Páginas

domingo, 19 de março de 2023

Opinião




Vaga ficou mais distante 


Assisti ao vivo até o minuto 35 da etapa final. Saí e retornei agora, ouvi os minutos derradeiros pela rádio Bandeirantes e também, um compacto bem consistente dos melhores lances do GZH, este último apenas para confirmar a penalidade e a forma como Erick bateu. Segue a sina, desde Victor que o Tricolor não tem goleiro pegador de pênaltis. Tiros livres são diferentes; vi esse Kaíque desclassificar o Inter, quando jogava pelo Vitória e também Paulo Victor dar um Gauchão dessa forma.

Confirmou-se a minha afirmação que o Ypiranga era mais time do que o invicto Ferroviário; aliás, o Canarinho não perdeu no Colosso da Lagoa. Tem seus méritos e virou favorito para a vaga no final de semana. É um time arrumadinho, não se abalou com o sufoco que tomou no primeiro tempo.

E o Grêmio? Hoje, sem dúvida, algumas desconfianças se encheram de provas e passaram a ser certezas:

a) A preterição de Villasanti à frente da zaga é um ato imbecil. Ninguém no plantel dá melhor resposta do que ele

b) Suárez, tão sagaz e habilidoso, subestimou a inteligência do arqueiro adversário, achando que ele iria mudar o movimento, apenas porque Suárez batera da mesma forma poucos dias antes

c) Pepê vem num crescendo; merece ser inquestionável neste meio de campo

d) A confiança exagerada do time e Comissão Técnica resultante do número de chances criadas, achando que a bola uma hora entraria, foi "tóxica". No futebol, como na vida, o "quase" é quase nada

e) Alberto Guerra se quiser ver o número de sócios seguir aumentando, as vendas se ampliando, precisa agir "de cima para baixo", pois o regime é presidencialista; ele deve colocar à disposição Diogo Barbosa e Thiago Santos que são "imprestáveis". Não servem

f) Quem pode me responder: quando o time melhorou com o ingresso de Thiago Santos, qual partida dá para dizer: hoje, ele foi importante para o resultado que o time conseguiu. Quem se habilita?

g) Kannemann precisa "rever os seus conceitos", senão, tomará cartão partida sim, outra também.  Afoito é "apelido"

A única possibilidade de botar faixa neste 2023, o Tricolor está deixando escorregar pelas mãos.

Ficou complicado.

31 comentários:

  1. Rodrigo, quais os números da próxima mega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, pois é. Esses eu ainda não descobri.

      Excluir
  2. Sobre o jogo? Mais do mesmo. Tudo já foi falado aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tudo....e se for para os pênaltis???
      Não temos nenhum batedor como arrumar 5 ?

      Excluir
  3. Acredito que o Grêmio segue como favorito para ficar com a vaga na final uma vez que jogará em casa e tem um time muito mais qualificado que o rival, porém podemos dizer que o tricolor "arrumou pra cabeça" em Erechim, perdeu um jogo que poderia ter vencido com certa facilidade tivesse convertido as chances que teve e ainda contou com a falta de sorte nas lesões de Fábio e Pepê e com a imprudência de Kannemann que talvez tenha feito o pior segundo tempo da vida na tarde de ontem.
    Pra ajudar ainda tem as convocações de Carballo e Vilasante.

    ResponderExcluir
  4. E a estatística dos pênaltis??? dá 70% contra nós.
    E as faltas a um palmo da área... jogada ensaiada di Renato agora temos duas o escanteio curtinho e a falta, passa pro lado pra alguem chutar na barreira.
    Suares o novo Luan batendo pênaltis
    Sobre Thiago Santos , taciano, e Diogo Barbosa alguém ainda precisa dizer alguma coisa? E eles vão jogar o brasileirao.
    O kanneman tá nervoso porque entram como querem.
    O geromel...tá vivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah Anônimo! Kkkkk, disse tudo..e tem torcedor que ainda se ilude com o Estátua

      Excluir
  5. Nosso técnico pede: vamos lotar a Arena, não basta termos a maior torcida do sul do país, uma folha superior a 10 milhões , mas nosso técnico pede que a torcida empurre o time..." somos pobres cara".. não podemos bancar pernas de pau sr milionario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa, nestas horas é mais lembrada do que nunca.

