Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Opinião



Luan, de novo

2019 termina como começou para a relação Grêmio-Luan. Especulações surgem de "hora em hora" e elas tem como uma das causas, a performance insuficiente do atleta no ano, porque as propostas são de clubes nacionais e, algumas, até estapafúrdias, como "grana + Clayson", isso só deprecia o "passe" do jogador. Em outro momento, o postulante jamais faria um lance destes. Seria ridículo.

Luan está entre os maiores nomes do grupo e deverá ser devidamente valorizado numa transação. Dos mais falados entre os passíveis de mudança de clubes dentro do país, é o de maior projeção.

Ouvi que ele pode repetir Ronaldinho Moreira e sair de graça; meia verdade, pode, mas diferentemente do irmão de Assis, Luan fica amarrado até o final do vínculo, isto é,  até 2020. Que instituição brasileira iria contratar Luan no meio do ano para recebê-lo em 2021? O Corinthians? Então, não é bem assim. Aceitando isso, todos perdem, o Grêmio, o futuro clube e o atleta que ficará exposto em sua imagem e escondido em sua profissão. Vale a pena?

Se Luan tiver que sair, bom nesse caso, o Tricolor sabe as suas carências; se for o Corinthians; é grana + Cássio ou Fagner. "Bagulhada" como Junior Urso, Clayson e assemelhados, nem pensar. Gustavo, o centro avante? Um novo Luciano; seria empilhar meia-bocas, tudo o que não queremos. 

Resumindo: O Grêmio precisa ter paciência se tiver que/quiser negociar o camisa 7. Tem mercado para ele. Até no mundo periférico da bola.

11 comentários:

  1. Eu já manifestei aqui em outros comentários minha opinião: Sou contra a saída dele, primeiro por ser um ídolo que foi do time B a conquista da América como protagonista, segundo pelos moldes dessa provável saída que são horríveis e terceiro pelo contexto de outro jogadores do elenco. Mas claro que tem poréns, já fazem dois anos que ele não apresenta o mesmo nível. Tem o fator extracampo também.
    Tem o fator Renato aí: Vejo uma má vontade do Renato com ele, alguma coisa aconteceu aí. Sempre cobrando o Luan publicamente indo contra o perfil dele de amigão dos boleiros. Porque ele não cobrou André e Tardelli da mesma maneira?
    Não vejo sentido vender o Luan pra trazer o Raphael Veiga. Pode ser que dê certo no futuro, mas olhando pro agora me parece uma péssima ideia. E outra não faz sentido vender o Luan pra seguir com André no elenco.
    Acho que se for vender que seja por um valor adequado, não trocar por qualquer pereba. E prefiro que seja pra Europa ou pra China, acho que vender ele pra outro clube daqui é uma burrada.

    ResponderExcluir
  2. Até para o Luan será melhor se a saída for para o mercado externo, independente do tamanho dele.
    Quem, além do Grêmio vai dar condições de uma recuperação sem fortes cobranças no Brasil?

    ResponderExcluir
  3. Vender o Luan pro mercado interno é pedir pra sofrer com a lei do ex. Além do mais, nenhum clube tem cacife pra bancar um campeão olímpico.
    A definição da premência dele deveria ser postergar até a definição sobre a manutenção do Renato.
    Afinal, o treineiro permanece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, não tem lógica reforçar adversários.

      Excluir
  4. PJ
    Permanece. Já está dando a letra para alguns jogadores.

    ResponderExcluir
  5. Questões a serem respondidas:

    - Luan quer sair?

    - O Grêmio quer que ele fique?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ponto. Acho que tem que avaliar isso também. Se ele estiver querendo sair mesmo somado ao fato de estar indo pro último ano de contrato a venda se torna meio que inevitável.
      Mas parece que o Grêmio quer se "livrar" dele por causa do salário alto. Tanto que já quase venderam/trocaram ele antes.
      Tem muita coisa mal explicadas nessa situação Luan pós 2017.

      Excluir
  6. Lipatin
    Nesse meio tempo, Luan andou trocando de empresário. Realmente, nós não sabemos desse mistério.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou um dos que não vão sentir falta dele se ele sair. Vamos ser sinceros aqui, foi muito bom no passado (cada vez mais distante), mas não há perspectivas de que ele vá voltar a jogar no mesmo nível de 2016/2017. Hoje ele é um jogador com custo benefício horrível e muitos problemas físicos.


    Eu acho que parte do pé atrás que a torcida tem com uma possível saída é por medo dele voltar a ser o velho Luan, mas não me preocupo com isso. O Corinthians não é esperto por querer ele, só estão trabalhando com o pensamento mágico, que é prática comum no futebol brasileiro. Trazer aquele nome que teve destaque lá atrás, claramente na descendente e com salário alto, mas que vai trazer manchetes e animar os torcedores menos informados porque é um nome conhecido. Foi assim que trouxemos o Tardelli, e é assim que o Corinthians vai trazer o Luan. Imagino que os resultados serão os mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa análise! Concordo com a tese do pensamento mágico que assola o nosso futebol.
      Eu sou um dos "saudosistas" do Luan de 2016-2017 e penso que ele pode voltar a jogar aquele futebol. Mas concordo que o custo-benefício dele ficou negativo com as muitas lesões e pouco futebol pro salário milionário. Indo pela tangente acho que talvez um novo contrato com salário menor e por metas seria melhor, o problema é que o salário dele em 2020 vai ser de um milhão ou mais.

      Excluir
  8. Concordo; escrevi aqui que Luan não encontrará o mesmo ambiente de tolerância no Corinthians; o meu senão é que vender não significa dar o cara. O Grêmio tem o "passe" dele e tem que fazer valer isso.
    Seria engraçado todo esse esforço do Coringão e Luan acabar no Palmeiras.

    ResponderExcluir