Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Opinião



Desculpe, Mister

Hoje serão duas postagens. A primeira é um pedido de desculpas. 

Como brasileiro, eu estou constrangido com o papelão que os treinadores tupiniquins estão representando diante do sucesso merecido de Jorge Jesus.

O português que chegou de forma humilde, sem estardalhaços, em pouquíssimo (bota pouquíssimo nisso!) tempo desmontou com velhos, mofados e ultrapassados conceitos de se jogar futebol, onde os sábios de plantão decretaram que era impossível, que era desumano, encarar o calendário esportivo brasileiro com o time titular em jogos de meio e final de semana.

Não foi só essa falsa adoção de comportamento que ruiu; ruiu também concepções dentro das quatro linhas. Querem um exemplo? Até os atletas adotaram a expressão "tem que saber sofrer" durante as partidas. Havia um discurso ensaiado, vinha de todos os cantos do país. Dos veteranos técnicos aos aspirantes ao cargo. Era um dos fundamentos redescobertos: "Jogar por uma bola, quando visitante".

Hoje, Jorge Jesus resolveu falar sobre o preconceito que está sofrendo, vide Com Classe. E citou nesta entrevista como os treinadores portugueses receberam os brasileiros que passaram pelo território luso; e foram muitos que lembrei: Abel Braga, Carlos Alberto Silva, Paulo Autuori, Renê Simões, Ricardo Gomes, Sebastião Lazzaroni e dois especiais: Oto Glória e Luiz Felipe que conduziram o selecionado nacional ao terceiro e quarto lugares em Copa do Mundo.

O despreparo apresentado pelos treineiros nacionais é tão grande e injusto que quando citam o belo futebol do Flamengo, ignoram a condição de condutor do sucesso de Jorge Jesus.

Parece que o Rubro-negro joga órfão de comandante técnico.

2 comentários:

  1. Que esse passagem do JJ sirva pra mostrar que temos muito o que evoluir. Somos um dos países que mais revela jogadores, cheio de clubes tradicionais mas gerimos mal nosso futebol, do administrativo ao campo de treino. Já era nítido que precisamos rever nossos treinadores e gestores. É só ver a quanto tempo não revelamos um grande treinador, Portugal o país do Mister, tem uma liga nacional fraquíssima mas mesmo assim tem sido um grande polo de treinadores. A Argentina hoje é cheia de bons treinadores tanto na Europa como aqui na América Latina. Total acordo com a critica ao "tem que saber sofrer" queria saber porque adotaram como mantra essa ideia, de que o futebol tem que ser feio e de resultado. Inclusive isso já foi mantra por muito tempo entre nós gremistas. É balela, e não é obrigado a só jogar ofensivamente, se pode ser defensivo e jogar bem também.
    Que isso sirva de aprendizado e não seja tratado como um "ataque" a soberania do futebol brasileiro como muitos vem erradamente tratando o tema. Afinal nosso futebol sempre foi famoso pela sua beleza e não por essa coisa que temos visto.

    ResponderExcluir