      Excluir
  6. O Suarez, em campo, está se saindo muito acima do que muitos esperavam. Média de gols excelente e participação ativa no comando de ataque. E tenho certeza que vai render mais durante a temporada. Mas podia bater umas faltinhas. A melhor chance do segundo tempo cair nos pés do Galdino? É sério aquilo?

    Além de pênalti perdido, o que decretou o resultado foi a chance desperdiçada pelo Vina. Culpou o gramado quando deveria ter feito o movimento correto, arremate de pé esquerdo. Errou o gesto técnico e custou muito caro ao Grêmio. Se vira 2x0 seria outro jogo no segundo tempo.

    Depois o Renato matou o time com a entrada do Galdino e do Tiago Santos. O Zinho tá comendo a bola e ele bota um cara que até agora não jogou bem em nenhum dos, sei lá, dez jogos que entrou. Ali foi a pá de cal porque antes já havia sido obrigado lançar mão do Ferreira, que ganha um lance pra perder a bola dois movimentos na frente. Um atacante totalmente improdutivo. Que se movimenta rápido mas pensa lento. Grêmio jogou sem ataque no segundo tempo.

    Melhor do Grêmio ontem foi o Bitello. Outros jogaram bem, como o Villassanti e o Suarez. Além do Pepê e do Adriel, que já estava evitando a derrota dez minutos antes com grandes defesas, mas que precisa parar de escolher canto nos penalties (o primeiro foi muito bem batido, praticamente indefensável, mesmo se tivesse ido no canto certo, agora o segundo dava pra pegar, bastava esperar um pouquinho). Pessoal no futebol tem que parar com essa mania de que pênalti é loteria. Não é, e nunca foi. Tem preparador de goleiros pra quê?

    Concordo com o Carlos, acho que o Grêmio classifica. Tem tudo pra fazer um bom jogo e vencer pelo score necessário. Acho que não teremos nem penalties.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Além de pênalti perdido, o que decretou o resultado foi a chance desperdiçada pelo Vina. Culpou o gramado quando deveria ter feito o movimento correto, arremate de pé esquerdo. Errou o gesto técnico e custou muito caro ao Grêmio. Se vira 2x0 seria outro jogo no segundo tempo."

      Perfeito, Vinnie!

      Rodrigo.

      Excluir
    2. Vinnie
      Ontem, a vitória tática foi muito clara. Luizinho meteu 2 em 1 para cima do Diogo Barbosa, aí virou "tirar doce de criança."

      Excluir
    3. Mas tche todo mundo viu isso...menos o Estátua...aí é foda.meu amigo.

      Excluir
    4. Verdade, Bruxo. E a tentativa de cruzamento do Diogo Barbosa no primeiro tempo? É o retrato deste jogador desde que chegou ao Grêmio.

      O legal do futebol é que tem tanto time com nível de exigência menor em que esses atletas podem jogar, ganhando bem, com algumas das mesmas mordomias. Só não podem jogar no Grêmio, no Inter, ou qualquer time grande.

      Os caras podem ser felizes na profissão, só que alguém tem de enxergar essa envergadura técnica e psicológica do cara antes de contratar, e jamais trazer pra um time de ponta (no cenário nosso aqui).

      Excluir
  7. Bruxo.

    Ano passado, apenas para servir de gancho, o time não criava. Não tinha chances de gol e clamávamos por pelo menos, uma, umazinha, uma única chance de gol. Um chute já era o suficiente. Se a bola entrasse, nossa, era o céu na Terra.

    Ontem, perdemos o jogo é verdade. Jogando mal, principalmente o segundo tempo. De novo. É rotina esse "relaxamento". Talvez o time realmente acredite nisso, de que uma hora a bola entra. Ontem, não entrou. De novo. E veja só: até Maurício Saraiva, o vermelho mais enrustido que o pago há de ver, disse que no primeiro tempo era para ser uns 4 a 0... não que o que ele diz valha alguma coisa, mas é impossível não perceber isso. Que a derrota de ontem se deu muito mais pelas chances perdidas do que as que o Ypiranga teve.

