Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Opinião



Típico jogo de Série C

Para começar, um esclarecimento, utilizando uma das frases que uso muito: é uma constatação, não uma crítica.

A fragilidade do Novo Hamburgo, em especial, a do seu condicionamento físico, o desentrosamento do Grêmio e a péssima condição do gramado foram condimentos/temperos essenciais e definitivos para a partida virar um dos acontecimentos mais horríveis dentro das quatro linhas dos jogos que assisti. Verdade que era um olho nas minhas atividades, outro na televisão.

Tem um lance emblemático na etapa final, quando K (ou C)airon, avante do Nóia, tenta um chute de esquerda e manda longe; parecia um lance de perna-de-pau. A repetição mostra que no exato momento do movimento da perna esquerda, a bola quica e desestabiliza o chute. Gramado horrível. 

Algo semelhante ocorreu com Luciano, que sem goleiro, perdeu um gol incrível. Neste lance, eu o perdoo, mas foi a pior figura em campo. Lamentável. Luciano não acertou uma única jogada na Arena Alvi-azul.

Não vi nada de proveitoso neste último confronto desta fase do Gauchão. Talvez, "espremendo" um pouco e sendo generoso, dá para citar David Braz, seguro na zaga, Guilherme Guedes mostrando muita técnica, embora sem cruzamentos consequentes e os bons ingressos de Isaque e Rildo. Só.

Retiro outra lição destas classificações de Esportivo e Novo Hamburgo, qual seja, tem que jogar com o "coração na ponta da chuteira", como aconteceu com o Caxias de Tite em 2000, campeão com salários atrasados. Pois estes times do interior, o primeiro reduziu em 70% o salário dos atletas após o início da pandemia e o segundo, também por problemas financeiros, foi um dos derradeiros clubes da Série A a voltar aos treinamentos. Estão aí.

Finalizando: e os entendidos da imprensa que davam os cruzamentos entre Inter e Caxias mais Grêmio versus Juventude? Aliás, o Caxias não é o grande derrotado desta rodada como pode parecer; vai transformar esse limão numa grande limonada. Serão 10 dias olhando apenas para a finalíssima do Gauchão 2020.




2 comentários:

  1. Houve críticas ao treinador do Internacional, que expôs sua opinião sincera sobre o estado dos gramados, nos estádios do interior.
    Ontem, em Lajeado, deu para perceber muito bem, que o técnico argentino tem razão.
    Há quem aponte que, independente de gramado, o melhor time tem que mostrar futebol.
    Não é bem assim. Se jogarem novamente, Grêmio e Novo Hamburgo, no gramado de Eldorado do Sul, o placar será diferente e o futebol apresentado, também.
    Há algum tempo venho afirmando que não cabe mais campeonato gaúcho, nos moldes atuais.
    O custo do futebol, para a DUPLA GRENAL, não admite mais torneios envolvendo clubes do interior contra os dois grandes do RS.
    A FGF precisa inventar um outro jeito de manter os clubes do interior ativos.
    Não sei qual o melhor caminho, mas esse que aí está não serve a nada.
    Times formados para durar três ou quatro meses e depois fecham as portas para reabrir no ano seguinte? Sinceramente, não é essa a solução.

    Vamos lá: foi-se o tempo em que o futebol da Dupla GRENAL ia ao interior do Estado buscar reforços, com muito boas chances de sucesso.
    Hoje, o clube do interior é o caminho para o jogador em fim de carreira, que passou pela Dupla GRENAL.
    Eu sei que o discurso é aquele de sempre: sem a Dupla GRENAL, sem os grandes, o futebol do interior do Estado vai morrer.
    Não, não vai morrer, se a CBF e as federações estaduais trabalharem com seriedade, preparando campeonatos dentro de um ano inteiro, para todos os clubes, separados por divisões.
    Há algum tempo, acho que no ano passado, vi uma reportagem sobre o futebol na Inglaterra.
    Num final de semana havia 42 jogos em Londres. Das diversas divisões e ligas do futebol inglês.
    42 jogos na capital do país. Isso funciona em toda a Inglaterra. São inúmeras divisões, mais as ligas. O que se chama isso? Organização.
    Não é porque jogam contra Grêmio ou contra Internacional que Esportivo, Caxias, Novo Hamburgo e outros, vão crescer de tamanho.
    Eles só crescerão se passarem ano após ano pelas diversas divisões, séries ou fases, impostas pelas federações que organizam os campeonatos em que os clubes participam.
    Fora disso, esses clubes só estarão enxugando gelo. Essa é a realidade.
    Enquanto a ideia atual não mudar, veremos jogos decepcionantes como temos assistido, ultimamente. E a tendência é só piorar.

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Acrescentaria que, além dos veteranos, o Interior pega a baba da Dupla quando estoura a idade na base.
    Outro acréscimo: Na década de 70, os times do Interior estragavam seus gramados para "emparelhar" a disputa com a Dupla Grenal.
    Gramados horríveis beneficiam os ruins.

    ResponderExcluir