Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Opinião



Jean Pyerre  garante a vitória no Rio

O triunfo desta noite se reveste de muita relevância, porque é a primeira vez de forma consecutiva, também por ser fora da Arena e muito principalmente, pelos inúmeros desfalques, alguns de última hora, inclusive.

No entanto, isso parece a história do copo com água pela metade, isto é,  foi importante pelo número de ausentes. Por que tantos ausentes? O clube que mais poupa jogadores é o que tem o maior número de lesionados. Não pode ser casualidade. Atribuir apenas ao azar é uma análise muito rasa e inconsequente.

Eu olhava a tabela de classificação e via Bahia e Botafogo bem colocados; tinha a sensação de ver o jabuti no topo do poste. Com esta rodada dá para ver que é uma situação momentânea, a tendência é despencarem nas próximas rodadas.

O Botafogo conseguiu ficar mais "pregado"do que o Tricolor no segundo tempo, o peso de ter veteranos e outros jogadores limitados fazem com que o mérito da conquista gremista tenha uma parcela da explicação no desempenho do clube da Estrela Solitária. 

O jogo desta noite teve várias nuances; zaga com dois volantes num bom tempo da partida, Darlan e Thaciano juntos, gol de falta num instante crucial, 34 minutos da segunda etapa, 75% de bola rolando nos 25 minutos iniciais, a primeira falta somente aos 12 minutos, enfim, situações inusitadas neste Brasileirão.

Individualmente, Jean Pyerre foi o grande destaque, Rodriguez vinha bem, gostei de Tardelli no primeiro quartel da partida, depois voltou a ser inoperante.

Deste confronto fica também a impressão que Juninho Capixaba não sabe dar consequência a todo o seu esforço; não cruzou uma certa.

Valeu pelos três pontos, agora são 9 nos 12 disputados recentemente, mas de mesma forma, ou seja, pela comprovação que é a base que está resolvendo a parada.

Outros jovens devem subir neste recesso de Junho e parte de Julho.




12 comentários:

  1. Achei uma Vitória maiuscula, principalmente por perder os dois lideres do time de última hora e ainda O único zagueiro durante o jogo.
    Da base apenas Jean Pierre, Darlan e Pepe estiveram em campo, realmente é preciso lançar mais garotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucos, mas não decepcionaram. Dá para investir na garotada. Dar mais chances ao Patric, por exemplo.

      Excluir
  2. Como é ruim esse Botafogo, vai sofrer ao longo do campeonato. Apesar dos desfalques o time se saiu bem, mesmo considerando o pobre futebol do adversário.
    Jean Pyerre tem muito futuro, joga fácil. Espero que Rodriguez não tenha sofrido nada de mais grave pois desde que entrou no time vem muito bem, parece um veterano. Gostei também de ver Darlan e Pepê ganhando mais minutos, a base é o futuro desse time e e eles precisam jogar.
    Vizeu se esforçou mas ainda não convence, parece que precisa amadurecer bastante seu futebol ainda, já André é caso perdido. Tá na hora de dar chances a alguém da base, como o Da Silva.
    O que acontece com Luan? Acho que estão tentando despachar ele a todo custo, só isso explica não ser relacionado mesmo com todos os desfalques.
    Paulo Victor segue sólido, tem passado confiança e isso é importante.
    Quando temos Capixaba de titular sentimos enormes saudades do Cortez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vizeu me decepciona, apesar de estar mais envolvido com o jogo, participa mais. O Grêmio precisa apostar em Da Silva e buscar no mercado outro mais cascudo.
      A síndrome da camisa 9 continua.
      Juninho Capixaba precisa melhor muito o cruzamento. Será que Guilherme Guedes é inferior aos do profissional?

      Excluir
    2. É isso, vivemos a maldição do 9. A carência é tão grande que até Jael faz falta. Sobre o Vizeu ainda vale lembrar que veio da Udinese, que brigou contra rebaixamento no Italianão, e por lá era um reserva inexpressivo. Não concordei com o oba-oba na época de "resolvido o problema do 9" quando ele chegou.
      Juninho se sobressaiu no defasado gauchão, quando o nível dos adversários subiu o futebol dele despencou.
      Sou de acordo de dar chances aos garotos, tanto Guedes quanto Da Silva. É só observar nos últimos anos: Wallace, Pedro Rocha, Luan, Arthur, Éverton e recentemente Matheus Henrique e Jean Pyerre: todos subiram e viraram pilares do time, entregando muito mais que os caros e limitados Marinhos e Andrés da vida.

      Excluir
    3. Pra ser envolvido com o jogo e participar mais, tinha o Jael...mas não condeno a aposta em Vizeu, jogador jovem, que surgiu bem e foi cedo pra Europa. Ainda acredito na evolução dele. O que me intriga é ele ser substituído por André em todos os jogos.

      Excluir
    4. Realmente, a base ainda é a melhor saída.Vi alguns jogos desse lateral, o Guilherme Guedes e me pareceu muito bom, o Kazu também, pena que se machucou.

      Excluir
  3. Claro que hoje é fácil falar, mas pô....o time foi privado de ter Jean Pierre e Matheus Henrique em 2018....triste, o segundo era ter iniciado já no elenco principal, sendo preparado pra iminente saída de Arthur.

    Por essas e outras que se explica saída de Tetê...

    ResponderExcluir
  4. João Henrique Hollerbach13/06/2019, 09:49

    Mesmo com todas as ausências o Grêmio foi bem e mereceu a vitória. O "cavalo paraguaio" já está revelando-se(eu sempre denomino o Botafogo como cavalo paraguaio). Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que não foi justamente devido a uma ausência me particular kkkkkk

      Excluir
  5. João
    O mesmo vai ocorrer com o Bahia no Brasileirão. A chance destes clubes é nos mata-matas.
    O Grêmio até poderia ter perdido, mas fez um enfrentamento digno com todos os desfalques.

    ResponderExcluir