Páginas

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Opinião




O Grande Reforço para 2024 


Será que existem dúvidas sobre a maior contratação que o Grêmio deve fazer para o ano que vem? Vide: Vojvoda.


8 comentários:

  1. Eu sigo respeitando, Bruxo, essa tua indicação que já é de anos. Porém, continuo sendo contra ela.

    O Renato, tem seus erros. Mas os acertos dele são maiores do que os erros. E querendo ou não ele faz bem para o Grêmio.

    Futebol é resultado. E hoje temos resultado! O desempenho vem junto. Mas não necessariamente precisa ser ótimo como alguns gremistas pensam. E esse desempenho depende da ótica de cada um. É algo semelhante ao estudo do raciocínio lógico. O que é bom para mim, pode não ser para outra pessoa e vice-versa.

    Chegamos numa semi-final de Copa do Brasil e pedermos para o melhor time do país que, só perdeu a Copa, porque os jogadores do Flamengo fizeram de tudo para derrubar o técnico argentino. E apenas com a derrota na final isso aconteceria. E aconteceu. E em seguinda, o treinador caiu. Hoje estamos no G-4! Coisa que lá no começo do ano era o que todos esperavam do grupo, do técnico! Só que aí, criou-se a expectativa de que o título era possível. A régua se ergue. A exigência aumenta. E só porque o Botafogo começou a patinar, como eu também havia imaginado. E arrisca até perder a taça de modo ridículo como nós, em 2008.

    Renato, outra vez, prova-se útil com o que está entregando ao Grêmio e levando em conta o que tem em mãos desde o seu retorno ano passado. E se os números dele contam com a ajuda do Suárez, vale dizer também, que tais números se dão por conta da boa gestão que o Renato faz do vestiário.

    Todos falam que o Grêmio está onde está devido ao Suárez. Verdade. Mas é verdade também que isso é devido ao Renato. Porque falam também que se tirassem o Suárez do time o Grêmio não estaria onde está hoje. Concordo com isso. Mas alguém se pergunta aonde é que o Grêmio estaria se também tirássemos o Renato da casamata? Eu afirmo que o Grêmio estaria brigando para não cair caso o técnico fosse outro!

    Se o Renato não renovar com o Grêmio para 2024 ele deverá fazer parte da gestão. É o mínimo que deve ser feito. Se o Guerra não fizer isso vai dar uma de Romildo.

    As questão principal que deve ser elencada é a seguinte:

    Vojvoda, saberia lidar com jogadores do tamanho de Suárez, Kannemann e Geromel? Coisa que, por exemplo, os treinadores do Botafogo esse ano não conseguiram fazer e é só por isso que o campeonato ainda está em “aberto”.

    Por fim, os últimos treinadores com características técnicas semelhantes e com tons professorais no vestiário que passaram por aqui, não deram certo. E o Grêmio pagou caro por isso. Muito caro. Espero que tenham aprendido a lição.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cita um jogo em que o Grêmio fez mais do que se esperava....

      O contrário, há vários exemplos....

      Excluir
  2. Rodrigo
    Que bom que tem o contra ponto. Acho que os erros do Renato se repetem ao longos dos últimos anos. Se tu fores analisar é muito "deu mole", "a fila anda" . Ele dá o esporro publicamente, funciona 1 jogo e logo depois voltam as partidas pífias.
    Começo a achar que Carballo, Cristaldo e outros, não são tão ruins, falta a eles, um organizador técnico. Uma semana inteira de treinos para o Grêmio, não tem nenhum avanço, não aparecem inovações.

    ResponderExcluir
  3. Renato é um folclórico que é festejado por seus apoiadores-seguidores messiânicos por características que o fizeram, fazem e o farão perder e tomar seguidos nós táticos mesmo contra times do Z4. Esses apoiadores, para os quais estratégia de jogo é menor que bater no peito e gritar discursos de efeito, porque a relação deles com Renato é uma relação de adoração, mito-gado, festejam o G4 num campeonato disputado contra RBB e Botafogo, com desinteresse alheio! dizem que Grêmio enfrentou o melhor time do país que não ganhou porque os jogadores queriam derrubar Sampaoli. Ou é má intenção ou desconhecimento total do que ocorre no Flamengo, ou as duas coisas, o Flamengo teve uma boa fase no ano, onde eliminou com tranquilidade Fluminense e CAP, depois entrou em decadência. Ano que vem na Libertadores, se permanecer, mesmo com uma semana antes do jogo da LA, colocará reservas no Brasileirão, com sua tese derrubada várias vezes, de que quem quer ganhar tudo não ganha nada. Tese do Inter também, ambos que não ganham o nacional há quase trinta anos, prática gaúcha que só rende derrotas. Esses apoiadores tem a mania de sempre apontar o dedo para os treinadores dos outros nas derrotas (porque assim defendem Renato), mas com o Grêmio, a culpa vem até do faxineiro, menos do treinador. A lealdade a Renato desses seguidores vem de tudo menos de futebol. Falam que o Grêmio está se recuperando da segundona, mas esquecem que tem o quinto orçamento do brasil, e esquecem que quando renato resolveu "descansar" no Rio, e saiu, o Grêmio estava jogando a mesma bola murcha com a qual seria rebaixado, mas gostam da teoria, que nutrem em bolhas renatistas que o Grêmio foi rebaixado porque o Grêmio o demitiu. Não, Renato viu o tamanho do problema criado por ele e pipocou, para não se queimar e capitalizar a idolatria irracional mais ainda como "o guia da fuga da segundona".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do mesmo modo que é folclórico o ranço que muitos torcedores do Grêmio tem pelo Renato, bem como essa redoma de que ele foi o responsável pelo rebaixamento. Barbaridade.

