Páginas

sábado, 5 de setembro de 2020

Opinião



A Força Desconhecida do Grêmio

Lendo o blog do Rodrigo, ele observa, vide Dia de Alento que o Grêmio é "maior " que o PSG. É verdade! Nosso clube somos nós, não há um patrão que comprou a instituição e botou dinheiro, muita grana. E ainda não tem a taça de campeão mundial.

Não precisa ser muito velho para lembrar os primeiros anos deste milênio, quando o Imortal teve que conviver com duas folhas salariais, o famoso condomínio de credores, sufoco com fornecedores, constrangimentos comportamentais no elenco e a desconfiança dos atletas buscados, sonhados. Havia o atraso na folha. Esse argumento justificou muita contratação surreal (Rico, Marciano, Luciano Ratinho, Roberto Santos, Cocito e por aí afora). E a torcida engoliu seco, afinal, estávamos no fundo do poço.

Agora, o que se diz, o que se sabe, é que a gestão é responsável, superavitária, vencedora dentro e fora dos gramados. Mas tem uma coisa que me incomoda, porque os grandes jogadores não ficam se coçando para vir atuar no clube da Arena? Será que vão superdimensionar os números, correr o risco de uma negativa e ter que optar por instituições cujo mês tem mais de 30 dias?

Um clube que teve ao mesmo tempo Vizeu, Marinho, Tardelli e André associando seus salários  aos de Kannemann, Geromel, Luan, Éverton mais Maicon e não quebrou; por que não consegue agora, período de tanta instabilidade econômica, em especial, para quem já estava no vermelho, depois de ter-se livrado do quarteto de avantes citados, repito; contratar jogadores de ponta?

Olhem, constatem para onde os dirigentes miram, Gilberto, Wellington Martins, Diogo Barbosa. Convenhamos!!! O que eles tem para oferecer, especialmente os dois últimos nomes?

Respondo: Atrasar a vida dos jovens da base. O lateral vem para atrasar a vida de Guilherme Guedes, Wellington para a vaga que seria de Diego Rosa.

Realmente, o Tricolor não sabe a força que tem ou segue muito atualizada a frase de Aparício Torelly, o Barão do Itararé: - Há algo no ar, além dos aviões de carreira".


2 comentários:

  1. Bruxo! Primeiramente, obrigado pela menção. E sim, tanto eu quanto você sabemos que quanto à nossa grandeza não se abre conversa.

    Quanto à folha salarial, que até bem pouco tempo o Grêmio mantinha, também, pois a informação que temos é de que somos um clube superavitário. Mas, até quando?

    Estou passando a acreditar que, o desempenho dos jogadores em campo, é devido ao parcelamento dos salários que ocorreu devido a pandemia. Estaria o Grêmio em débito com os jogadores?

    Não há duvida que todo o rendimento das vendas que ocorreram nos últimos anos foram para pagar parte dessa gorda folha salarial que o Grêmio mantêm. Para piorar, os reforços que chegam, fazem aumentar esta folha e em nada contribuem futebolisticamente falando.

    Talvez esteja aí o motivo de que não desembarcam grandes nomes no Salgado Filho. Aí, aparece esta conversa (Cavani) que todos sabemos (apesar de todas as brincadeiras e falsas esperanças) não passar de uma grande cortina de fumaça para encobrir toda essa palhaçada que estamos vendo dentro de campo e fora dele.

    Triste, mas verdade.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Acredito que a queda esteja, em parte, ligada ao equívoco da manutenção de se buscar jogadores sem custos e também, nas aquisições com custos, mas frustradas como Marinho, André e Tardelli.
    Hoje, o mais provável seria buscar jovens ascendentes em clubes enforcados ou da Série B. Há bons valores pedindo passagem.

    ResponderExcluir