Páginas

domingo, 28 de março de 2021

Opinião



Infâmia 

Infâmia, palavra originada do Latim que entre algumas definições quer dizer: ação moralmente e socialmente censurável, perda de prestígio, perda de uma fama positiva.

Estava pronto para postar sobre o jogo de hoje ou para aproveitar material cedido pelo amigo Alvirubro para uma nova Pequenas Histórias, mas a notícia da provável contratação de Rafinha, me deixou indignado.

Se havia um sentido quase nostálgico na crônica anterior (O Sonho Acabou) pela saída de cena dos meninos, esse sentimento virou revolta, porque o que parece é, após, o dirigente máximo dizer que esta temporada seria diferente, ele recebe o seguinte recado: "vâmu vê quem manda nessa p#rra!!!".

 A primeira contratação será Rafinha; jogador de 35 anos, mais de 10 anos no exterior, histórico de lesões, temperamento instável, logicamente, sem a ambição dos jovens, salário europeu, e, o principal, para uma posição onde o clube vê surgir um lateral raro com apenas 19 anos e uma maturidade acima da média para essa idade.

O presidente do Grêmio é o grande responsável por essa infâmia. Tem o histórico de ser político e aí, bom! aí entra a diferença do discurso para a prática. É o famoso "esqueçam o que eu falei".

Não sei porque o clube gasta com departamento/setor de pesquisa, prospecção do mercado, se na hora de usar bem a grana, formar o elenco, a prática é aquela de 50 anos atrás; o treinador dá 10 nomes num bilhetinho e "ajuda" na formação do grupo, abordando atletas adversários nos términos de jogo, puxando para falar ao ouvido no final, piscando o olho ou girando o dedo, significando "depois, a gente se fala" ou "liga prá mim".

Para ampliar a indignação, as coberturas esportivas do centro do país apontam méritos dentro de campo do time, dando este crédito à longevidade do treinador sem a devida análise que é: no melhor momento do clube como instituição nos últimos 30 anos, o time conquistou títulos aquém de suas possibilidades, parecendo o aluno com potencial para tirar 10 que se contenta em "passar por média". "A média é 6? então vamos estudar para 6". Beleza! segue o barco.

Estou achando que só dois tombos como a desclassificação para o Del Vale e a perda do tetra campeonato gaúcho poderão devolver a razão, a expertise ao presidente. 

Ou será que isso é de "caso pensado"?





13 comentários:

  1. É Bruxo... Depois dessa eu desisto de esperar qualquer coisa do Romildo em relação ao futebol do clube. Quem manda no futebol do Grêmio é o Renato.
    Cadê a "voz presidencial" que o Romildo puxou na semana passada quando afirmou que tinha barrado o Rafinha porque não se encaixava no projeto que ele tinha pro Grêmio. Que projeto o Grêmio tem? Porque num dia o projeto é contratar jogadores ainda jovens mas vira o dia e projeto é trazer um veterano de 35 anos que tinha sido "barrado" dias atrás. Mesma coisa com a utilização dos guris no Gauchão, de um dia pro outro resolveram mudar tudo.
    Eu não vi os detalhes, falam que o Rafinha baixou a pedida. Eu duvido, só lembrar os contratos ridículos que fizeram com Tardelli, Thiago Neves, Robinho e mais recente com o Everton Carniça, esse que ganha 500 mil pra treinar na Arena.

    ResponderExcluir
  2. Lipatin
    Isso é o mais irritante, ou seja, mesmo que tenha baixado bastante a proposta, não é o perfil de jogador, cujo discurso do Romildo havia sido passado no início deste ano.

    ResponderExcluir
  3. Ao que parece Renato garantiu que, com ele, Rafinha joga.
    "A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Só demonstra que houve um teatro por parte da Direção na "movimentação das peças" para frear a influência do treinador. Esse Amoedo é uma "graça", se participou desta empreitada.

      Excluir
  4. Bruxo. Eu não gostei, também, desta contratação. Porém, vou esperar um tanto para poder firmar alguma opinião.

    Não sei se estou um tanto ressabiado, devido as afirmativas que já dei por aqui e em outros espaços que, na realidade, foram todas furadas. Especialmente quando se fala em J.P. e Matheus Henrique.

    Rafinha é um jogador de 35 anos. Isso tem peso, mas pelo tudo o que falam por aí é um jogador de muita técnica. Espero que isso se confirme. Temos como exemplo o Léo Moura. Veio desacreditado do mesmo modo. De repente, pode ser que cole mais uma vez.

    A questão a ser observada é: Vanderson dará conta do lado direito o ano inteiro? Tenho para mim que não. Ele ainda não é uma unanimidade indiscutível.

    O que parece ser indiscutível é que Rafinha é melhor que Vitor Ferraz. Logo aí, um ganho.

    Outro ponto: a massa pede encarecidamente que o Romildo abra a guaiaca. Quando não abre recebe paulada. E quando abre é mal investido, então, qual seria a melhor reposição para uma posição que ainda temos certa carência? Qual seria o nome?

