Páginas

domingo, 2 de agosto de 2020

Opinião



À Beira de um Vexame

O que era um rascunho, começa a ser melhor esboçado: a fotografia de um vexame. 

O Grenal da volta tem a justificativa da parada, o que pode ser verdade, porque o rival conseguiu ser pior do que o Tricolor. Depois, o empate no CT Hélio Dourado, aí, a ambiência e a ressaca da vitória foram utilizadas para o 1 a 1. Na terceira rodada, pós- parada, o gramado e os reservas, as desculpas.

Do outro lado, como eterna referência, parâmetro, o trabalho de Coudet vai aparecendo a passos largos; o Inter melhora a cada rodada, mesmo que seja contra oponentes risíveis como o Esportivo.

Hoje, o Grêmio segue repetindo um erro colossal que vai ter um preço muito pesado se se mantiver, qual seja: Maicon no time. Ele é ex-jogador. Ponto Final.

Começar um meio de campo por Maicon, tendo dois jogadores de qualidade, Matheusinho e Jean Pyerre, mas que são cadenciadores, uma hora, a vida vai cobrar com juros e multa a irresponsabilidade do treinador.

Passar pelo Novo Hamburgo que teve que escalar os mesmos atletas da Quarta-feira, enquanto o Tricolor descansava seus titulares, com as calças na mão, é muito preocupante. Renato perdeu a mão do time e Romildo perdeu (há tempos) o comando do futebol gremista. 

O que dá para tratar dessa partida? Vanderlei salvou o time no 3 a  3, mas contribuiu para esse placar esdrúxulo, falhando no gol de falta. Orijuela fez a sua melhor partida, Geromel e Kannemann, ambos sem culpa nos gols sofridos e Guilherme Guedes, muito bem.

Maicon, embora o gol, reafirmo: é ex-atleta, já era lento naturalmente, agora, próximo dos 35 anos (faz em Setembro), compromete desde os primeiros minutos do primeiro tempo. Fará uma ou outra partida de exceção, de vez em quando. É pouco.

Matheus Henrique, péssimo, muito mal e Jean Pyerre vai se revelando um craque preguiçoso, indolente. Alisson, eu sempre disse que é um reserva de luxo, no máximo. É coadjuvante, nasceu para isso.

Éverton está perturbado. É difícil se manter equilibrado, sem ansiedade, quando toda hora é anunciada a sua possível venda; ainda assim, contribuiu com passes decisivos.

Resta Diego Souza, que vai quebrando o galho direitinho na área; fez três para valer dois; aliás, mais uma prova da imaturidade de certos dirigentes que diante da reclamação colorada na indicação de Daniel Bins no Grenal, elogiaram o árbitro; resultado: Bins vem ferrando o clube. Não expulsou Musto no clássico e nesta tarde/noite, anulou um gol legal do centro avante gremista o que poderia evitar o Deus nos acuda de final de jogo.

É isso! Se com Lucas Silva, mais jovem, mais combativo, a parada vai ser torta no meio de semana, o que se pode esperar, se Maicon sair jogando? 

Renato está atrasando o Grêmio. Para o próximo Grenal escolham o filme; À Espera de um Milagre ou Pânico!

14 comentários:

  1. Diego Souza faz três gols. Comentarista da Gaucha elege o jogador do Novo Hamburgo como o melhor em campo. Como secaram o Grêmio hoje. Só faltaram chorar com o anúncio da rescisão do André. Impressionante.

    Sobre o jogo. Perfeito bruxo. Jean Pierre é balaqueiro e indolente. Quer dar passe de dois metros em curva. Muito talento, mas não vai longe na carreira. Não tem mentalidade de vencedor, infelizmente.

    Mateus Henrique continua desengonçado e entregador. Todo jogo ele da pelo menos uma ou duas entregadas bisonhas. Geralmente é salvo por alguém da zaga. Hoje não foi um desses dias. É bom jogador, mas superestimado demais. Precisa melhorar muito pra ser unanimidade.

