Páginas

domingo, 14 de março de 2021

Opinião



Goleiros 

Eles são uma classe especial. Tem um território especialmente demarcado para atuar. Seus fardamento(s) e regras são diferenciados, assim como, diferenciados são os seus treinamentos. Até entram em campo antes dos demais para fazer o "aquecimento", algo que os de linha realizam no vestiário ou noutro local que não o da peleja.  Em decisões, sentem o "bafo da torcida" em primeira mão nos estádios.

Possuem um "professor" específico, inovação que o gaúcho Waldir Moraes, ex-Renner e eterno goal-keeper do Palmeiras, criou. Este profissional que foi da Seleção Brasileira e parceiro de  Ênio Andrade em mais de um time, merece um capítulo exclusivo para si na história do futebol.

Por isso, eu não entendo o porquê de grandes clubes não conseguirem formar e aproveitar os arqueiros da base. Pelo menos, na quantidade e qualidade mínimas para a formação de seu plantel. Nem falo na possibilidade de "exportação em massa".

Fazendo um raciocínio bem simples (talvez ingênuo): será que não dá para revelar um grande goleiro de 5 em 5 anos, isto é, em meia década? Vejam; se formasse um com 19, quando este estivesse com 24, haveria outro satisfatório com os mesmos 19 e depois, um com 29, outro com 24 e surgindo mais com os 19.

Claro! isso é matemático demais, diriam. Verdade! mas também é verdadeiro que surgem vários ao mesmo tempo como Émerson, Murilo e Danrlei ou ainda Marcelo Grohe e Cássio.

E se houver um espaçamento maior do que meia década? Bom, de todos os 11 que formam um time, aquele que é mais longevo é justamente o goleiro. Se um atuar até os 34 anos com alta performance, não será problema se surgir um depois de uma década. Observem que, neste caso, mesmo levando este tempo  para ser forjado novo profissional que contemple todas as necessidades do clube, ele não é inviável, nem deixaria carente a posição.

O Grêmio com a insatisfação sua com três goleiros acima dos 30 anos (Paulo Victor, Júlio César e Vanderlei) e sua escola de formação de goleiros de seleções de base, tem tudo para por em prática uma nova tendência; qual seja, a de aproveitar no elenco, grandes arqueiros, assim como faz com segundos volantes e avantes pela esquerda.

Basta querer. Precisa paciência, persistência e compreensão da torcida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário