Páginas

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Pequenas Histórias


Pequenas Histórias (297) - Ano - 1970

A Primeira Zebra da Loteria Esportiva 

Fonte: Arquivo Alvirubro

1970 deixou dois legados para os brasileiros: o tri campeonato mundial com a melhor seleção de sua história e a Loteria Esportiva, que por anos foi a principal aposta da sorte para o povo em geral.

O primeiro experimento ou teste (nome que ficou consagrado) ocorreu em 19 de Abril e apenas os cariocas, assim eram chamados os que nasceram no extinto estado da Guanabara, tiveram o privilégio de arriscar uma "fézinha" no novo jogo que continha 13 partidas de futebol. E o Grêmio, diante do Esportivo lá na Montanha, Bento Gonçalves, teve o seu nome no "clube 2", o dos visitantes no número 9. Para os apostadores, o Tricolor era franco favorito.

Na mesma data, no Mineirão, a Seleção Brasileira se preparava para a Copa e encarou um combinado Cruzeiro/Atlético Mineiro, tendo alguns atletas muito vaiados, mesmo assim, aplicou um 3 a 1 sem sustos.

 Na preliminar, o Grêmio duelou com o América Mineiro. Meteu 2 a 1, gols de Loivo e Wolmir, ambos pontas esquerdas, porém, o segundo atuou como centro avante; tornou-se a melhor figura em campo.

Como o campeonato gaúcho já estava em andamento, sem alternativa pela coincidência de datas, o Grêmio subiu a Serra, levando um elenco completamente de reservas. Utilizou: Rubens; Ivo Wortmann, Fiorese, Áureo e Clóvis; Clairton, Júlio Amaral e Adilson; na frente, três centro avantes, Romualdo, Bebeto e Paraguaio.

O Esportivo mantinha uma formação de muito tempo, treinado pelo mítico Abílio dos Reis: Clenio; Adair, José, Ademir e Marcos; Paulo Araújo, Rui e Neca; Gonha, Lairton e Ronaldo (Décio).

O Alvi azul da terra dos vinhedos amassou o Grêmio na primeira etapa, acertando duas bolas na trave, mas o placar se manteve fechado.

No segundo tempo, Abílio lançou mão do ponta esquerda Décio, que variou com Gonha nas posições, confundido o setor defensivo gremista. Numa dessas, Gonha pela esquerda encontrou Décio do outro lado, que aproveitou o cruzamento e de cabeça marcou o único tento do confronto.

Como a maioria da população desconhecia o fato do Tricolor encarar o Esportivo com os reservas, o Teste 1 da Loteca, não teve vencedor, muito principalmente porque no jogo 9, deu coluna 1. Uma zebra aos olhos do Brasil.

Décio, três depois, tornou-se protagonista da primeira vitória de um clube do interior sobre o Inter no Beira-Rio, 2 a 1, ele marcou os dois. No encontro, houve a estreia do jovem Paulo Roberto Falcão.

Lembro de ter ouvido a partida, o saudoso Milton Ferreti Jung narrou pela Guaíba e apelidou o protagonista como Décio, o Escoteiro, por jogar isolado na frente.

Ironicamente, a vitória gremista com os titulares sobre o América Mineiro, se constitui até a presente data como a única em Minas Gerais sobre o Coelho. Lá se vai mais de meio século.

Amanhã, o Grêmio tem um tabu para quebrar.

Fontes: Arquivo Pessoal do amigo Alvirubro

              https://www.gremiopedia.com

5 comentários:

  1. Jogar na Montanha, em Bento Gonçalves, era uma dificuldade para a Dupla Grenal. E sair de lá com um empate ou com uma vitória magrinha de 1 a 0 era motivo de comemoração.
    Abílio dos Reis substituído por Enio Andrade foram destacados treinadores do "Tivo".
    Abílio, um garimpador de talentos, que passou pela Dupla Grenal, deu ao mundo do futebol inúmeros craques. Enio Andrade, sabemos, foi um técnico multicampeão.
    O Esportivo não poderia render pouco em campo.
    Um ano exato, depois dessa vitória de 1970, Enio Andrade impôs ao tricolor uma goleada de 5x2, numa tarde de domingo em que Laírton marcou 4 vezes. Em 1972 e 1973, Laírton jogou no Tricolor.
    Enfim, meio século de boas lembranças que o futebol nos legou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro
      Com a venda de Lairton para o Grêmio (jogou também no Santos com Pelé) que Décio virou camisa 9.

      Excluir
  2. Cabe uma explicação sobre o giro que o Grêmio fez em Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Anápolis-GO e Goiânia-GO, no mês de abril de 1970.
    Inicialmente, o amistoso contra o América, citado pelo Bruxo, estava marcado para a noite de sábado, 18 de abril, porém dirigentes da Federação Mineira resolveram colocar o jogo como preliminar de Brasil x Seleção Mineira, no domingo 19 de abril.
    Flávio Obino, presidente, mais Rudy Armin Petry e Sergio Ilha Moreira, vices, aproveitaram para fazer uma divulgação do clube porto-alegrense. Na bagagem levaram quase mil flâmulas para distribuição.
    Vencido o jogo contra o América, dia 21 de abril o Tricolor jogou em Brasília, nas comemorações dos 10 anos da Capital Federal. Enfrentou o Atlético-MG e venceu por 2 a 0, no Edson Arantes do Nascimento (Pelezão), estádio que não existe mais.
    No dia 23 de abril, o Grêmio jogou em Anápolis. Na inauguração dos refletores do estádio Jonas Duarte, enfrentou o Grêmio Anapolino, clube extinto em 1972. Nova vitória tricolor por 1 a 0.
    Dia 26 de abril, o Grêmio goleou o Goiás por 6 a 3, jogo válido pelo Torneio Domingos García Filho. E encerrando a participação em gramados do Planalto Central, dia 28 de abril de 1970, uma vitória por 2 a 0, diante do Vila Nova, deu o título do torneio ao tricolor gaúcho.
    Enquanto fazia o giro pelo centro do Brasil com seus principais atletas, aqui no Rio Grande do Sul uma equipe formada por jogadores reservas perdia para Esportivo e Internacional de Santa Maria, em jogos válidos pelo Gauchão. Derrotas por 1 a 0.

    ResponderExcluir
  3. Na década de 70 havia muitas excursões da Dupla, algumas na Europa e América Central.

    ResponderExcluir