    Não sei por que querem trazer outro lateral esquerdo. Esse menino é muito bom. Sabe cruzar.... E o Orejuela joga na do Alisson. Faz muito mais que ciscar na frente da área. Pode fazer uma baita parceria com o Victor Ferraz.

    Éverton tá pedindo um banco. Inadmissível o Pepê ser bancário nesse time. Enfim, vamos de Grenal de novo. Internacional virá babando mais uma vez. Mas acho que o Grêmio vence. Só precisa levar a sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie!
      Uma hora o barraco cai em Grenal; olhando posição por posição, o normal é dar um 8 a 3, 7 a 4 para o Grêmio, mas Renato está dando mole.

      Excluir
  2. O Grêmio não jogou nada até agora na temporada. Isso ficou mascarado porque o Grêmio ganhou os jogos mais importantes, mas até nos Grenais e no jogo em Cali o Grêmio nunca jogou uma grande partida. Pode até ganhar o Gre-Nal porque nos últimos clássicos tem pesado o psicológico a nosso favor, mas só um cego não vê que o trabalho do Coudet é muito mais promissor, enquanto o Grêmio não sairá do que estamos vendo enquanto o Renato for treinador.



    A grande verdade é que o Renato não devia ter ficado para 2020. Os argumentos que faziam para ele ficar eram dois: que ele poderia mudar a forma de escalar o time e que não havia ninguém melhor. Sobre o primeiro, era óbvio para qualquer um que já viu o Renato falar sobre futebol que ele nunca vai abrir mão das suas convicções (vide Maicon ainda fazer parte do time), e sobre não haver ninguém melhor faço a seguinte pergunta, será que ninguém mais poderia fazer o Grêmio jogar esse mesmo futebolzinho de 2020 sem receber o salário astronômico do Renato?

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que o time não evolui. Defendi a manutenção do técnico após a eliminação vexatória diante do Flamengo e que se avaliasse a sua manutenção para 2020. Estagnou.

    ResponderExcluir
  4. O Roger ia fazer chover com esse grupo. Ele sabe trabalhar com a gurizada. Era mandar o Maicon embora e trazer o Roger. Mas é praticamente impossível. O Renato não vai receber outra proposta esse ano.

    ResponderExcluir
  5. O Clássico pode ser o balizador do resto da temporada.

    ResponderExcluir
  6. Salve Bruxo! Essa tua frase resume o que tem sido o Grêmio desde aquela eliminação nas semis da Libertadores pro River em 2018: "Renato perdeu a mão do time e Romildo perdeu (há tempos) o comando do futebol gremista." E a perspectiva no momento é seguir boiando na estagnação até chegar o baque.
    Renato faz o que quer e Romildo e cia não tomam nenhuma atitude. Se ele se encheu o saco de treinar que entregue boné e vá jogar futvôlei na pqp. Como o pessoal comentou esse trabalho medíocre que ele vem fazendo qualquer entregador de colete faz por bem menos de um milhão por mês, repito UM MILHÃO POR MÊS. Ele sabe que é um grande ídolo e parece forçar até o máximo pra ver até que ponto vão aguentar. Parece seguir um roteiro chamado: "Como jogar minha idolatria e história nesse clube no lixo sendo um grande babaca".
    Éverton tá com a cabeça na sua saída e é melhor resolver isso logo senão vamos ter um novo caso Luan. Maicon era pra estar no futebol Chinês, no Vasco, no Botafogo ou qualquer lugar menos no time titular. Não dá nem pra elogiar a artilharia do Diego Souza porque depender de gol de cabeça de centroavante de 36 anos na porcaria do Gauchão tem muito mais a ver com problemas do que com soluções.
    Quanto ao Grenal deverá ser bem mais "exigente" que o anterior. Se começar com o Maicon é pra largar de mão. Mas ainda temos "vantagem" porque o Inter ainda é um time em formação.
    Pessoal citou o Roger como opção. Bom, gosto muito do Roger mas ele nunca se tornou o que se esperava. Inclusive vem sendo questionado no Bahia, apesar de estar na final do estadual vem sendo alvo de criticas por suas teimosias táticas e de escalação. Inclusive tomou um "nó tático" do Gordiola pela Copa do Nordeste.

