Páginas

domingo, 17 de novembro de 2019

Opinião



Freguesia Rubro-Negra

Agora não dá para dizer que foi azar, que deu mole ou outra desculpa qualquer. Pela terceira vez, Jorge Jesus botou o treinador gremista no bolso. Na primeira, o 1 a 1 foi mentiroso, na segunda, o inapelável 5 a 0; hoje, mesmo com o pênalti discutível, a "baba" carioca ganhou os três pontos jogando os últimos 20 minutos (considerando os acréscimos de 5) com um atleta a menos. 1 a 0 facilitado pelos erros insistentes, por isso, irritantes de Renato.

Afirmei na postagem da vitória no Grenal o seguinte: "Se Renato não é a solução, isso deve ser decidido no final do ano"; pois bem, se fui e sou contra afastá-lo de imediato, especialmente na última semana de Outubro como aconteceu com parte da massa, por considerar uma precipitação para não dizer, burrice; agora concluo: o técnico mostra claramente que não aprendeu com seus erros, seja em declarações que tentam menosprezar o belo trabalho do português Jorge Jesus (que não se cansa de lhe dar banhos táticos), seja na teimosia que castiga o time como por exemplo, usar a dupla de volantes de menos sucesso no elenco e na estatística, Michel e Maicon. Pela enésima vez, afirmo que ela (a dupla) não aguenta enfrentar adversários que tem velocidade ou mais qualidade,  isso, quando ambas não estão conjugadas no pacote.

Nem vou me preocupar analisar a partida, porque o fato mais relevante que decorreu dela é a incrível superioridade dos treinadores estrangeiros sobre a mesmice que assola o universo nacional de treinadores. Se Sampaoli fosse o comandante técnico do Palmeiras, com certeza, o campeonato não se encerraria em Novembro.

O que se vê é uma ciumeira virulenta desta categoria diante da escancarada diferença, diria, oceânica que o argentino + Jorge Jesus jogaram na cara do cenário esportivo brasileiro.

Com a chegada de Eduardo Coudet em Porto Alegre, ótimo treinador platino que empacotou Roger Machado há três anos atuando pelo Rosario Central, o Grêmio se não se mexer, vai perder o trem da história até no regional.

Renato, cujas qualidades e mérito nas conquistas do Grêmio são inegáveis, igualmente demonstra que não consegue superar os defeitos que lhe impediram de levantar mais canecos (a Copa do Brasil deste ano, para citar um). A escalação de Michel em detrimento de Darlan, o ingresso de André, são dois exemplos de sua incapacidade de aceitar os fatos como eles são.

Encerrando este post; não quero deixar a impressão de me jogar naquela vala de "tem que tirar o técnico" sem responder os porquês (explicitei acima), nem dar soluções (não, não vou pedir o treinador do São Luiz de Ijuí); tem que haver reposição superior. Tirem Renato, mas tragam Sampaoli custe o que custar.

Renato não conseguirá liderar a renovação do elenco da forma intensa e profilática que ele tanto necessita. Com ele, as mudanças serão paliativas e acomodadoras.

Fica até a trigésima oitava rodada do Brasileiro, classifica o clube entre os quatro melhores do Nacional; pede o boné e todo mundo ficará com a lembrança dele ter feito um grande trabalho no clube, levantando taças após longos anos.

Com ele, 2020 será de mais Maicon, Michel, Léo Moura, Marcelo Oliveira, André, Paulo Victor, ...

22 comentários:

  1. Seria muito tentar o atual treinador do River?

    Com aquele caco de time está na segunda final seguida. É conhecedor da LA...

    Daria certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria sensacional ter o Gallardo como treinador. O problema é que ele já é cortejado na Europa, falam em Barcelona até, e também é cotado pra Seleção Argentina.

      Excluir
  2. É Bruxo, isso é o fim de um ciclo. Nem vou me alongar nas criticas, vou só pontuar a autocritica, ou melhor, a falta de autocritica do Renato. Mesmos erros de sempre, mesmo discurso tosco de sempre e segue o lenga lenga. Também me coloquei contra uma mudança precipitada e até via com bom olhos a sua renovação caso estivesse atrelada a uma mudança de como as coisas estão. O problema é que Renato não irá mudar e teremos os mesmos problemas, então ele que se mude. O Inter errou na escolha do técnico tampão com o Zé Ricardo mas marcou um golaço fechando com Coudet pro ano que vem, gostaria que fosse o Grêmio quem o tivesse contratado.
    Caso Sampaoli quiser deixar o Santos e seguir no Brasil deve ser o alvo principal da direção. Fora ele não vejo outro daqui resolvendo, será complicada a sucessão. Resta saber se Renato ficará ou não também. Eu já prefiro que saia, como tu disse: "Fica até a trigésima oitava rodada do Brasileiro, classifica o clube entre os quatro melhores do Nacional; pede o boné e todo mundo ficará com a lembrança dele ter feito um grande trabalho no clube, levantando taças após longos anos."
    OBS: Esse ataque de todos a Jorge Jesus é o reflexo do baixo nível dos nossos treinadores, dirigentes e mídia esportiva. Se ao ver que o JJ deixou Abel no chinelo fazendo o Flamengo voar, ver ele agora ser superior em todos os jogos contra Renato, o melhor treinador brasileiro trabalhando nos clubes daqui, foi o golpe final. Os pachecos e demagogos devem estar espumando pela boca com esse banho de realidade e tentando formular desculpas pra bancar Abel, Mano e cia.
    OBS 2: E cabe lembrar que o JJ nem é um treinador badalado em termos continentais na Europa. É famoso em Portugal onde fez sucesso no Benfica por muitos anos e em outros clubes mas fora isso não se tornou o um nome "mundial" como Mourinho. Tanto que estava na Arábia Saudita antes de vir ao Flamengo. O Sampaoli também chegou aqui em baixa depois de fracassar no Sevilla e na seleção Argentina. Isso mostra o rombo em que estamos metidos em termos de treinadores por aqui.
    OBS 3: Violência não resolve as coisas mas se alguém tivesse dado um soco ou voadora no Gabriel Barbosa hoje eu teria entendido(talvez agradecido). Ô jogardozinho nojento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Se não aparecer um fato novo até amanhã, vou postar sobre este precipício que existe entre os treinadores brasileiros e os estrangeiros atuando aqui.

      Excluir
    2. Pode ser nojento Lipatin. Mas se fosse pro nosso lado... O cara joga bem e sabe fazer gols.

      Incompetência nossa não tê-lo bancado antes deles.

      E outra: daqui a pouco muitos jogadores não venham para cá devido ao nosso nojentinho da estátua.

      Se ele não for o centro das atenções ninguém mais pode.

      Excluir
    3. Nunca gostei da atitude dele Rodrigo, desde os tempos de Santos. Vai desfalcar o Flamengo no jogo que vale o título por bobagem, talento ele tem mas é da escola "menino ney" de boleiros, ou seja, não tem cabeça. Tanto que passou batido por Intenazionale e Benfica. Se botar a cabeça no lugar pode crescer muito na carreira.
      Também não gosto da atitude no Renato. Nunca gostei e sempre evito suas entrevistas.

      Excluir
    4. Metendo minha colher; Gabriel Barbosa não vinga na Europa por atitudes como essa.

      Excluir
  3. Acho que sim, mas li que vai para o Barcelona ano que vem.

    ResponderExcluir
  4. Eu aviso há horas, sobre o trabalho desse técnico burro do Grêmio...O tempo me deu razão. obrigado tempo

    ResponderExcluir
  5. As cinco vitórias consecutivas que levam à classificação direta não seria alcançada se ele fosse sacado dia 24 de outubro, um dia depois do vexame.
    É simples de entender. Tá o Inter como exemplo. Tira em outubro e bota quem?

    ResponderExcluir
  6. corrigindo: não seriam alcançadas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As 5 vitórias já foram bruxo. E contra os caquedos que vimos. Não foi capaz de ganhar de 3 titulares e 8 reservas do Flamengo...depois jogou 20 minutos com 1 a mais...

      É burro sim! E muito. Hoje isso ficou muito claro!

      O que me anoja é esse ceguismo que a torcida insiste em ter com esse sujeito.

      Fosse qualquer outro ali na hora em que chamou o 90 do que você chamaria? Vizeu depois foi a cereja do bolo...

      Pelo amor de Deus.

