Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2021

Opinião



Reformulação Urgente!

É impossível não ser repetitivo, é questão de coerência; o time atua do mesmo jeito, são as mesmas peças, os mesmos problemas, resumindo: produção idêntica ao esperado, ou seja, ao seu histórico. 

Escrevi que os onze de Renato com Sol ou Chuva são imutáveis; para contrariar, o treinador trocou o goleiro. Tiraram o sofá da sala.

Vanderlei sem ser aquele de ótimas fases no Coritiba e Santos, conseguiu liderar o ranking que controla as defesas difíceis do goleiros do Brasileirão, também, das 7 partidas que o Tricolor perdeu, deve ter atuado em 4 apenas (imagino). Não tem histórico de ter sido responsável direto por alguma derrota gremista, isto, atuando escassas partidas com Kannemann e Geromel juntos, mas com laterais deficientes defensivamente e zagueiros oscilantes. Nem vou me ater a questão dos volantes que Vanderlei não teve o privilégio de jogar com um de ofício.

Foi aí que Renato resolveu mostrar que quando precisa, mexe na nominata dos titulares.

A reformulação é urgente; começo, afirmando que o Tricolor deve se desfazer de todo o meio de campo. Maicon, porque é ex-jogador (questões físicas irreversíveis para quem está com 35 anos e atua naquele setor do gramado), Matheus Henrique e Jean Pyerre, porque não são Arthur e Luan. São menos. E o grande "porque": Ainda possuem mercado.

 Se continuarem assim, o Grêmio verá o seu patrimônio esboroar. Jean Pyerre é o típico jogador para o Lyon, Olimpique ou Mônaco; tem até o nome francês. Está na hora de tomar novos rumos. O exemplo de Lincoln está vivíssimo na memória gremista.

Matheus Henrique estacionou. Não funciona como primeiro volante e está perdendo espaço no mercado interno na segunda função. Enfim, se "rebentarem" em outros clubes, paciência! é da vida; não há garantias que fariam o mesmo permanecendo aqui.

Renato renovando, há o risco de suas malfadadas indicações; tem também, a manutenção de ex-jogadores e um esquema precocemente ultrapassado que é  o de grande percentual de posse de bola, que, no entanto, é um colírio para os adversários, o do toque-toque improdutivo que permite a pronta reorganização defensiva dos oponentes.

Domingo, com certeza, nós veremos o ataque com Alisson, Diego Souza e Pepê e o meio, talvez uma variação para menos com o ingresso de Lucas Silva.

A tendência é de sofrer uma goleada impiedosa na decisão. 


 

10 comentários:

  1. A Reformulação precisa necessariamente começar pela comissão técnica pois o esquema do Grêmio ta mais do que manjado, não engana mais ninguem.
    Individualmente ninguem se destaca, Paulo Vitor tomou um gol que Vanderlei tbm tomaria, alias tomou um bem pior no Grenal. Paulo Miranda é melhor que Rodrigues mas isso não é grande coisa. Diogo Barbosa esteve esforçado ontem mas um ruim esforçado continua ruim. Maicom não dá mais pq está velho e vive machucado, mas o que dizer de Jean Pierre? Alisson foi o melhor no primeito tempo mas aí acabou o Gás, Ferreira precisa ser titular mas no lugar do Pepê que simplesmente está cumprindo o contrato.
    Uma goleada no próximo domingo pode ser o início de uma reformulação.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    A reformulação, uma verdadeira, começa pela comissão técnica. Ou alguém acha que Renato vai barrar Maicon e Alisson? Faz um, dois jogos, depois, tudo volta.

    ResponderExcluir
  3. Bruxo, acho cedo pra desistir de Matheus e JP. Se o maior problema é o treinador, que ao menos eles tenham a chance de jogar sob o comando de outro, e talvez com melhores companheiros, pois qualidade técnica eles tem, e isso é o mais difícil.

    Minha "leitura": boa parte do grupo encheu o saco com o Renato, não vão correr por ele. Está errado, sim, mas é a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo 100%, Gláucio. Antes de mandar qualquer jovem embora, é preciso dar chances com outro treinador.

      Excluir
    2. Glaucio
      Penso que primeiro deverá ser trocado técnico, mas não acredito que esse tipo de movimentação do meio de campo encontre espaço no futebol atual.

