Renato (ainda estão vivos?) poderão dizer, esse qualquer cone faz jogar, porém, o que interessa é que foi com o atual treinador azul. Isso é fato.

Esta série de atletas exitosos, assim como "dinheiro chama dinheiro", ela (a série) vira um multiplicador e aí, quando em condições de igualdade nas propostas, o atleta pretendido pende para o clube em que Renato é o detentor da batuta. É um catalisador.

O Grêmio vive um momento mágico, onde bons juniores brotam aos borbotões, jogadores esquecidos tem suas carreiras requentadas e agora, o último estágio, craques consagrados começam a pegar a mesma barca.

Renato está mais experiente e terá pela primeira vez na carreira, um elenco "top de linha", como diria um antigo treinador gaúcho que no momento está no desvio.

Outros tempos.




7 comentários:

  1. Merecedor de estátua sem dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Quando a gente vê o amontoado que é o São Paulo, dá para agradecer o treinador que temos.

    ResponderExcluir
  3. É a diferença entre quem sabe o que está fazendo e quem conhece apenas a teoria. Tive casos assim na minha vida profissional: sou graduado em Engenharia Civil mas não tenho mestrado nem doutorado. No entanto já fiz projetos e administrei obras de "colegas doutores" pois só conheciam a teoria. Aliás tenho uma teoria: fazer especialização, mestrado ou doutorado somente após um boa experiência prática. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Exatamente.Até na graduação, estágios extras curriculares são bem-vindos mesmo que atrase o tempo de curso.
    Uma pergunta: Enderson Moreira ou Renato? O segundo não tem a capacitação da CPF.

    ResponderExcluir
  5. Acrescentaria Kannemann, chegou à seleção jogando com Renato, antes, era banco....

    ResponderExcluir
  6. Bem lembrado. Nunca havia sido convocado.

    ResponderExcluir