    Volto a repetir o que eu disse dias atrás que o que nos falta é pontaria. E isso, este fundamento, que falta à alguns jogadores não é culpa de quem os escala. Do responsável pelo treinamento tático da equipe. É culpa, puramente, de quem finaliza. De quem fica cara a cara com o goleiro, mas que aí coloca a bola para fora. Ou dá um balão para lua.

    Falta aos jogadores treinarem mais a pontaria. Falta ao Suárez, jogador esplêndido, aprender a bater pênalti. Ninguém é perfeito.
    A derrota de ontem passa, inclusive, por Suárez. Mas não é por isso que se deve criar, de certo modo, terra arrasada.

    O Grêmio perdeu quando podia perder e perdeu para um time que estava dando o seu máximo, jogando no limite. Com ajuda, diga-se. Porque para mim o segundo pênalti foi na força do apito.
    E duvido que tornem a jogar do jeito que jogaram ontem. Porque na Arena, arrisco dizer que não farão retranca como já andam anunciando. Tentarão jogar de igual pra igual e irão perder!

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário, Rodrigo, anunciaram que vão de igual pra igual quando na verdade farão uma retranca.

      O Grêmio perdeu porque um jogo tem dois tempos. Não adianta so jogar 45 minutos. Também falta plantel. As opções de reposição ofensivas são questionáveis.

      Concordo quanto a pontaria. Fundamento tb se constrói com treinamento. Um pouco de cada, portanto.

      Excluir
    2. Concordo. Podem se fechar com onze, podem, é possível. Mas creio que como franco atiradores, vão se jogar no ataque. Ainda mais que a volta o tricolor estará todo desfalcado. Villasanti, Carballo, Kannemann, provavelmente Pepê e Cristaldo, talvez Fábio. Acabou o meio.

      Excluir
    3. Tomara que não, Rodrigo. Que realmente, não se repita outra jornada parecida com o segundo tempo.

      Excluir
  8. Mais um pênalti perdido pra conta. Neste século (excluindo as disputas de pênaltis) tem mais ou menos uns 40 perdidos. Começando com o Ronaldo na final do Gaúcho de 2000. Se for comparar acertos/erros, da uma média quase igual. Alguém sabe quem perdeu e quem fez nestes anos?!

    Carlos-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Dos clubes grandes, acho que é o que mais desperdiça penalidades.

      Excluir
  9. Não sou defensor de ninguém. Nem de Suárez e Renato. Já teci duras críticas aqui. Portanto escrevo com tranquilidade. Procuro ser justo. Os dois gols não foram obra do Thiago Santos. As criticas à ele são compreensíveis, mas desproporcionais. Essa derrota não passa por ele. Em jogo anterior atribuíram à ele o gol sofrido. Escrevi que o último defensor que “tentou” dar combate ao atacante foi Kannemann. Neste jogo, novamente Kannemann, os dois gols. Onde está o problema? Primeiro é claro que nosso mediano e descontrolado zagueiro só joga bem quando bem acompanhado e protegido. Quanto a proteção, não há volante no mundo que sozinho sirva de cão de guarda a frente da área, ainda mais nos moldes do futebol atual que exige recomposição defensiva rápida, ou seja, futebol em bloco, solidário. Sobre isso já falamos várias vezes. O Grêmio possui vários “buracos” que um técnico inteligente, um time, um jogador ágil, podem explorar. Agora, que Thiago Santos é mediano, não restam dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que falta a tua identificação, de qualquer forma, Lucas Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa já estão na terceira temporada. Isso é que é preocupante. Um clube que paga altos salários para esse trio durante 3 anos e não consegue fazer uma avaliação definitiva sobre o mau futebol apresentado.

