Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Opinião



Derrota anunciada 

Eu que sou "fominha" por escrever, não tive entusiasmo para postar nada que se referisse a este primeiro jogo da decisão, porque o caos está instalado no time do Grêmio. Uma bagunça sem "ânima". Um time amorfo e inanimado que sequer fez cócegas no arqueiro palmeirense.

 Weverson, o assistente privilegiado do jogo.

De nada adianta poupar os titulares para se prepararem para este "duelo", pois nem no aspecto preparação física, esta medida surtiu efeito. O Palmeiras jogou cerca de 30 minutos (considerando os acréscimos) com 10 e o Grêmio não teve uma única chance de gol originada de jogada concatenada, bem trabalhada.

A inexplicável troca no arco azul não trouxe vantagem, embora a falha no gol de G. Gomez tenha sido de Kannemann que chegou atrasado. Os maus resultados não passaram pelo goleiro Vanderlei.

A defesa teve muita sorte de não ser "fustigada" como diziam os antigos narradores. No Parque Antártica, o Palmeiras vai pressionar mais e os laterais vão fazer água. No miolo da zaga, Rodrigues, P. Miranda e David Braz, o negócio é atirar a camiseta para cima e é de quem pegar. Seis por meia dúzia. Victor Ferraz decresceu e Diogo Barbosa não tem culpa de ser contratado.

E o meio de campo? Maicon é aquilo ali, não desarma, não lança, nem arremata; é o chamado "domínio estéril" . Palavra que li em algum lugar da mídia que "com ele, JP e MH crescem". Crescem?

Pepê esqueceu seu futebol em algum lugar muito bem escondido; o resto do ataque é o resumo da aridez ofensiva, ou seja, depender de Diego Souza, quase que unicamente e do "titularíssimo" Alisson, um jogador que dá para dizer: de onde nada se espera, dali é que não vem nada mesmo, é agredir e atiçar a paciência da massa torcedora.

Segue inaceitável a condição de reserva de Ferreira; passa de implicância para falta de inteligência.

Sobre Churín e Pinares (que não pode jogar) tomei a seguinte decisão: não vou mais criticá-los, porque Marinho (Rei da América da Libertadores 2020) e Luciano (goleador do Brasileiro) não podem ser tão ruins como pareciam ser. Ninguém vira destaque principal da Libertadores, nem goleador do Brasileirão, se não tiver qualificação, então, há algo de insano na condução do elenco.

É algo que Romildo precisa pensar, antes de renovar com Renato.

Como falta apenas 1 jogo, a zebra pode aparecer até com gol de Alisson, por exemplo, mas o bom dirigente tem que ter discernimento do que é fortuito ou planejamento.

Esta renovação de Renato ou a vinda de um novo treinador está valendo a temporada inteira. 


14 comentários:

  1. Qualquer um menos Renato pra próxima temporada. Pode ser pior? Com certeza. Mas pode ser melhor também. Trazer ele de volta é garantia de mais um ano assim. É ficar na zona de conforto, aceitar a mediocridade por medo de arriscar.

    É impossível olhar pros últimos dois anos e acreditar que com o Renato o Grêmio pode ganhar títulos, só ver que nos jogos decisivos não só o Grêmio falhou como foi presa fácil. Não me interessa quantas vezes seguidas ele classificou o Grêmio para a Libertadores, ou em quantas semi finais de campeonato ele chega. Vale lembrar que nos 15 anos que o Grêmio ficou sem ganhar nada cansamos de classificar para a Libertadores e morrer na praia nas copas, e ninguém queria dar contrato vitalício para o treinador.

    ResponderExcluir
  2. O que a Direção precisa é transformar este momento de mudança de temporada para melhorar, não para se aventurar.
    Já manifestei aqui, que o Grêmio deve trocar o comando técnico, mas, por experiência, trocar por trocar pode atrasar em anos o clube.

    ResponderExcluir
  3. Bruxo, o JP e MH precisam jogar por eles, independente de parceria. Hj, o MH não jogou mal, inclusive. Já o JP, por favor.

    Mas com essa escalação, dava pra esperar algo novo? Os mesmos erros, os mesmos jogadores, a mesma forma de jogar.

    E ainda vão renovar mais um ano.

    ResponderExcluir
  4. Vinnie
    Como citei uma frase de um livro que li; acho que era sobre os Ramones: É errado achar que repetindo sempre os meus passos, vai encontrar resultados diferentes (ou quase isso).

