Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2021

Opinião



O Fim de um Atrapalho 

A Raposa e as Uvas; a fábula; eu não me preocupo, se estas linhas tiverem relação com "as uvas estavam verdes". A Sul americana não tem "tesão" nenhuma, que bom que caiu fora. Paro por aqui e vou especificamente para a partida de hoje. Apenas mais um reparo; o time regrediu esta noite.

Péssima partida do início ao fim, não merecia empatar, escapou de tomar uns três, o próprio gol foi acidental, uma bola defensável, que o goleiro da LDU aceitou. Arqueiro que não fez uma única defesa nos 100 minutos.

Os erros começaram na casamata com a infeliz estratégia de aguardar o adversário para contra atacar. Deu vergonha de ver o time recuado, sem nenhuma jogada de "escape".

Além do coletivo estar aquém das suas possibilidades, individualidades afundaram esta noite. Lógico! os jovens vão oscilar até se firmarem, o ruim é que "escolheram" uma partida decisiva para ir mal. Vanderson, Fernando Henrique e Léo Pereira foram decepcionantes, Bobsin, o menos ruim e Jean Pyerre, sumidaço. 

A zaga trabalhou demais, Geromel e Kannemann ficaram muito expostos, Diego Souza se encaminha a passos largos para a aposentadoria, não dá para se enganar com o gol que fez.

Alisson esteve bem na frente, mas a propalada importância tática, confesso que não vi novamente e a condição de "bengala" de lateral, igualmente, não apareceu na Arena. Cortez esteve órfão naquele dois contra um que a equipe equatoriana fez no lado direito ofensivo.

Agora, a prioridade fica robustecida (sair do rebaixamento), assim como, a carência de um armador e de atacantes, pois diferentemente da má jornada de Fernando Henrique e Vanderson, que considero eventual, Léo Chú, Léo Pereira e Guilherme Azevedo não são jogadores para investir em momentos decisivos. A média de atuação deles é essa.

De tudo que vi, os jovens não me preocupam, me preocupa a condição de Diego Souza, o investimento em Cortez e Alisson, também, a estratégia equivocada do treinador para  essa decisão. 

Soou anacrônica.

Teve algo positivo? Sim, temos um goleiro de muita qualidade.

Por fim, o juiz beira o amadorismo, mas a desclassificação está muito mais "linkada" com a péssima atuação do Tricolor.

22 comentários:

  1. Desculpa Bruxo mas vou discordar.
    Primeiro, a sul Americana era a chance de ganhar um título que o clube não tem, levaria para a LA 2022 e para a final da Recopa além de uma boa grana.
    Segundo, é fácil a gente sempre vim aqui criticar o Cortez e o Alisson e deixar pra lá às duas bolas bisonhamente perdidas pelo Jean Pierre que resultaram nos gols da LDU. Aliás cansei de jogador, sempre caminhando em campo com seu "passe qualificado" que não resulta em nada.
    E vamos esquecer a Copa do Brasil pois não temos chance alguma, é foco total no Brasileirão a começar pelo jogo de 6 pontos na próxima rodada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Aí é que reside as lições deste hoje, ou seja, o que foi eventual e o que é reincidente.
      Trabalho para a comissão técnica.

      Excluir
    2. corrigindo: as lições deste jogo de hoje ...

      Excluir
    3. Complementado, Carlos
      Com essa necessidade de reconstrução do time, alguém acreditava em título na Sul americana?
      Melhor cair logo e desafogar o calendário.

      Excluir
    4. Perfeito, Carlos! Perfeito!

      Excluir
    5. "Primeiro, a sul Americana era a chance de ganhar um título que o clube não tem, levaria para a LA 2022 e para a final da Recopa além de uma boa grana."
      2

      Bruxo, a Sula eu considerava menos difícil do que a Copa do Brasil.

      Excluir
    6. Carlos. JP numa péssima noite ontem mesmo, parecia de ressaca. Todo quarteto da frente tava no modo carniça ontem.

      Excluir
  2. A dupla de zaga exposta...pois é. Faltou volância, pelo que me pareceu. Um buraco esse meio de campo. Triste pelo clube, mas estou finalmente convencido que este elenco jogará algo digno à sua altura. Time para fugir do z4 e nada mais. Que pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      É cedo para qualquer conclusão; os jovens vão oscilar, espero apenas, que torcida e imprensa tenham paciência com eles, a mesma que tem com veteranos que erram, erram, erram ... e estão sempre merecendo chances.

      Excluir
    2. Claro que é cedo, Bruxo. A questão, meu amigo, é que ontem essas oscilações custaram a eliminação da competição. A retranca moderninha não deu certo. Se TS cometesse um erro bisonho destes, hoje amanhecia morto e crucificado. O mesmo valeria se DS perdesse o gol que Pereira perdeu. Mas faz parte. Agora, o que todos queriam lá no começo do ano se realizou. O Grêmio focará apenas no Brasileirão. Até porque a Copa do Brasil, é bem mais difícil do que estava sendo esta Sul Americana.

      Em tempo, não defendo medalhões e sim quem entra e dá a resposta. FH é promissor, mas ainda não está pronto para assumir uma broca do tamanho que é o meio de campo do Grêmio. Terá que ser lapidado. Precisa ter ao lado dele, alguém com certa experiência.

