Páginas

domingo, 28 de novembro de 2021

Opinião




Escândalo

Mesmo que eu tenha visto pedaços de alguns jogos, o que poderia deixar a análise sob suspeita, ver o Tricolor perder um turno inteiro (19 partidas) numa edição que tem muito, mas muito time ruim, é um escândalo.

Há cerca de 12 clubes praticando um futebol deficiente, digno de rebaixamento, basta lembrar que antes de perder para o Bahia, o Grêmio, juntamente com o Juventude, ambos eram os únicos a ganhar 2/3 do pontos nas últimas cinco rodadas.

Assistir Internacional, Santos, Atlético Paranaense, América Mineiro, Bahia, Sport, Chapecoense, Atlético Goianiense, São Paulo, Juventude, Cuiabá, Ceará e Fluminense, requer muita, muita paciência e não ter nada mais de interessante a fazer.

Pois para essa turma que vem jogando um futebol pobre, o Grêmio "se habilitou" a ser um dos donos das quatro vagas que levam à Série B em 2022.

Isso que passou por uma cirurgia; o Tricolor ficou mais de 10 jogos vencendo com Tiago Nunes e ganhou o tetra campeonato gaúcho, o que motivou o discurso que "agora vai"; o ajuste tão necessário havia sido realizado em curto espaço de tempo e com êxito.

Como explicar?


10 comentários:

  1. Alguns fatos podem explicar: a omissão do departamento de futebol que não afastou as frutas podres do vestiário (Diego Souza, Rafinha, entre outros); a aparente escalação baseada na vontade do grupo de jogadores; a falta de respaldo aos treinadores (Tiago Nunes e Scolari); um grupo de jogadores vadios que não entenderam o tamanho do clube; contratação de jogadores limitados, vide Thiago Santos, que não deveria jogar futebol, já que ele não sabe e a permanência de atletas que acham ser maiores que o clube, caso de Ferreira, que inclusive processou o Grêmio e continuou no clube.

    Enfim, são incontáveis erros, inclusive o timing para demissão de Renato Portaluppi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, por isso digo que é mais vantajoso para o clube como instituição e tendo em vista o processo de formação dos garotos que é mais vantajoso se dispensar jogadores que não se enquadrem, mesmo pagando a rescisão integral do que mantê-los e contaminar no anímico.
      Há vários que nem deveriam ter vindo. Novamente vou repetir: onde está o departamento de dados do clube que já foi apontado como uma referencia?
      Por outro lado, mesmo gostando de um bom futebol, há momentos que é preferível um monte de operários do que figurões.

      Excluir
  2. A queda do Tiago Nunes começou com a covid que tirou 15 jogadores do elenco...mas o time já vinha cambaleando desde 2020.

    Some-se o que o Rafael citou e quando viram já estavam só por milagres.

    O pior de tudo, é que 2 jogos chave foram perdidos por ruindade, falta de pontaria, que foram Sport e Cuiabá. Com 5 pontos a mais, hoje o Grêmio ainda estaria lutando pra não cair, e talvez com mais folga, pois teria menos pressão e isso influencia cada vez mais à medida que as rodadas passam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio, esta história de Covid não pega, a série de lesões de alguns não pega, há algo de errado nisso. Para abrandar o tom, talvez seja questões contratuais (leia-se número de jogos). É certo que alguns possam ter um ou outro problema de vez em quando, mas a frequência foi grande. Quanto aos jogos "cruciais", estes vem ocorrendo desde o início do campeonato.

      Excluir
  3. Bom dia, Bruxo. Difícil. Acho que não há explicação na verdade. De fato havia e ainda há gente muito ruim acima de nós. Porém, nunca saímos do lamaçal, dessa areia movediça que lentamente nos traga para a segunda divisão.

    Te confesso que eu ainda tenho esperança, bem pouca é verdade. Mas enquanto eu não receber o golpe final não vou desistir. Uma pena que os jogadores parecem já ter aceitado o triste fim. Mas eu tenho e me reservo no direito de permanecer com minhas mandingas. Minhas crenças.

    Estive alguns dias fora daqui, em respeito ao sentimento dos demais colegas foristas, porque de nada adiantaria eu vir aqui uma vez que o meu sentimento era totalmente oposto aos demais. Mas li cada comentário escrito e respeitei cada um deles ficando em silêncio.

    Para mim, o Grêmio está nessa situação porque acredito que a ferida foi aberta de dentro para fora.

    Romildo foi indagado na sexta, sobre os conselheiros que estavam ao seu lado e que agora sumiram. Porém, aquele outro empresário, dono da fábrica de enlatados não foi lembrado na coletiva pelo jornalista, mas desapareceu do mesmo jeito. Devido a isso, aumenta a suspeita de que realmente a tal rádio foi ou é bancada por aquele sujeito. Na minha leitura tentaram criar uma rusga. Um atrito. Mas Romildo foi diplomático, político talvez, e não atirou merda no ventilador como muitos por aí tem feito... Por ser o presidente ele será o maior culpado, mas eu não o culpo. Não mais. Já fiquei brabo, ressentido. Muitas vezes desabafei por aqui. Não adiantou nada. Por fim, entendi que eu sou apenas um torcedor comum. Que corneteia, que apoia... Eu nunca terei o diagnóstico. A explicação.

    O Gláucio resumiu aí uma forma que serve para nós meros foristas totalmente anônimos: faltou pontaria, que aliada a ruindade não dá boa coisa.

    Se o milagre acontecer, coisa que talvez 1% da torcida acredite, vou agradecer. Se não acontecer também. Como já falaram para mim outro dia: futebol é a coisa mais importante das menos importantes. Eu sei que isso é apenas um modo de tentar encobrir a dor. Esse papo não cola com fanáticos. Todos aqui somos, do contrário não estaríamos falando disso. Uns mais moderados, outros nem tanto. E quando disse que eu vou agradecer de qualquer modo é porque eu ainda tenho, graças a Deus saúde, bons amigos, e um time para torcer.

    Boa semana à todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Rodrigo, somos fanáticos. Este ano comentei mais do que nos anteriores. Não imaginava que falaria tanto. Mas venho com a intenção de colocar alguma coisa diferente do que só nomes, por não acompanhar muito o futebol, e táticas, o que nem entendo direito. Caso contrario seria treinador. kkkkk
      Concordo com você quanto ao Romildo. Ele nunca esteve só nesta empreitada. Ele é o simbolo de uma união tênue das correntes politicas. Oposição interna sempre haverá. No caso dele foi um consenso para a reconstrução.
      Quanto suas manifestações, elas devem ocorrer não só para desabafar, mas para olharmos outros ângulos da coisa toda.

      Excluir
  4. Se o milagre acontecer, ele não pode mascarar a situação. Tem que ter uma revolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta questão de revolução é só no imaginário.
      A revolução que necessitava foi feita depois de 2004. Colhemos vários frutos. Algo, neste ano, internamente, deu errado, depois de 17 anos. E diga-se, num momento importante em que se discute a antecipação do controle da Arena.

      Excluir
  5. Bruxo, por favor, apague todos os meu comentários neste post. Não irão contribuir para este dialogo. Além disso, parece que algumas coisas já estão acontecendo internamente. creio que será de maior proveito seu proximo post sobre o novo assunto. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Arih
    Excluí a teu pedido, mas eram importantes contribuições, algumas até premonitórias como se viu nesta tarde no clube.

    ResponderExcluir