      Depois do leite derramado é sempre muito fácil reclamar.

      No começo do ano nenhum sábio profeta comentarista de blog previu que em outubro de 2023 o líder do campeonato seria o Botafogo. E que muito menos a outra empresa, do boi vermelho, figuraria no G-4. Muito embora, o Bragantino tem feito campanhas regulares nos últimos anos, uma hora ou outra, a coisa poderia engrenar.

      Mas Flamengo e Palmeiras, sempre, os favoritos a tudo! E para nós uma vaguinha direta na L.A. 24 estaria mais do que bom tamanho. Era essa a resenha de todos os debates. Inclusive da própria mídia!

      Defender o trabalho do Renato é uma coisa totalmente diferente de adorá-lo feito um mártir. É apenas reconhecer o feito! Já disse que o que é bom para muitos pode não ser para outros. A política está aí e prova tudo isso. Ocorre que alguns lunáticos e fanáticos camaradas da esquerda não conseguem separar política de futebol. Eu, ainda bem, separo. E odeiam o Renato por ele ter aberto voto.

      Mais engraçado ainda, ou cômico, é acreditar que o Flamengo vivenciou apenas uma turbulência em 2023, ou decadência até aqui. Foi puro desinteresse! Egocentrismo dos jogadores que mandam no vestiário daquele clube.

      No clube da gávea, além dos desentendimentos no vestiário, deve existir algum tipo de briga interna entre dirigentes sedentos pelo poder. Coisa semelhante viveu o Grêmio. Mandaram embora o Dorival, e isso gerou um racha do tamanho do Grand Canyon. Trouxeram o argentino, o grande argentino na opinião de muitos, e o negócio só piorou. Caíram na Libertadores, para o tosco time do Olímpia. Passaram por nós porque tinham melhor time, muito embora, pelo bom jogo que fizemos pelo modorrão, criou-se a expectativa de que poderíamos ter ido além. Mas ali foi o nosso limite. E ainda assim perdemos de 3 a 0.

      Assisti no estádio o primeiro jogo da semi. O Grêmio foi dominado desde o começo. Saiu perdendo e os jogadores acusaram o golpe. Vestiram a touca. Ali tudo foi ralo.

      Depois pela tv, assisti os dois jogos da final da Copa. Foi uma fumaceira para o time do Dorival vencer. No primeiro jogo, venceram, mas acabaram o jogo exauridos. Caleri quase desmaia no campo! No segundo, novamente, tomaram sufoco. Mas os jogadores do Flamengo queriam mais era que tudo fosse para o inferno. Má intenção é de quem não enxerga isso! Que não percebe que jogador de futebol quando não quer um treinador faz de tudo para derrubá-lo!

      Por fim, o Renato saiu do Grêmio porque um filho da puta de um dirigente deu origem ao motim interno no clube. E curiosamente, este mesmo filho da puta, sumiu do mapa. Nunca mais foi visto. Vai ver até mesmo as rádios que ele bancava se deram conta das suas vigarices! Canalha!

      Pior ainda é que tinha gremista apoiando o infeliz.

      Ps.: me desculpe por alguns palavrões, Bruxo. É que não achei termo melhor para definir aquele sujeito.


      Rodrigo

      Excluir
    2. Não te passa pela cabeça que o tosto Olimpia passou pelo Flamengo por ser bem treinado?

      E que o Grêmio foi dominado por ser mal treinado?

      Excluir
    3. Renato saiu em 2021 porque o desempenho era ruim....time sem mecânica, dependente de lampejos individuais...o trabalho havia chegado ao fim, ele não conseguiu remontar o time, e devia sair, simples.

      Excluir
  4. Rodrigo,

    Alem de grande gremista, tu é um cara do bem e sempre educado nos comentários. Mas acredito que o tua idolatria pelo Renato cegue o teu senso crítico. É visível isso.

    O Renato não evolui como treinador. Falta ambição a ele. Algo muito importante em qualquer profissão. Ele acha que sabe tudo. Este, inclusive, é o motivo pela qual ele talvez jamais realize o seu maior sonho: ser treinador da Seleção Brasileira. Renato tinha condições, mas nunca se comprometeu o suficiente a fazer o dever de casa. Ele pensa futebol como se estivéssemos em 1987. Porém estamos em 2023.

    xxxxx
    Comprei recentemente uma camiseta do Grêmio autografada pelo Renato num site de memorabilia esportiva, que inclusive vou emoldurar. Não foi barato, mas sei que valeu cada centavo.

    Ao mesmo tempo, continuo achando que o melhor pro Grêmio é trazer um treinador com fome de vencer no ano que vem. O clube tem a tradição de revelar grandes treinadores pro futebol brasileiro - Felipão, Tite, Mano - algo que os ciclos longos do Renato recentes tem impedido. Está na hora de retomar.

    Cito isso tudo como exemplo de como é importante a gente separar as coisas.

    Abraço.

    ResponderExcluir