Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Opinião




Grêmio vira o jogo num grande segundo tempo 


O Tricolor conquistou uma vitória importantíssima, depois de 1 ponto nos 12 recentes disputados. A surpresa da conquista é porque ela ocorreu em cima de um time forte e bem treinado, que já ensaiava uma arrancada rumo ao topo da tabela.

O Grêmio teve muitos méritos, porém, hoje quem "deu mole" foi o clube carioca, que pensou na etapa final, que "a coruja estava pelada", bastava o relógio correr, a verdade é que no futebol atual, mesmo Flamengo e Palmeiras, se não colocarem transpiração, não vão ganhar, às vezes, a individualidade decide como ocorreu diante do Vasco da Gama, mas ninguém ganha "por decreto".

Feita essa observação, vamos aos méritos gremista, primeiro, a decisiva atuação de Villasanti, Pepê e Reinaldo. Esse trio realizou uma partida perfeita. Com ele, Geromel (muito bem) e uma defesa magnífica de Grando, quando estava 0 a 1; aliás, uma ressalva, o goleiro me pareceu saltar atrasado no último gol no cochilo da zaga. Mais um.

Renato mexeu bem, porque os que entraram, Ferreira, André, Nathan e Cristaldo, construíram a virada.

Um ponto negativo: Galdino segue muito mal, dá a impressão de ser um "Alisson" de pé esquerdo e Besozzi, que deveria vir para o grupo de transição (se ele ainda existe), porque, assim como aconteceu com Campaz, o argentino não fez a formação completa nos fundamentos. Não dá para apostar nestes nomes para a parceria com Suárez.

Finalizando: as causas da vitória estão em ambos os lados. Comissão Técnica, mídia e torcida precisam ter essa compreensão e aproveitar a ruptura dos maus resultados.

13 comentários:

  1. Não consegui ver o jogo. Resultado infinitamente mais importante do que desempenho. Mas a impressão que tive ao assistir aos melhores momentos foi de que o Flamengo cozinhava bem o jogo até os quinze minutos finais. O Grêmio, pelos acasos do futebol, converteu aleatoriamente três chances em gol. Depois quando pressionado sofreu mais um gol ao natural, como sofre em todos os jogos.

    A briga pelo g6 será árdua. Não podemos nos iludir. Mas o jogo mostra que o elenco tem vários valores subaproveitados. Com uma preparação mais ambiciosa e seria chegaria mais longe.

    Inexplicável a insistência com Galdino e JP Galvão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      O segundo gol é uma repetição chata, porque nem é uma "versão atualizada". Parece cópia.
      JP Galvão tem o desconto da parada longa.

      Excluir
    2. Bola defensável, bruxo. Grando pulou atrasado.

      Excluir
  2. Cebolinha deixou toda zaga no chão e com goleiro " aipim" não
    vai dar caso for a libertadores.

    ResponderExcluir
  3. Grande vitória! Que seja uma virada de chave nessa reta final rumo à libertadores/24.

    Vou comentando conforme for lembrando....Galdino, mais de uma vez já opinei em grupos de whats, não pode ser titular, é um bom reserva, pra 20-25 minutos no máximo.

    Por mais que o Flamengo não tenha massacrado no primeiro tempo, o gol foi devido a Geromel ter que subir pra cobrir buraco de volante, que teve que subir pra marcar saída de bola devido a falta do meio....a impressão é que fica é que o Flamengo foi cozinhando o jogo até o Grêmio subir....caiu na armadilha, Cebolinha, já conhecido, escapou....enquanto o Grêmio não adiantou linhas, o Flamengo também não se arriscou, seus laterais não subiam.

    Se a mudança do time após a saída de Kaneman não servir pra arquivar de uma vez essa esquema com 3 zagueiros (eu gosto do 352, mas com esse elenco não dá, talvez com Gustavo Martins, precisa de um zagueiro rápido), aí abandono.

    Nos vídeos que mandei na postagem anterior, a análise sobre Cristaldo era didática....meia de vir buscar o jogo e armar de frente, com opções à frente, e não jogar quase de segundo atacante, de costas pra zaga...

