Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Opinião



Engraçado

Outro dia, eu estava pensando neste tipo de espaço, isto é, blog de torcedores; até onde eles tem valores? qual o sentido ou contribuição, especialmente com a popularização do what's app?

São ferramentas diferentes, por isso a sobrevivência destes blogs. Onde está o oxigênio deles? De alguns, certamente.

Está na sinceridade e honestidade com relação ao amor e paixão pelo clube, especialmente o primeiro sentimento (sinceridade). Exemplificando:

Acho engraçado ler, ouvir e ver a mídia tradicional dizer que a torcida gremista fala em revanche no confronto de Domingo. Qual torcedor Tricolor compara essa partida da trigésima terceira rodada do Brasileiro, valendo três pontos com uma semifinal de Libertadores, onde o time tomou um sacode histórico? Não encontrei um único que pensa assim.

Neste final de semana, o Grêmio pode meter 5 a 0, 7 a 1 ou outro placar histórico que jamais será considerado revanche. A massa gremista vai ficar eufórica, comemorará este improvável desfecho; até, num exagero de momento, dizer que se vingou, mas, no fundo, ele sabe que não corresponde ao massacre e desclassificação do torneio mais importante da América.

É outro objetivo da mídia; vender, buscar a audiência, mesmo que a realidade seja distorcida; disso decorre a manipulação, algo que dificilmente ocorre nos espaços criados pelos torcedores.

Neles, muita bobagem pode ser escrita, porém, como ele é composto de amor aos seus clubes de coração, não há o planejamento maquiavélico e por quê não, malévolo e manipulador daqueles que ganham o seu pão de cada dia, brincando com o sentimento do torcedor.

Revanche! Que Revanche? 

14 comentários:

  1. Revanche só na cabeça de grande parte da mídia que hoje em dia anda ruim demais. As mídias de esportes, com algumas exceções é claro, viraram um enorme programa de fofoca de mau gosto. A Fox Sports, por exemplo, é lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Lipatin
    Não sei se é o teu caso, mas eu cresci ouvindo jornalistas que revolucionaram a imprensa esportiva em 4 pontos: narração, comentários, reportagem e plantão esportivo.Falta uma bibliografia de qualidade que retrate essa época. Está um horror, não apenas no RS.
    O politicamente correto está se sobressaindo sobre o conhecimento, a meritocracia, tendências;explico: programas esportivos com ex-jogadores sem conhecimento de jornalismo, tem que haver espaço para mulheres nos comentários, as jornadas precisam "interagir" com o torcedor no meio do jogo, é torcedor na arquibancada falando, enquanto a bola rola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bruxo! Hoje em dia é impossível escutar qualquer programa esportivo na Rádio Gaucha, por exemplo. Na tv substituíram os bons jornalistas por pessoas fracas que só sabem fazer polêmica ou metidos a humoristas. Sem falar nos ex-jogadores totalmente mal preparados. É um horror.

      Excluir
    2. Podem até conhecer o riscado, mas expor suas ideias é outra história.
      O melhor jogador comentarista que vi foi o Zico pela extinta Manchete na Copa d 90.

      Excluir
  3. João Henrique Hollerbach14/11/2019, 19:42

    E ainda tem os narradores que dizem o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe e a "cor da cueca" do jogador enquanto a bola rola, deixando de lado o que está acontecendo no momento ou seja, "baixam um biblioteca completa" e esquecem-se de narrar o jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      Dando nome aos bois; Luiz Carlos Jr. só falta dar o cpf do jogador. Irritante.
      E o que dizer de um da Globo, Luiz qualquer coisa, imagina o a chatice do Galvão, aí, esse Luiz copia, bom pior que um ruim original é uma cópia.

      Excluir
    2. quis dizer; bem pior que um ruim ...

      Excluir
    3. João e Bruxo, os narradores estão cada vez piores também. É mais piadinha e lorota do quê narração. O Galvão, mesmo sendo insuportável, ainda é "menos pior" que esses outros novos metidos a engraçadões. Acho o Marco de Vargas um dos bons narradores atuais, apesar dele forçar bastante a barra as vezes. O Paulo Andrade da ESPN é um bom narrador também.

      Excluir
    4. No rádio, o velho repórter que eu sempre achei bom narrador, agora encara a narração com muita categoria, trata-se de Sérgio Boaz.

      Excluir
  4. João Henrique Hollerbach14/11/2019, 19:43

    Complementando: e tem os comentaristas que falam de tudo menos de futebol como era o caso do Tiago Leifert(graças a Deus saiu dos comentários esportivos, pois ele é insuportável).

    ResponderExcluir
  5. Fico pensando; será que tem gente que gosta? Será que as emissoras fazem pesquisa de satisfação?

    ResponderExcluir
  6. Ah. Mas eu já vi torcedor vendendo o jogo com este slogan. E a pergunta que fica, você deixou bem nítida no final da postagem. Perfeito! Não tem nada a ver o c* com as calças. Mas cada um vende o seu pão do jeito que quiser. Compra quem quer.

    A respeito dos blogs, eu acredito que o simples fato de a grande maioria ter uma moderação faz deles serem uma rede social muito interessante. Mais refinada. Mais sinceros como tu escreveste. Todos tem o desejo de opinar e ter a sua opinião aceita. Mas nem todos tem a paciência e resiliência para aceitar a moderação.

    Em outras redes isso quase que não existe. Há pessoas que vomitam asneiras que em segundos ganham enorme repercussão devido aos inúmeros compartilhamentos. Estas asneiras, na maioria das vezes, ganham tom de verdade sem antes terem sido bem compreendidas por quem as compartilha. Logo aí vem as fake news.

    Não deve demorar muito o W.A. vai se tornar chato e um tipo de ferramenta de trabalho (coisa que já é na verdade) e grupos de venda como ocorreu com o MSN, F.B. e antes deles o Orkut. Neste último, tinha aquelas comunidades que exigiam o participante a passar por uma moderação antes de ingressar a ela. Mas as pessoas conseguem transformar algo útil em fútil com tamanha facilidade sempre na espera de algo novo. É de se apavorar.

    Agora veja só Bruxo. Os blogs já viram de tudo e mais um pouco de redes sociais, porém continuam aí batendo nas teclas como água em pedra dura. Estes sim, não sucumbirão independentemente da nova rede que seja criada.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo
    Eu sonhava em não ter moderação para dar mais agilidade ao blog, mas numa terra dividida em gremistas e colorados, isso é impossível.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho necessária a moderação. Em blogs como este então, mais ainda. E não acho isso uma pena.

    Embora a evolução esteja aí não é todo mundo que a deseja.

    ResponderExcluir