      E outra: contra as 5 nabas que venceram qualquer interino teria feito o mesmo...

      Agora o bicho pegou. Semana que vem perde para o Palmeiras e na próxima sairá do g4 quando perder ou no máximo empatar com o CAP na baixada...

      Depois tem SP e Cruzeiro.

      Um adversário direto. Outro fugindo do z4.

      Meses atrás noutro blog eu cravei que no máximo seriam 5° nesse lixo de nacional... estou perto de acertar.

      Excluir
    2. Rodrigo
      Eu entendo que, nabas ou não, Renato teve mérito nestas 5 vitórias, aliás, só Flamengo e Palmeiras haviam conseguido isso. O problema é quando ele tem as recaídas, isto é, achar que pode botar qualquer um no time e ele sai ganhando.

      Excluir
  7. https://ondeestiverogremio.blogspot.com/2019/08/entao-sai-dessa-bosta.html?m=1#comment-form

    "Bom. Já passamos da metade do ano e cá estamos nós. Falando sobre o Brasileirão. Vou tentar prometer de ser minha última fala sobre este torneio infame. Eu acredito que o que Grêmio irá fazer o seguinte: se manter na série A este ano e com muitas dificuldades conseguir um 5º lugar. Apenas isto. Até porque cair é quase que impossível! Com o tantas nabas que existem por aí."

    Demorou mas achei...hehehe

    ResponderExcluir
  8. Sempre defendi o Renato, afinal o que ele conseguiu em 3 anos outros não conseguiram em 20, nesse período ganhamos títulos e estivemos quase sempre entre os melhores de todas as competições que disputamos.
    Porem já escrevi a cerca de 2 meses atrás que ao final deste ano é hora do Renato voltar para as praias cariocas pois 3 anos provocam desgaste com diretoria, grupo de jogadores e torcida, o que alias já está acontecendo.
    Não vejo Sampaoli com essa moral toda, afinal no Santos nunca passou perto de nenhuma conquista.
    Jesus tem seus méritos mas está em um Flamengo que sobra em todos os setores, se estivesse no Fluminense estaria na parte de cima da tabela?
    Mas tudo bem, se a onde é treinador estrangeiro vamos buscar um só precisamos tem em mente que nem o Guardiola vai fazer o Leo Moura e o Maicon jogarem mais de 30 minutos, Não vai transformar o Galhardo e o Michel em jogadores de séria A, não vai "recuperar" o futebol do André e do Tardeli, talvez tenha a competência de escolher melhor as contratações pois esse foi o grande erro do Renato.
    Enfim, seja quem for o próximo treinador se me garantir que em 3 anos vamos ganhar uma CB, uma LA, uma Recopa, dois estaduais e que vamos sempre estar na primeira página da tabela vou ao Aeroporto receber o cara de joelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      a) Sampaoli pegou um time com elenco fraco
      b) Renato tem capacidade para se reinventar; concordo contigo, nem grandes treinadores farão esses atletas limitados (por técnica ou falta de físico) jogar. Aí, o grande erro de Renato

      Excluir
  9. Escalar Maicon e Michel ao mesmo tempo, deixar Pepê no banco, "ressuscitar" André...se não fosse Renato, eu diria que parece protesto do treinador contra a diretoria...

    ResponderExcluir
  10. Glaucio
    E tem outras atitudes que ultrapassam a condição de treinador; agora está dando esporro público por falta de atletas de qualidade. Mas que deu o aval para essas nabas?

    ResponderExcluir
  11. Nem sei o que dizer...
    https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/renato-pede-maior-investimento-para-renovar-com-gremio-se-fechar-muito-pode-contratar-outro.ghtml
    https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/gremio-protege-andre-projeta-recuperacao-para-2020-e-ve-criticas-pesadas-demais.ghtml
    Renato delirando e falando asneira mais uma vez, que vá embora logo e pare de showzinho midiático. E o Kroeff bancando o André em 2020.

    ResponderExcluir
  12. Lipatin
    É lógico que Renato quer criar um ambiente que inviabilize a sua permanência. Não vai ficar.

    ResponderExcluir
  13. É o que parece, não quer ficar, mas quer jogar pra torcida que a culpa é do clube.

    Tchau Renato, obrigado.

    ResponderExcluir