    ResponderExcluir
  7. Lipatin
    Só queria que esse "baque" que tu mencionaste, não fosse em Grenal, qualquer Grenal.
    Quarta-feira, na prática, está sendo decidido o Gauchão. Não acredito no Caxias.
    Eu arriscaria com o técnico da transição; claro, despachando parte da velharada, Marcelo Oliveira, Maicon, Thiago Neves...Fico com Geromel e Kannemann dos antigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé Bruxo. É complicado, mesmo nomes emergentes como Ceni e Nunes tão longe de encher os olhos. Acho que ou se busca um bom nome do exterior ou talvez seja melhor apostar no técnico da transição mesmo.
      Curioso que esses três dispensáveis que tu citou já eram pra estar bem longe do Grêmio. O "TN" nem devia ter chegado.
      Foquei nos pontos negativos e esqueci de falar do único ponto positivo nesse pós pausa: Guilherme Guedes. Tem que botar os garotos pra jogar. Não adianta deixar eles cozinhando no banco.
      Sobre o baque eu também não quero vexame em Grenal nunca. Mas uma hora a conta vem e olha que já tivemos nosso vexame ano passado contra o Flamengo. Além da eliminação pro Athlético que foi doída também.
      E agora temos mais um situação com o Jean Pyerre. Mais burburinho em redes sociais. Talento ele tem mas falta maturidade, não pode fazer piti virtual toda vez que se é criticado. Tá se queimando.

      Excluir
    2. Lipatin
      Nomes que não empolgam, realmente. Esses emergentes, eu lembro do Enderson Moreira, Alexandre Gallo, Guto Ferreira; todos ficaram pelo meio do caminho.

      Excluir
    3. Bruxo, sei das tuas ressalvas em relação ao Roger. Respeito a tua opinião. Na minha concepção ele é mais técnico do que esses citados. Além de ter identificação com o clube. Acho que uma segunda passagem tenderia a ser melhor. Todos os treinadores “pratas da casa” vingaram na segunda passagem. Espinosa, Felipão e Renato.

      Sinceramente acho que chegou a vez dele.

      Excluir
    4. Vinnie
      O Roger é da escola do Tite, talvez faltando uma "pitada" mais impositiva, a dose correta que o primeiro tem e que faltou ao nosso ex-lateral, mas é inegável que a "estrada" lhe dá mais suporte agora.
      Lembro que Abel Braga batalhou muito até o primeiro grande título.
      Roger teria que vir com o compromisso de rejuvenescer com qualidade o grupo, se chegar indicando William Schuster, Fred ou Negueba, aí é complicado.

      Excluir
  8. Maicon vem com dificuldades físicas e só tende a piorar porém ontem foi o único lúcido do meio, Matheus Henrique fez sua pior partida pelo Grêmio, Jean Pierre e Alisson não entraram em campo, Everton visivelmente evitando o confronto.
    Além disso tudo três gols dados ao adversário.
    Quarta vai ser complicado.

    ResponderExcluir
  9. Carlos!
    Muito bem apanhado; o Maicon com a bola nos pés e com uma pequena condição física até faz alguma jogada produtiva, mas "só tende a piorar". Cada vez mais, vai jogar menos tempo de forma competitiva, aí vira peso morto; se a parceria não ajudar como foi ontem, se não fosse o Nóia, batendo cabeça na defesa, hoje estaríamos assistindo de fora a final de turno, imagina.

    ResponderExcluir