      Excluir
    3. Mas bruxo, eu vejo Arrascaeta, Everton Ribeiro, Diego, Edenilson, Daniel Alves...só pra ficar nos times de ponta de tabela, e esses caras não se movimentam muito também.

      JP tem que recuar muitas vezes pra buscar a bola porque ela não chega nele, e MH sempre foi melhor quando tinha um volante mais fixo, liberando ele pra sair.

      O que falta no meu ver, é JP rodar mais à frente da área, na região entre as "pontas" da grande área, dando opção de passe aos pontas e laterais, ou tabelando com o volante, só que aí já é questão tática, Renato disse que quer ele lá perto da área, encostado no centroavante....e no mais, se falta meias com capacidade de drible, como Luan tinha, há que se mudar a tática...vira e mexe a gente chega no treinador. Eu já defendi muito jogador esforçado...e nessas épocas geralmente o Gremio não vencia nada, por isso hoje sou meio chato na defesa de quem apresenta qualidade, pois é rara.

      Excluir
    4. Glaucio
      O que eu vejo é o aparecimento de um antídoto, uma vacina que os adversários encontraram para este tipo de jogo cadenciado.
      O Grêmio precisa é rapidez na transição do meio para o ataque.

      Excluir
  4. Matheus nunca foi primeiro volante, isso é enjambração do Renato pra poder ter ele e Maicon ao mesmo tempo. De qualquer forma, no mínimo é melhor ter ele no banco de Darlan, por exemplo, do que Thaciano. O mesmo vale pra Jean Pierre. Maicon é ex-jogador, quem no elenco tem as boas características dele.

    ResponderExcluir
  5. Acho que primeira reformulação é do comando, o Grêmio é um bando em campo, falta treino de qualidade. Partindo disso temos que rever toda a questão da preparação física de departamento médico. Depois chegamos no elenco começando pelo gol onde por mim podem mandar todos embora ou deixar o Vanderlei pra reserva e trazer algum bom goleiro pra ser titular. Na zaga precisamos de um reserva confiável e nos livrarmos de David Braz e Paulo Miranda ou de pelo menos um. Lateral direita eu queria ver o Vanderson ganhar mais espaço, Ferraz é muito limitado e resta saber se Leonardo vai voltar. Na lateral esquerda o Barbosa vem se mostrando um grande desperdício de dinheiro, Cortez já passou o seu tempo mas gostaria de ver mais do Guilherme Guedes antes de partir pro mercado. No meio precisamos de um volante mais físico e marcador mas que saiba sair jogando nível titular pra ontem. No ataque mandaria o Alisson embora e estudaria trazer um ponta caso nenhum garoto desabrochasse até junho. Nomes que despacharia sem pensar muito: PV, Julio Cesar, David Braz, Diogo ou Cortez, Thacigol, Everton e Alisson.
    Quanto ao futebolzinho meia boca que uns vem apresentando eu fecho com o Glaucio: esperaria uma troca no comando antes de vender. Matheus Henrique e Jean Pyerre já mostaram que sabem jogar. Eu daria uma segunda chance a ambos com um novo treinador antes de sacramentar alguma venda. Mas por exemplo se chegarem oferecendo 15 milhões de Euros num deles agora entre março e julho aí eu venderia, mas por qualquer trocado ou trocar por algum nome meia boca eu já não concordo.
    Mas enfim, tirando uns nomes óbvios que tem que sair do tricolor eu acho que primeiro de tudo precisaria mudar o comando pra avaliar melhor cada jogador individualmente. Como tu disse outro dia aqui Bruxo quando ninguém vai bem o problema está no jóquei.
    Mais um adendo é que renovamos com o Luiz Fernando. Ele não é tão ruim mas é um jogador bem limitado, ainda pode evoluir mas não acho que tenha justificado sua permanência. Eu preferia ver Guilherme Azevedo, Elias ou o Léo Chu ocupando esse espaço no elenco. O próprio Ferreira foi preterido por ele em vários jogos e mesmo não jogando tanto já mostrou bem mais que o Luiz Fernando.

    ResponderExcluir
  6. Lipatin
    Essa lógica que o Grêmio precisa reverter;primeiro dar chance à base, depois ir ao mercado.
    Concordo contigo.

    ResponderExcluir