Páginas

quinta-feira, 16 de março de 2023

Opinião




Grêmio avança na Copa do Brasil 

Confirmou-se, o Ferroviário não foi páreo para o Tricolor. Qualquer receio antes do jogo por parte dos torcedores gremistas e de setores da imprensa gaúcha era uma preocupação exagerada. Até afirmo: o Ypiranga é mais perigoso do que o time do Nordeste.

Foram mais de 20 arremates a gol, incluindo uma penalidade máxima e o rebote com o goleiro caído, na primeira etapa. Verdade que quase sofreu gol, antes de abrir o placar nos acréscimos.

O que fica como lição destes últimos jogos é uma versão da história do cobertor curto; o Grêmio ataca forte, produz chances de gol como há muito tempo não registrava, porém, para o nível de adversários enfrentados, a defesa está exposta em demasia. Desconfio que a primeira medida a ser adotada é a volta de Villasanti á frente da zaga e repensar as laterais, seja em nomes, seja em posicionamento.

Vi o Ypiranga contra o Bragantino; uma vitória sem questionamentos do time de Erex(ch)im sobre um clube de Série A. Desconfio que o gramado prejudicou muito os visitantes, mas não foi só isso. 

Um empate no Colosso da Lagoa não será um mau resultado.

Voltando ao confronto desta noite; boas partidas de Bruno Alves e Cristaldo, o banco fez bem ao Ferreira que entrou mais ligado,  inclusive marcando gol. A concorrência é uma arma para Renato.

12 comentários:

  1. Bruxo. O resultado do dia anterior, esse do canário, serviu para uma outra coisa a meu ver. Para que nós reconheçamos, de certa forma, o bom trabalho que o time vem fazendo neste início de temporada. E muito embora, em sua grande maioria, sejam adversários modestos o Grêmio se mantém invicto até o momento. Com alguns erros ou não o time é o líder do rural e tem feito boas apresentações, há no mínimo, uns 4 ou 5 jogos. Falta, ainda, acertar a pontaria. E isso, não é culpa do Renato.

    Ontem, além do pênalti, o Grêmio teve boas chances. O time do Jardel levou sorte. O goleiro deles fez a melhor partida da vida, imagino. E não é de hoje, repito, que o Grêmio tem começado bem as partidas.

    A mídia, a maioria vermelha, tenta de forma desesperada achar pelos em ovos. Que fulano, poderia ser melhor que cicrano e vice-versa. Ontem, viu-se o seguinte: o Grêmio toma um contra-ataque. Em seguida, vem a troca no meio de campo. O Renato sabe que o Villa é o melhor marcador da meia cancha, ao contrário do que muitos gremistas, inclusive, dizem... Eu já percebi que ele manterá o Pepê e o Carballo juntos, para que em momentos mais complicados do jogo, possa mudar o esquema imediatamente conforme o adversário.

    Aí fica a minha pergunta: tivesse o Grêmio anotado todos os gols que tem perdido, nos últimos jogos, alguém sentiria a falta de um setor defensivo mais "estável"?

    Vez e outra penso que o torcedor gremista nunca está contente. Com nada. É brete.

    E sim. Um empate domingo, não é mau resultado. Mas te garanto que caso o time empate, ou até mesmo perca,. haverá muita corneta. E outra: dizem que há momento certo para perder. Eu arrisco dizer que a derrota acontecer no domingo será em oportuno momento, e isso nem é uma tentativa de me vacinar. É porque vejo que o Ypiranga não é tão caco como acham que é.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo! O time evoluiu, sem dúvidas; passou nos testes que se apresentaram para ele, mas o que a gente faz é ver o jogo como torcedor e os pontos que podem ser melhorados. Nós só temos 1 adversário neste Gauchão (em tese) e ele está olhando para o Grêmio, também.

      Excluir
    2. Assino em baixo Rodrigo.

      Excluir
  2. Precisamos de um 9 urgente! Não dá pra perder tanto gol....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos trazer o Richard Morales ou o Ariel, hehehe.

      Excluir
    2. CR7 tá perdido nas arábias. Que tal? hehehe

      Excluir
  3. Sobre a defesa, acho meio normal os jogadores relaxarem um pouco na tática, conforme o adversário. Não deveria acontecer, mas é psicológico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É falta de intensidade mesmo Glaucio.

      Excluir
  4. O problema não é Villasanti. O problema começa com a filosofia de jogo: a melhor defesa é o ataque. Passa pela recomposição defensiva e finaliza na zaga não confiável e desprotegida. Não será só um excelente volante que resolverá. A hora que enfrentar times mais encorpados, vai vazar. Há muitos espaços vazios a serem explorados.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado Lucas Leiva. Muito obrigado não só pelo atleta acima da média que você foi, não só pelo que representou para o Grêmio no exterior, mas também pelo caráter de uma pessoa exemplar. Você sempre será um exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Lucas Leiva, um exemplo. Muito obrigado.

    ResponderExcluir