      Excluir
    2. Bruxo, alguns comentários como anônimo me pertencem (Arih). Estou com dificuldades para logar, mas há uns dois anônimos por aqui.
      Quanto aos citados penso que na dificuldade financeira, na falta de outros melhores e acessíveis, dois deles satisfazem como reservas.
      Agora pense. Se ponha no lugar do Thiago Santos. Foi o Grêmio que foi atrás dele. Onde estava o departamento de análises? O clube aceitou pagar o que paga. O clube já tentou uma rescisão. O atleta quis o total do contrato. Para o clube, aparentemente, não valia a pena. Portanto, chegamos na atual situação. São os casos mal feitos e mal resolvidos. Quem tem a solução?

      Excluir
  10. Quanto ao Galdino, creio que ainda está se adaptando. Mesmo assim o considero mais produtivo que o Gustavinho. Galdino já possui duas participações em gols. O mesmo que João Pedro e Vina, e jogando menos partidas do que eles.
    Criticas exageradas também são direcionadas ao Ferreira. Por mim Ferreira já tinha saído, mas, não temos outro. Olhem para o banco. Quantos reservas de qualidade temos?
    No próximo jogo contra o Ypiranga, vamos com o que temos.
    Mais que isso, só com duzentos milhões a mais em caixa para suprir as deficiências.
    Quem se habilita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Zinho de 19 anos é muito melhor que o Ferreira. O Rubens, de 18, muito provavelmente também é melhor que o Ferreira. Não precisa de 200 milhões. Basta escalar jogadores que dão boa resposta.

      Galdino é melhor porque Gustavinho beira o amadorismo. Com respeito aos profissionais, nenhum deles serve pro Grêmio. Não existe essa de adaptação. Quem é bom entra e joga. Vide Vina e Cristaldo, e nem estamos falando de craques, apenas bons jogadores.

      Não é somente gols, se espera desempenho durante a partida. Prender a bola, construir jogadas. Galdino e Ferreira ontem deixaram o ataque acéfalo. O Grêmio não teve um arremate no segundo tempo.

      Excluir
    2. Vinnie, é muito bom esse papo porque podermos ver diferentes modos de pensar.
      Claro que vi pouco na base, mas do que vi, Rubens é mediano. O kelvim também não me encantou. Zinho foi o único que vi alguma coisa que pode render. Por enquanto, não é melhor do que Ferreira. Pode vir a ser.
      Quanto a adaptação, concordo que vários chegam e fardam, mas ...
      Arthur é bom? Já se adaptou na Juventus ou no Liverpool?
      Wallace é bom? Passou dois anos na Alemanha tentando se adaptar. Só agora, na Udinese, vem se reencontrando.
      Everton Cebolinha é bom? Se adaptou no Benfica?
      Considero todos eles acima da média, mas o cara pode ser bom o que for, se não se encaixar no time, não vinga.

      Excluir
  11. Verdade seja dita. Já fizemos mais do que era esperado. Agora podemos sonhar com a reversão na semifinal e quem sabe, vitória na final. Podemos sonhar com o meio da tabela no Brasileirão, quem sabe uma vaguinha na Liberta. Podemos sonhar com uma quartas de final da Copa. Quem lembra de 2022? Pois é.

    ResponderExcluir
  12. Olhem para o Real Madrid, o Liverpool, o Manchester City, Milan, Bayern. Olhem para o Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Flamengo, Atlético Mineiro. Todo o time grande tem suas instabilidades. Algumas solucionáveis, outras nem tanto, ao menos a curto prazo.
    Por outro lado, Arsenal e Nápoli, com times de operários. Alguns jogadores somente agora estão sendo apresentados para a plateia mundial.
    Fico lembrando da torcida tricolor exigindo que deveríamos ser campeões em todas as competições que participávamos de 2018 para cá. Também queria, mas … .
    Ainda estamos em reconstrução. Isso é relevante ao analisarmos qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  13. Sempre respeitando opiniões contrárias, mas são 3 temporadas com determinados jogadores, sem o devido retorno e empatando a base que não tem as mesmas chances.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darlan já teve oportunidades suficientes? Já não é garoto de base. E pensar que estava acertado com outro clube. Por que não foi?
      Dentre centenas da base, quantos vingaram? Cinco? Dez?
      Arih

      Excluir