Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Opinião



Aplicado e Atento: o Grêmio em Ponta Grossa

Muitos talvez vejam na partida desta noite, o Tricolor com a "cara" de Série B ou que aprendeu a encarar a nova realidade. Discordo. Jogando assim, tanto faz o certame, a verdade é que em tempos de muitos adversários iguais, exceto dois ou três no Brasil, muitas derrotas serão evitadas com a aplicação e o devido interesse dos atletas dentro de campo. 

Observem que o progresso da equipe veio do espírito competitivo do coletivo, que é tão presente em Geromel e Kannemann, para exemplificar e se espraiou por todos os setores; zaga, meio e ataque, cada um com suas particularidades; é verdade.

Os ingressos dos laterais nos últimos jogos (Rodrigo e Nicolas), elevaram a qualidade defensiva do quarteto de zagueiros. O meio de campo foi o ponto alto, destacando-se Villasanti e, em especial, Bitello, este, numa de suas melhores jornadas.

Por fim, o ataque apresentou "fatos novos": Diego se destacou mais como pivô do que finalizador, Biel vem num crescendo e Elias, apesar de uma única vez, apareceu de forma decisiva no meio da área. Janderson entrou bem, mas falta o acabamento da jogada. Ele zune entre os defensores e quando se imagina um desfecho favorável no lance; desperdiça cada chance que ele mesmo cria.

O ponto ruim: Campaz, novamente. Estou chegando à conclusão, que confinado ao lado direito, afundará. Está num exílio; é jogador de centro. Ali, ele deverá brigar por um lugar entre os 11 titulares. Desconfio que está se aproximando do banco de reservas.

Se seguir jogando compenetrado, mais alguns ajustes em determinadas posições (e movimentações), o Tricolor poderá "rondar" o G-4 até o momento de se estabilizar nele.

É cedo, mas vencer na casa de um adversário que não perdia desde Outubro é um bom sinal de evolução.


15 comentários:

  1. Perfeita análise Bruxo, só discordo sobre "rondar" o G4, precisa é se estabelecer ali e abrir vantagem para não sofrer lá na frente.
    Próximos dois jogos precisa buscar no mínimo 4 pontos.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Quis dizer que o time está em formação, a atropelada poderá ser na virada do turno.

    ResponderExcluir
  3. Boa analise, Bruxo. Uma vitória importante, agora estamos no G4. Temos que nos manter sempre por ali.
    Ia comentar sobre os laterais também. Com o Rodrigo e o Nicolas juntos é outra coisa. Melhora não só a zaga como todo o resto do time. Também gostei do meio, Villasanti e Bitello foram bem só o Lucas Silva destoou, não foi um desastre mas poderia ser bem melhor, porque segue com a agilidade de uma geladeira. O Roger ainda precisa solucionar essa "brecha" de quem vai jogar ali no trio de meio.
    Sobre o Campaz também estou jogando a toalha, ele só tem o chute e cruzamento de resto tem sido um peladeiro. Talvez possa ser testado no meio novamente mas pra jogar ali vai precisar melhorar e trabalhar bastante com e sem a bola, tenho minhas dúvidas se ele vai conseguir isso. Elias merece a vaga de titular pelo lado direito do ataque, somando as suas boas atuações como ponta e a draga que o Campaz anda não faz sentido deixar ele no banco. Fiquei feliz por ele ter feito o gol, ele merece. Diego Souza em jornada discreta mas foi importante no lance do gol, quando ele se projeta pro meio puxa dois marcadores com ele, abrindo o espaço que o Gabriel Teixera aproveitou pra dar o passe do gol. Falando nele, o Biel foi bem. Eu tinha um pé atrás por questões de bruxismo do Roger com ele mas foi decisivo nos últimos jogos e tá merecendo essa sequência, não é um primor mas tá dando resultado.

    Uma adendo: Frizzo estava no banco ontem. Mais um que ia sair e ficou.
    Sarará voltou a ganhar oportunidade entrando no segundo tempo também.

    Não foi um jogo bonito mas valeu a vitória. E como tu falou, o time se mostrou mais sólido. Mas o mais importante é vencer e somar os três pontos.

    ResponderExcluir
  4. Não assisti o jogo, horário horrível em que tenho de buscar minha filha na casa da avó, dar janta, banho... portanto, Grêmio fica em segundo plano.

    Apenas uma observação sobre Campaz: se destacou na Colômbia e chegou a seleção atuando pela meia esquerda. Pelo visto ninguém no Grêmio tem a capacidade cognitiva de ir no Youtube e ver uns dois ou três lances do guri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é che....essa do Campaz não dá pra entender, o cara tem um bom chute e certa habilidade, botar aberto lá na direita e longe da área é desperdício, e vai acabar queimando.

      Excluir
    2. Bah, alguns comentários meus foram como anonimo, não to conseguindo colocar a conta do google

      Excluir
    3. Glaucio
      Os meus também estão saindo como anônimo .

      Excluir
    4. Glaucio
      Quando uso o Firefox, tudo bem, no Google Chrome, não consigo; os comentários ficam como anônimo.

      Excluir
    5. Rafael
      Escrevo sobre isso, hoje. Em seguida.

      Excluir
    6. Pois o Blogger parece ter atualizado essa parte dos comentários e da autenticação de usuário nos comentários.
      Uso o Firefox aqui e tá normal, só o layout do "comentar" que mudou mesmo.

      Excluir
  5. Olha che, eu achei o time muito "suave" no primeiro. Marcação sem pegada, quando roubava a bola não tinha ambição de atacar, pareciam pisar em ovos, inseguros.

    Mas é aquele coisa, o importante é subir, talvez jogando assim seja suficiente.

    ResponderExcluir
  6. Faltam 63 pontos pro acesso. É o que resta, focar no objetivo, porque é um exercício de paciência ver o Grêmio jogar.

    Meu medo é ele frear a (pequena) evolução da equipe ali adiante ao querer arrumar lugar pro ciscador do Ferreira.

    Começamos a cair quando ele virou “referência técnica”, e voltamos a respirar quando ele finalmente saiu do time. Coincidência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      Eu acho o Ferreira um bom jogador, o problema é a velha mania do Grêmio querer criar um ídolo na base da superestimação, já vimos este filme antes e nos custou muitas desclassificações na Libertadores, em especial, nas oitavas de final.

      Excluir
  7. Bom dia aos amigos.
    Bruxo, se me permite, vou postar aqui o link sobre uma análise dos pontas do Grêmio para quem quiser ler:

    https://primosgremistas.blogspot.com/2022/04/o-segredo-gremista-para-atacar-melhor.html?m=1

    ResponderExcluir
  8. Anderson
    Gostei. Acho que este ano é decisivo para o Elias no Grêmio.
    Biel parece uma versão do Paulo Nunes, quando chegou em 95.

    ResponderExcluir