    São questões que poucos ou quase nenhum torcedor saberia responder. Eu não sei. Digo mais: quiçá nem eles lá de dentro saibam.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo
    Para lateral tem 3: Vanderson, Ferraz e o Lé Gomes,logo ali em frente; não é prioridade. Com 35 anos: Rafinha, Geromel, Maicon e Diego Souza. Tu achas, que, juntos em jogos importantes, que é o que o treinador deseja, eles vão segurar o rojão?
    Não se deve olhar esta contratação pontualmente, mas ela dentro do contexto de uma nova realidade, segundo discurso do presidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo Gomes? Estará ele recuperado da lesão a ponto de chegar e fardar? Penso que não. Ferraz, bom o Ferraz já sabemos que é pouco. Então aí temos, querendo ou não um ganho de qualidade com o Rafinha, pois na idade se equiparam.

      Mas Bruxo. O assunto em pauta é o lateral. Ao menos eu pensei que fosse. Quanto aos demais velhos do grupo, pelo menos, há no elenco quem "possa" segurar o rojão. Basta o Renato querer usar.

      Excluir
  6. Rodrigo
    Existe um discurso. Que tudo seria diferente; me responda, o que Rafinha é diferente de T.Neves, Robinho, Éverton, Léo Moura na maioria de contrato dele.
    Para 2021, eu não confio nem em Diego Souza. O tempo é implacável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não acompanhei muito a carreira de nenhum deles. Mas Rafinha tem casca que TN nunca criou, por exemplo. Não estou defendendo, mas Bruxo, no mercado atual trazer quem? Aí o homem não traz ninguém é criticado do mesmo modo. Tudo se define em "apostas". Querendo ou não. É quase como que investir na bolsa. Maior o risco, maior o lucro ou maior o prejuízo.

      Excluir
    2. Rodrigo
      O problema é a mudança que se faz necessária. É pensar a médio prazo. É também, olhar para o passado recente de Tardelli, T.Neves e esse pacote de insucessos como Carlos Alberto, lá atrás ou Maicosuel, ou seja, indicações de Renato, assim como, Negueba e William Schuster por Roger. A Direção tem que ser mais decisiva na hora de comprar, não dá para deixar na mão dos treinadores.
      Imagina se Bolzan Jr. não tivesse agido no caso T.Neves, o cara ainda estaria no grupo.

      Excluir
    3. Aí que tá Bruxo, Bolzan agiu no caso do T.N.. Errou em contratar, sim. Mas a tempo, corrigiu o erro. E o Rafinha só será um erro se repetir o que fez aquele cidadão fez, coisa que eu acho bem difícil. E isso, só o tempo e as partidas nos dirão.

      Excluir
  7. Se eu colocar só o link, não abre para os não assinantes, então, reproduzo aqui o texto de Leonardo Oliveira de 1 hora atrás na ZH, portanto, 10 h após o nosso. É o que penso, exatamente:

    O acerto e o erro do Grêmio ao contratar Rafinha
    Chegada do lateral experiente se dá justamente para a posição em que há uma joia do clube pedindo passagem
    28/03/2021 - 18h12min
    LEONARDO OLIVEIRA
    O Grêmio acerta em contratar Rafinha pelos valores que se divulga, R$ 450 mil mensais, o pacote inteiro, e por apenas um ano de contrato. Virou negócio de ocasião, embora ainda tenhamos a imagem do lateral-direito campeão brasileiro em 2019. Mas o Grêmio erra em rever sua estratégia de apostar na base.
    Porque a chegada de Rafinha se dá justamente para a posição em que há uma joia do clube pedindo passagem. Vanderson, 19 anos, se afirma a cada jogo. Tem potencial para ser titular e confirmar tudo o que vimos até aqui. Mais do que isso, tem tudo para ser a próxima venda. Ou tinha. A chegada de Rafinha vai fazer do garoto um reserva. Haverá espaço para Vanderson em alguns momentos da temporada, evidentemente. Mas não haverá a sequência que traz a confiança e faz o garoto virar adulto em campo.
    A contratação de Rafinha, nos moldes em que se comenta, repito: é um bom negócio. O perfil da contratação é que contesto. O Grêmio, através do seu presidente, havia anunciado uma mudança no projeto, com aposta maior na base.
    Ao trazer um lateral-direito de 35 anos para ficar à frente de um de 19 anos, da casa, o clube adota uma prática diferente a do seu discurso. Rafinha será uma fonte de aprendizado para Vanderson? Sim, será. Mas também tem grandes chances de ser um ano a menos na trajetória do guri como titular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Porque a chegada de Rafinha se dá justamente para a posição em que há uma joia do clube pedindo passagem. Vanderson, 19 anos, se afirma a cada jogo. Tem potencial para ser titular e confirmar tudo o que vimos até aqui." .... "A chegada de Rafinha vai fazer do garoto um reserva."

      Obrigado, Bruxo, por nos trazer o assunto. Mas esses enrustidos da Ipiranga não me convencem. Afirmar que Vanderson será reserva é puro ranço. Para mim é evidente que ambos irão revezar. Aliás, Rafinha sequer vestiu a camiseta ainda. Engraçado que eles lá, a poucos dias atrás faziam propaganda para que alguém investisse 1 milhão em Rodinei...pfff

      "Ao trazer um lateral-direito de 35 anos para ficar à frente de um de 19 anos"

      Até nem parece que eles lá tem um centroavante de quase 40 anos ("problema semelhante, mas o cara lá é visto como salvação), ganhando milhões e que deixa a "joia" deles o tal de Yuri no banco...

      Excluir