    Besozzi não estava mal no jogo, mas é preciso reconhecer que Ferreira entrou muito bem, lembrou seu início em 2020.

    Um fato curioso: as duas vitórias inesperadas (CAP fora e ontem) foram sem Suárez em campo...

    Finalizando, como é bom ouvir uma entrevista lúcida, explicando o jogo, explicando as trocas...por que será que quando perde Renato não faz isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram umas duas ou três laudas o nosso debate sobre isso ontem, Gláucio. E apenas para constar aqui e de alguma maneira contribuir também com o blog.

      A maior das falhas a meu ver é do Galdino que perde a bola e desiste do lance... Aí o primeiro erro! Ele deveria ter seguido na disputa, assim, João Pedro não cometeria o que direi a seguir.

      Neste momento, o João Pedro tenta recuperar a bola, quando no meu entendimento deveria ter recuado em direção ao Everton. Segundo erro! Mas ele não fez isso. Ele ainda tenta perseguir a bola. Terceiro erro!

      Nas escolinhas da vida, aprendi que o lateral deve subir e voltar e só. Eu joguei de lateral no campo, depois fui ala no futsal. Eram essas as orientações. O dever do lateral, portanto, é subir para o ataque quando o time estiver atacando e voltar para a defesa, na mesma velocidade com a finalidade de evitar um contra golpe. É um vai e volta infernal! Mas é a única coisa que se pede para que um lateral faça. Mas é impossível achar no Brasil e talvez o mundo um lateral que tão bem faça as duas coisas.

      E ao fazer os movimentos que fez, João Pedro impediu que Pepe (volante) desse o combate. Villa estava longe, pouco mais a frente dele esta o Bruno Alves que tenta o primeiro bote e falha. De modo desesperado, Pepe tenta interceptar o passe que Cebolinha recebe, não consegue. Por fim, Geromel tenta o feito e quase consegue. Ali o boi já havia perdido as cordas... Não tinha mais o que fazer.

      E antes disso, bem antes, no momento que o Galdino perde a bola Villa e Pepe estão postados no meio de campo, na posição que deveriam estar. Ali não havia buraco algum. Mas se abre um quando o Galdino perde a bola.

      E do mesmo modo que compartilhei contigo certa vez aquele link do jogo completo, deixo aqui, também, para que os convivas também possam fazer suas ponderações.

      https://www.youtube.com/watch?v=3yG9gtZQ_4Q

      A partir dos 45 minutos do vídeo, para encurtar o caminho dos convivas.

      Mas repito: sempre teremos opiniões distintas. E sempre vou respeitá-las. E é isso que nos faz torcedores e tão somente isso.

      O resto será sempre uma eterna discussão sobre achismos ou interpretações que jamais serão colocados (as) em xeque porque não podemos alterar o tempo.


      Rodrigo

      Excluir
    2. (*) quando o Galdino (TEM*) a bola (Pepe e Villa estão no meio de campo.

      Rodrigo

      Excluir
    3. Do Galdino, eu estou desistindo até para ser reposição.

      Excluir
    4. Pepe estava mais perto de Cebola....e Jao Pedro mais perto do cara que deu o passe....o problema era o buraco causa pela falta de um meia ali....tinha 2 zagueiros sobrando lá atrás


      Excluir
  4. Vitória super importante pra quebrar esse tabu chato com o Flamengo e também pela vaga na Libertadores. Eu não tinha noção do quão ameaçada a nossa vaga na Libertadores está. O Atlético-MG tá só um ponto atrás e esse ano não dá pra contar com G8, pois o São Paulo, Fluminense e Fortaleza, que poderiam abrir mais vagas estão lá pra baixo, ou seja tem que ficar entre os 6 primeiros mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio
      Acho que os possíveis títulos do Flu e Fortaleza vão ajudar o Tricolor do Sul.

      Excluir
  5. Tava em função de viagem e só fui conseguir ver o melhores momentos agora. Foi uma vitória crucial pra briga pela Libertadores e também pra tirar o estigma de derrotas pro Flamengo. Que as coisas voltem a melhorar.

    ResponderExcluir
  6. Lipatin
    Precisa confirmar contra os do Z4.

    ResponderExcluir