Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Opinião



Os Donos da Casamata

Já defendi muito o treinador Renato. Há méritos no trabalho dele, basta apenas olhar para o Grêmio antes de 2016. Depois do vexame sem precedentes, a goleada de 0 a 5 no Maracanã em Outubro, ainda assim, entendi que a troca naquela hora seria ampliar a crise e complicar a luta pela vaga para a LA. Uma vez conquistada, aí era hora de reavaliar o trabalho do treinador e reformar o elenco no final de 2019.

A faxina no grupo foi grande, porém, as indicações de Diego Souza e Thiago Neves demonstraram que o "trabalho de prospecção" deste setor específico do clube, se subordinava aos desejos de Renato. Diego vai indo bem e Thiago Neves segue o caminho trilhado por Carlos Alberto, Maicosuel, Hernani Brocador, Galhardo, Luciano e tantos outros.

Adiciona-se a isso, a vontade irrefreável do comandante da casamata de desprezar o Brasileirão e a indignação de parte da torcida aumenta. A saída dele vira uma solução para ela.

Porém, liberando Renato, logo vem a segunda ação; trazer o seu substituto. Aí, correndo o olho pelo cenário nacional, dá para perceber que treinador de futebol de qualidade é um artigo de luxo, tanto que no ano passado o campeão e vice eram treinados por português e argentino. Foi uma surra ou uma aula de competência dos estrangeiros.

Olhem os clubes paulistas que, em tese, sempre são candidatos ao título, Luxemburgo foi campeão e seu time não está jogando nada, Fernando Diniz no São Paulo balança a cada rodada, Cuca é 8 ou 80 e Tiago Nunes está por um fio no Corinthians.

E Roger Machado? Ele poderia ser alternativa? Bom em seis anos de carreira, possui 3 títulos: campeão mineiro e bi campeão baiano. É relevante para substituir Renato? E Mano Menezes? E Abel Braga? Quem mais?

Sinceramente, se for para trocar, prefiro que a Direção opte por Thiago Gomes ou então, olhar para o mercado exterior. 

Resumindo: Não é de fácil resolução a troca do técnico gremista.






11 comentários:

  1. O Grêmio só irá trocar o treinador se perder o título gaucho, caso contrário Renato seguirá em busca de uma Copa do Brasil ou uma improvável LA.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Acho mais fácil a saída do Renato, se ele aceitar proposta do Flamengo, São Paulo ou Corinthians que estão com os técnicos na corda bamba.

    ResponderExcluir
  3. Não vai sair e nem deve. Caso saia vai deixar um rombo no vestiário. Pois não duvido que até o guardador de carros do clube foi ele quem escolheu.

    Quanto a nós, torcedores, só resta esperar e ver onde o barco vai parar. E opinar é claro perante o atual cenário.

    O ideal era o Sampaolli, mas deixamos escapar o hermano outra vez. Pro Atlético. Que patifaria.

    O Roger? Comparamos o elenco que ele deixou pro Renato com este que temos agora...ele não é tão burro de voltar. Não agora. Eu não voltaria se fosse ele.

    Menos mal que Bolzan se livrou do Luciano na troca por Everton. Uma coisa a menos. Muito embora essa negociata só prova que o futebol brasileiro está realmente numa decadencia abismal. O São Paulo, o único brasileiro aliado ao Grêmio que é Tri da L.A. se reforçando com Luciano...

    Quando a esmola é muito grande até o santo desconfia. Diz o ditado.

    ResponderExcluir
  4. Bem apanhado, Rodrigo. O São Paulo querendo Luciano, quem diria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é esse Thiago Gomes que tu diz?

      Uma grande decepção o Nunes. Faz pior papel que o Roger no Palmeiras.

      Ou será que tremeu nas base? Ele é um tanto cru pra lidar com aquelas "reliquias" que lá estão...

      Luan, Cássio... o goleiro a meu ver é o manda chuva daquele time.

      Excluir
    2. Impressão que foi engolido pelo grupo.

      Excluir
    3. Acho que o Nunes deu o passo maior que a perna. Devia ter seguido no Atlético com H.

      Excluir
  5. Ahn. O da transição.

    ResponderExcluir
  6. Nosso mercado de treinadores é muito fraco, mas muito fraco mesmo. Simplesmente não tem opções. Nós estamos de saco cheio do Renato enquanto os são-paulinos sonham em ver chegando pra assumir a casamata do tricolor paulista. Esse seria o grande problema se ele saísse, trazer quem?
    Também acho que ou vai atrás dum nome sólido do exterior ou aposta no Thiago Gomes mesmo. Tenho muito carinho pelo Roger mas ele não se tornou o que se esperava e já tem sido questionado no Bahia inclusive, pode ser que dê certo numa segunda passagem por aqui mas seria uma grande aposta. Acho que além da idolatria e total submissão da direção aos seus caprichos o "terceiro fator" que mantém o Renato intocável é esse, não tem treinador bom no mercado. E é bom lembrar que nosso vestiário não deve ser muito fácil de ajeitar com esse tanto de boleiros trazidos pelo Renato caso ele saia, ia ter que fazer uma faxina no grupo também.

    ResponderExcluir
  7. Tem outro problema para quem quer contrata-lo,depois de 4 anos,seu salário é europeu o,isto é,os caras arrepiam.

    ResponderExcluir