    ResponderExcluir
  5. Complicada a coisa, Bruxo. Ontem quando vi a escalação já sabia no que ia dar. É a velha sina desse Grêmio do Renato 2019-2021: Repetir os mesmos erros.
    Fevereiro de 2021 e o cara me escala o Paulo Victor como titular numa final... Também acho que a falha principal foi da defesa mas né, quem escala PV no gol não saí impune. E o Paulo Miranda, o zagueiro que menos jogou no ano de repente vai virar a solução? É claro que não vai. No meio é que está o centro da tragédia, Maicon quando ainda aguentava jogar já não corria muito, JP tem sido uma lesma apática nos jogos aí o Renato escala os dois juntos com o Matheus na contenção: É óbvio que não iria funcionar. O Alisson nunca foi grande coisa e depois da lesão voltou ainda pior, não faz nada em campo e ainda mata quase todas as jogadas que passam por ele. Aliás esse lado direito com Ferraz e Alisson é muito ruim. Pepê anda horrível também. O time depende do Diego Souza pra fazer gols. E o Ferreira não ser titular era questão pra justa causa pro Renato. Não que o Ferreira seja um craque mas é o único atacante que tenta algo nesse time, quando entrou foi o melhor em campo. Se não fosse a falta de pontaria do Luiz Adriano e de uns outros lá o Grêmio teria tomado dois ou três gols ontem. E o Renato ainda vai chorar sobre arbitragem...
    Com a noticia que só falta a assinatura pra selar a renovação foi um tristeza dupla ontem. Sem comntários. Espero que tenha um reviravolta nessa questão, bem que o Flamengo podia dar uma ligada pro Renato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, as escolhas conservadoras do Renato são convicção dele.

      Excluir
  6. Bruxo. Falha do arqueiro. Bola na pequena área. Se o zagueiro não vai antecipar o goleiro deve sair socando a bola. É o básico. O mão de alface além de não pular, cai para trás... empurrando a bola para o fundo das redes.

    Sobre o Ferreira? Deve ser o titular, mas não porque Ferreira resolverá. Simplesmente porque é melhor que Alisson, mas ontem, mais uma vez me pareceu que o rapaz não conhece o prato principal do brasileiro: o feijão. Não tem força para nada o rapaz. Vai ver por isso não deram o penal no Grenal. Um grilo é mais forte que Ferreira.

    ResponderExcluir
  7. Aí é outra questão; como dar massa muscular ao Ferreira sem tirar a sua mobilidade; lembro que o Giuliano virou um robô após o programa de fortalecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa questão da massa muscular me preocupa não só em relação ao Ferreira. Vários dos garotos e outros jogadores são muito "fraquinhos" e todo mundo vive lesionado, dos juniores aos veteranos. Hoje em dia o futebol é muito físico e todo jogador tem que ter uma certa massa muscular, um certo preparo extra. O Grêmio precisa urgentemente rever toda sua preparação física, muscular e até nutricional. Precisa trazer profissionais capacitados e investir num programa forte de preparação dos atletas. Sinto que estamos uns 10 anos no passado em relação a isso.

      Excluir
    2. Giuliano robô, me servia neste time. Bá!

      Não digo massa muscular em si, Bruxo. Mas chutar forte mesmo.
      Eu com a idade dele, sem nada do que é proporcionado a ele chutava mais forte na bola. Credo.

      Eu não quero por fogo no guri. Pode e deve ser útil. Mas não vou mais cair no conto do vigário. Já basta quando acreditei cegamente que J.P. seria um novo Rivaldo. Que coisa.

      Excluir
  8. Difícil acrescentar algo que os amigos não tenham dito.

    Projetar escalação pra domingo...perda de tempo...o "treinador" achou que o time foi bem e levou gol por descuido...aí quando ficou com um a mais desmontou o time empilhando atacantes, de novo...eram trocar simples pra dar gás: Ferreira e Darlan nos lugares de Alisson e qualquer outro do meio, meu voto: Maicon, mas por pura preferência e lógica (questão física), pois nem JP nem MH vem jogando pra merecer titularidade em relação ao ex-capitão.

    ResponderExcluir
  9. Só digo uma coisa, Vanderlei não tomaria aquele gol. Ele tem dificuldade com bolas rápidas nos cantos, mas ao menos as que vão em cima dele ele pega, ou ainda, sai do gol com mais frequência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tomou uma mais fácil no Grenal, Glaucio. Do mesmo jeito, fincado na linha, num cruzamento mais lento e numa cabeçada mais fraca do que a de ontem.

      Por coerência, critiquei o Vanderlei por não sair do gol, preciso reconhecer que o Paulo Victor também falhou. Embora a jogada de ontem tenha um grau de dificuldade muito maior.

      Sinceramente, depois do gol do Tchê Tchê não dava mais pro Vanderlei. Os dois são goleiros médios pra bons, dependendo da fase.

      Essa mudança não critico. Depois da derrota fiasquenta pro São Paulo, era preciso sacudir. O problema é que ele parou ali. Devia ter mudado na lateral direita, trocado o JP por qualquer outro no meio e também o Alisson na frente. Se bobear, até o Pepê com essa bolinha de sagu que vem jogando desde aquele jogo contra o Ceará. Que falei aqui, inclusive, e vcs ainda tiraram sarro.

      Faz parte. Mas eu tava certo. O índice de erro dele já estava muito alto lá. Depois só piorou. É outro a menos em campo.

      Vitória sempre não espero. Mas entrega, sim. Aquilo que o Diego Souza fez ontem no lance da cotovelada era o que TODO jogador do Grêmio deveria ter feito do minuto 1 ao 95. Não é só futebol que falta, e vontade. Os caras estão acomodados.

      Excluir