Páginas

sábado, 18 de novembro de 2023

Opinião




O "Guarda-Valas" 

Cinquenta vezes o goleiro do Grêmio buscou a bola no fundo das redes neste Brasileirão. É um número absurdo, só superado pelos times da "rabeira" da tabela e o argumento que o Grêmio sofre, em contra partida, faz muitos gols, não me convence. Falta aquele conceito usado muitas vezes de forma oportunista (ou por oportunistas), que deve ser buscado: Equilíbrio.

Numa opinião muito pessoal, acho que as causas desse número inquietante para um clube que disputa a ponta da tabela, não residem apenas na incapacidade tática do treinador, nem nas características dos volantes atuais mais afeitos à construção ou consequência do rodízio inevitável dos beques, mas das limitações técnicas de Gabriel Grando, que, aliás, tem muita qualidade em muitas "valências", porém, numa vital, ele apresenta déficit.

Refiro-me a "explosão", a rapidez de raciocínio, tão presentes até em goleiros medianos como é o caso de Tadeu (Goiás), que Grando não apresentou ainda (nem sei se terá na carreira). É comum vê-lo estático, imóvel, surpreso pelo desenlace da jogada, restando-lhe apenas, catar a esfera que cruzou a linha fatal do seu arco.

O mais aconselhável para o Tricolor será se desfazer dele, assim como fez com Brenno e Adriel e trazer um GOLEIRO afirmado, mesmo veterano (pode ser Cássio ou Romero, talvez Walter) e aguardar pela maturidade do jovem Scheibig.

Exagerando, diria que o título também escapou pelas mãos que ajudaram a produzir o monstrengo chamado "Meia Centena" de gols sofridos até aqui. E olhem que o campeonato ainda não acabou.


2 comentários:

  1. Concordo, Bruxo. Muita gente esquece que a posição de
    Goleiro também se beneficia de jogadores fora da curva. O bom é inimigo do ótimo, que é inimigo do craque.

    O Grêmio tem um bom goleiro. Que até pode evoluir mais. Mas não será um craque da posição.

    Gostaria de ver o Caíque com uma sequência. Até para tirarmos algumas conclusões. Mas o obvio, é de que dos três goleiros em potencial, o Grêmio se desfez dos dois melhores e acabou abraçando o mais limitado. Nem porte (físico) de goleiro ele tem. E as saídas de bola desastrosas são a pá de cal. Inúmeros gols foram tomados por essas intervenções erradas.

    Também acho que o preparador de goleiros é limitado. Não esqueçamos, foi o mesmo que bancou Paulo Victor e Vanderlei quando na base tinha três atletas melhores. E que não consegue corrigir as reposições de bola do Grando.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    Toquei na questão goleiro, mas gostaria de ver uma reformulação como a que ocorreu de 94 para 95, quando o Tricolor (bi campeão da Copa do Brasil) parecia que tinha potencial para ir mais adiante com aquele elenco.
    Depois que as peças foram trocadas, a gente viu que dava para melhorar, como, aliás, melhorou.

    ResponderExcluir