      Excluir
    3. Rodrigo. Mas o sarrafo com os cascudos é maior justamente por serem cascudos. Mas ontem todo mundo jogou mal mesmo. Pleno acordo com isso: Tem que jogar quem dá resposta.

      É bem como tu disse: Largaram agora o FH e o Bobsin pra resolverem esse meio campo que já é problema tem anos, sendo que até uns quatro meses atrás os mesmos jovens eram vistos ainda como "insuficientes", e nunca jogavam, na avaliação do Renato e sua comissão. Com o Tiago Nunes o FH também praticamente não jogou. E agora a gente vê que os dois são anos-luz melhores que o Lucas Silva, por exemplo. Mesmo caso com os goleiros que tavam mofando na transição enquanto sofríamos com Vanderlei e PV. Muitos erros de má gestão do futebol acumulados estão estourando agora.

      Excluir
  3. Me esqueci de dizer que FH foi mirim, mas muito mirim no lance do pênalti. Mas não vou queimá-lo por isso. Foi dele a origem do primeiro gol.

    442, ou ainda, um 451 poderá nos salvar do pior. Não vejo outra saída.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza,Rodrigo, até porque entre Fh e os demais volantes do elenco há um oceano de diferença. Ruim com ele, pior sem ele.
    FH está no aprendizado ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, está. Mas custou caro, o seu aprendizado. É por isso que tanto se fala em lapidação. Espero que ele tenha realmente aprendido, a não cometer semelhante erro.

      Excluir
    2. O Fernando Henrique errou, pagou caro pela imaturidade de deixar a perna. Mas pra mim a cagada foi do Cortez que podia ter tirado a bola antes.
      O problema foi ter passado quase todo o primeiro semestre do ano botando Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon em campo e não lapidando ele. Se tivesse jogado mais talvez já estaria "mais pronto". Só foi ganhar sequencia agora no meio da fogueira.

      Excluir
  5. Rodrigo
    Estou em dúvida, onde ele foi "mirim"? Se foi no lance da penalidade, o erro clamoroso ocorreu com o árbitro e o var. A falha que eu vi aconteceu no primeiro gol,porque nem ele acompanhou o meia, nem o Vanderson ocupou o espaço na hora da cabeçada.
    Fernando Henrique fez o que um veterano faria naquele lance do pretenso pênalti, até recolheu a perna. Se houve erro, esse foi do juiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recolheu a perna, Bruxo? O chute que ele deu no jogador que já estava caindo, não é um lance mirim? Em jogo que tem VAR?

      Excluir
  6. Mas nem falta houve! Sinceramente, se esse lance é para pênalti, então, eu não entendo mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao dar o chute mesmo sem chance de alcançar a bola, ele correu o risco de acertar o adversário...

      Excluir
    2. E acertou, Gláucio. Aí que tá.

      Excluir
  7. Foi um jogo ruim, nenhum dos times merecia ganhar. Foi uma atuação abaixo em termos gerais, com exceção de Geromel, Kanneman e o Chapecó todo mundo esteve abaixo ontem. O Grêmio podia ter matado o jogo ainda no primeiro tempo mas escolheu sentar no 1x0 e deu no que deu... Não acho que a Sula não vale a pena. Seria um bom titulo e uma boa campanha daria mais moral pro time nesse calvário. Nunca é bom ser eliminado, ainda mais no meio de uma crise.

    O Grêmio teve muitas oportunidades de contra-ataques desperdiçadas. Lembro bem de três: Uma do Cortez recebendo dentro da área e ficar sem saber o que fazer; Outra que o Diego Souza tenta dar uma arrancada e, bom, é óbvio que o zagueiro chegou antes dele; E o mais gritante o lance do Léo Pereira tendo uma pane geral na frente do goleiro.
    Sobre o pênalti, primeiro aquilo não foi pênalti. O Fernando Henrique foi "inocente"? Foi, mas não foi penal foi uma cavada com a benção do VAR. A grande cagada do lance é o Cortez que em vez de tirar a bola tenta proteger e deixa o atacante seguir o lance, lamentável. E o juizinho não tem nem o que dizer, muito ruim, uma arbitragem vergonhosa. Nos dois jogos.
    Os dois gols saindo pelo nosso lado esquerdo. Não adianta especular Paulinho ou atacante goleador e seguir com um buraco na lateral esquerda. Não temos lateral esquerdo, tem que testar o Guedes e trazer alguém. Não dá mais.
    Felipão errou nas mexidas, era pra ter sacado Alisson e Souza bem antes e não o Léo Pereira. Repito aqui: Alisson, Cortez e Diego Souza não dá mais. O Alisson acertou o cruzamento pro gol mas fora isso foi uma nulidade em campo. O Souza fez o gol mas é muito lento e pesado, chega dar uma agonia de ver ele se arrastando em campo. O Cortez é uma desgraça e depois entrou o outro podre do Barbosa.

    Agora é juntar os cacos e tentar ganhar mais uns pontos pra fugir do Z4 no Brasileiro. Dá bem pra ganhar do América e dar um "upgrade" na moral depois do vexame de ontem. E de preferência sem o trio carniça no time titular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      O caso da lateral esquerda é uma prova de incompetência, pois se a Direção não estranha o não aproveitamento de Guilherme Guedes e não confia no futebol dele, o correto (administrativamente) é liberá-lo.

      Excluir