Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Opinião



O Equívoco 

Renato concedeu entrevista para o Globo Esporte que li no site  do Grêmio Avalanche. Dela, extraí esse trecho:

"— O Grêmio provavelmente vai fazer pontuação de campeão. Mas Flamengo e Palmeiras se distanciaram. Fica difícil. Contrataram justamente para isso. Principalmente o Flamengo. O próprio exemplo do São Paulo, que está atrás do Grêmio. Tem que dar méritos para nosso trabalho. E o Grêmio não investiu nada. Mas garanto que vai disputar a Libertadores do ano que vem — projetou Renato Gaúcho em entrevista coletiva nesta sexta-feira."

 Trata-se de dissimulação ou sendo otimista, de um equívoco, especialmente em dois momentos desta parte que selecionei; o primeiro, quando diz que Palmeiras e Flamengo contrataram para isso; o segundo, que o Grêmio não investiu nada.

Os dois clubes que ocupam os primeiros lugares se prepararam para todas as competições, no entanto, o Palmeiras frustrou a sua torcida depois dela ter uma expectativa elevada aos céus pelos pesados investimentos, já o Flamengo que investiu tanto ou mais do que a instituição paulista, adicionou um tempero vital para o sucesso: um treinador com ideias arejadas que espantou o mofo que predominava (predomina) no cenário brasileiro dos "professores".

O Grêmio investiu sim; porém, errou nos nomes quando foi ao mercado, errou na insistência com alternativas decepcionantes, errou na estratégia, o tal mofo que escrevi acima que considera "desumano" disputar diversas competições com o time principal, optando por usar reservas.

Então, quando o treinador diz que o Grêmio provavelmente fará  pontuação  de campeão e dá impressão de ser isso motivo de orgulho, na verdade, é um atestado de que o planejamento (se é que houve) foi completamente equivocado.

Passar dos 70 pontos, deixando uns 12 a 15 pontos fáceis no meio do caminho e "conquistar vaga para a Libertadores", é extremamente frustrante.

11 comentários:

  1. E eu achava que não iria me surpreender com as bobagens que saem da boca deste sujeito...e saltam com uma facilidade...

    Isto é mais um soco na cara da torcida, e principalmente na cara da direção e departamento de futebol, nestes últimos, o que é bem feito. Também serve como a prova de que é ele quem manda e desmanda lá dentro.

    Estarei enganado?

    Investiu nada...que piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava que já estava vacinado contra as merdas que ele fala. É muita arrogância e desrespeito. Chega a ser inacreditável, é brincar com a cara do torcedor. E é bem isso: "Também serve como a prova de que é ele quem manda e desmanda lá dentro." Parece que não temos direção mesmo, só na parte administrativa, o futebol é todo com o Capitão Arrogância.

      Excluir
    2. No momento em que ele está superando a adversidade com 100% de aproveitamento, sai uma declaração destas.
      Parece que está preparando o terreno para sair.

      Excluir
  2. Este é o lado que eu não gosto dele. Renato poderia evoluir nesse sentido, mas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruxo, ele poderia ter evoluído, eu inocentemente acreditava nisso. Ele só piorou, parece que o sucesso e os títulos como treinador viraram uma "carta branca" pra ele se achar ainda mais o rei do pedaço. Essa entrevista foi pra acabar com qualquer empatia que ainda restava sobre a pessoa Renato. E digo mais: Essa arrogância ainda minar sua trajetória como treinador. Nenhum clube ou seleção aguenta por tanto tempo um personagem insuportável desses.

      Excluir
  3. Não sei nem o que dizer... É muita cara de pau e desrespeito, e totalmente desnecessário também. Falta de respeito com o torcedor e com todos, é "senhor da razão" falando. E nem vou comentar sobre as outras merdas que ele falou e sobre chamar Bolsonaro pra ver o nosso jogo. Sinceramente já não tenho mais estômago pra aguentar o Renato por mais um ano, sua arrogância é insuportável e queima a imagem do Grêmio como um todo. Já havia dito aqui que Renato é uma pessoa pública e representa o Grẽmio enquanto treinador e figura histórica e toda vez que ele despeja arrogância e fala essas asneiras em entrevistas é imagem do nosso clube que é afetada e a imagem nossa de torcedores que está na reta também. Renato parece se colocar acima de tudo e todos, da direção, do grupo, da torcida e do clube. Ninguém é maior que o Grêmio, por mais vitorioso que seja, e o maior patrimonio que um clube tem, e também a razão da sua existência, é a sua torcida. Fica a aqui meu total repúdio a pessoa Renato. Já começo a ver com bons olhos a sua saída, mesmo sabendo o filme de terror que vai ser buscar um bom treinador pra substitui-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defendi a permanência dele até o final da temporada porque no futebol, vejo o Grêmio acima dos demais interesses, mas há boas alternativas no mercado, a melhor delas, Sampaoli.
      Imaginem o Sampaoli com o elenco do Palmeiras.

      Excluir
    2. Por falar na admiração do treineiro por bolsonaro,dizem que Sampaoli largará o Santos se tiver que cumprimentar o ídolo do Portaluppi, então é só fazermos uma troca com o peixe

      Excluir
  4. Mais um adendo: 900 mil por mês é o salaŕio do Renato. Mesma coisa que o Sampaoli ganha no Santos, só Jorge Jesus ganha mais aqui no Brasil. Mas o Grêmio não investiu nada... Só um milhão por mês pro bonitão falar bobagem.
    Eu trocaria Renato pelo Sampaoli de olhos fechados, na hora, sem pensar duas vezes. Dava o André, Rômulo e PV de brinde pro Santos ainda.

    ResponderExcluir
  5. Te respondi, sem ler este comentário antes. Nem preciso explicar minha preferência.

    ResponderExcluir
  6. Com essa, perdi o que ainda restava de idolatria e respeito. E pensar que já tive vontade de viajar pra Porto Alegre em dia de treino só pra pegar assinaturas do cidadão em alguns "produtos" da década de 80 que tenho em casa....

    ResponderExcluir