Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Opinião



Bolzan Jr. agiu certo, mas é pouco

Era o mínimo que se esperava nesta hora; Romildo agiu e fez cumprir cláusula do contrato de "risco". Não há nada de amadorismo o ato de rescisão de contrato do ressentido Thiago Neves.

Tomara que seja o primeiro grande ato de uma série que encaminhe o Tricolor para os trilhos novamente, pois é um absurdo um contrato de "produtividade" que de produtividade não tem nada; bastava entrar em campo 20 vezes e o salário iria para 600 mil mensais até final de 2021; isso escancara a indiferença de Renato para com o clube. É muita grana versus inutilidade com o apoio do técnico.

Repito o que manifestei na postagem de ontem; Romildo deve exigir do novo treinador um compromisso com ele, se não quiser botar em contrato, a utilização massiva, intensa e contínua da base gremista. Promissora base. 

Não dá para esperar que o atleta atinja 22, 23 anos para ganhar o devido protagonismo no elenco principal. Os próprios jogadores, jovens entre 17 e 20 anos, já estão percebendo que à medida que as luzes recaiam sobre suas atuações, o melhor é arriscar o caminho da Europa, sem vestir a camiseta do time profissional titular. Virou uma "roubada" esperar pelo convencimento do atual comandante técnico gremista. Exemplo? Tetê. O que estaria fazendo agora, se tivesse ficado? Aguardando a vez na fila de Alisson e Robinho?

Próximo movimento do presidente: chegar na comissão técnica e mandar parar com essa "frescura" de trazer Wellington Martins, depois, olhar o mercado platino de treinadores. Esse olhar tem que ser de certeza e convicção firmada; nem que os resultados apareçam em 2021.

Não dou três rodadas para que a classificação do Brasileiro indique no topo da tabela, Coudet, Sampaoli e Torrent. Filme já visto em 2019.

Nada de Roger Machado, Mano Menezes ou algo parecido. Se for absolutamente necessário trazer um treinador brasileiro, o menos ruim é Fábio Carille, mas, enfatizo, os argentinos estão inclusive, conquistando espaço na Europa há anos, casos de Diego Simeone, Jorge Almiron, Maurício Pochettino, o próprio Jorge Sampaoli, Tata Martino e, claro, Marcelo Bielsa. Dá para acrescentar José Pekerman e Ricardo Gareca, treinadores de Seleções Nacionais da América do Sul. Tem também Gabriel Heinze e um menor, mas com faixa no peito, Ariel Hólan.

Os técnicos brasileiros para usar uma palavra menos grave ou contundente; são acomodados. Estão ficando para trás. A tabela do Brasileiro diz isso.


11 comentários:

  1. Bruxo! Essa derrota nunca foi tão proveitosa mediante os acontecimentos deste fim de tarde de sexta. Parece que o leme do barco foi tomado. Deus é Pai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Se quiser, Romildo alcançará algo impensável: Superar Fábio Koff.

      Excluir
  2. Tchê. Falei hoje de tarde com o Gláucio sobre o Heinze. Eita. Hehe

    Esse Holan já é mais veterano.

    Sei pouco sobre ambos. Nada na verdade. Mas é bom abrirem a mente para fora do BR.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente o Romildo acordou! Não era possível que ficasse vendo o clube ruir na sua frente sem tomar uma atitude. Um jornalista da Guaíba disse que o presidente ontem teria ido no CT e cobrado todo o depto de futebol. Tomara que tenha ido mesmo. E como tu disse, que já aproveitem o embalo e cancelem essa possível vinda do pé de rato do Wellington.
    E que cara da pau do TN de falar em amadorismo... Amadorismo foi atender ao pedido do estátua e trazer esse parasita pra cá. De má índole como é tá se fazendo de vitima e atacando o clube. Conhecendo o ego do nosso treinador ele deve ter ficado "bicudo" com essa rescisão do seu boleiro de estimação. Vamos ver no que vai dar. E como vai ficar o vestiário também.
    Sobre os treinadores, concordo com 99%, Bruxo! Discordo do 1% no que tange ao RetranCarille, ele tem competência mas dói os olhos e alma ver seus times jogarem, deve ter um salário bem salgado também. Ou traz um bom nome do exterior ou dá uma chance pro Gomes da transição, com enfoque em trabalhar com a base. O pessoal já sonha com Roger mas temos que separar a razão da emoção nesse caso e superar o recorrente saudosismo que sempre aparece nas escolhas do Grêmio. Gosto muito do Roger e torço pelo sucesso mas ele não vingou em nenhum clube desde que saiu do Grêmio, tem mais chance de se queimar do que dar certo penso eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Vou tentar localizar uma postagem minha, que sugeria o Roger, quando ele não tinha rodagem ainda. Acho que foi em 2015.
      Hoje, certamente não o contrataria, se fosse dirigente. Estacionou. Antes, um possível Tite, hoje, um quase certeiro Enderson Moreira.

      Excluir
    2. Não. Roger não pode retornar, não agora.

      Excluir
    3. Rodrigo
      O importante é acertar na mudança.

      Excluir
  4. Rodrigo
    Dizem que é meu esquisito no trato, mas que conhece o riscado.
    Citei os argentinos, porque são os que mais inovam no futebol sul americano. Pensei em incluir mais dois, porém, acho que se aposentou: Carlos Bianchi e o Alejandro Sabella, mas parece que anda sumido. Salvo engano, era o técnico na decisão da Copa do Mundo em 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, se vier tem que ser de fora do pago!

      Excluir