Páginas

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Opinião




Ser e Acontecer 

Determinados jogadores gremistas (e de outras equipes) podem, erradamente, ser rotulados "menos" do que pareciam, quando atuavam no Brasil na comparação com a performance no exterior, em especial, na Europa.

Não estou entre os que pensam assim, porque são várias variáveis, com diria a Engenheiros do Hawaii: a época em que foram para o país, as tensões sociais, a instabilidade do clube de destino, a falta de profissionalismo, até a antipatia do técnico por brasileiros como ocorreu com Diego Souza no Benfica, o que o trouxe para o Imortal na sua primeira passagem.

Há exemplos bem sucedidos de craques como Zé Roberto (+ de 10 anos no futebol alemão), Dida (12 anos no Milan), Paulo César Tinga ( quase 8 temporadas no Borussia Dortmund) e Filipe Luiz (cerca de 12 temporadas no Atlético de Madrid), mas outros excelentes, todos ídolos nos seus clubes, naufragaram fragorosamente, casos de Renato Gaúcho na Roma, Roberto Dinamite no Barcelona e Sócrates na Fiorentina.

Se Maradona interrompesse sua passagem pelo Velho Continente, logo após atuar no Barcelona, haveria dúvidas sobre o seu futebol, porém, após ir para o Napoli, ele virou mito na Itália.

Então, quando vejo que certos jogadores gremistas (e outros) retornaram ao país num curto espaço de tempo na Europa, eu não tenho como avaliar, se "não são tudo o que se dizia deles", porque é uma gama de fatores, que vai da personalidade, passando pela condição social de origem, o entendimento do que é profissionalismo, além dos que se podem ser chamados de extrínsecos.


9 comentários:

  1. Mesmo "não sendo tudo o que se dizia" muitos sobram aqui na Sul América....

    É algo contra o qual eu "brigo" a anos....não é mais barato valorizar jogador da base do que vender pra contratar mediano de fora, geralmente pagando salário maior?

    Claro, o clube sobrevive das vendas.....e o dinheiro das vendas é usado para....pagar contratações e salário de jogadores, geralmente, piores do que os que foram vendidos....vai entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu realmente acredita que os jogadores de hoje em dia pensam em valorização e ficar por aqui? Que inocência, meu amigo... tem certeza que tu estás vendo o mesmo esporte do que eu?

      Tomara o clube vender essas tranqueiras enquanto tem algum valor.
      Tá aí o Ferreira. A maior mentira que inventaram por aí nos últimos três anos... um tal de J.P. também, o sucessor do Rivelino, o novo Pelé. Hahahaha.

      Meu Deus. E pensar que cornetei O Renato anos atrás devido esse tranqueira. Que vergonha. Mas reconhecer os erros é uma virtude. Ainda bem.

      "É que tem que botá pá jogá pá nóis vê.".

      Bá.

      Rodrigo

      Excluir
    2. Com certeza deve ser melhor trazer JPG, Pepe, Reinaldo, Fábio e outras tranqueiras braba...os medalhões do Renato...

      Excluir
    3. "Tu realmente acredita que os jogadores de hoje em dia pensam em valorização e ficar por aqui?"

      Luan e Ferreira são exemplos...

      A "mentira" Ferreira é o melhor atacante do elenco...Por que será que o São Paulo não faz proposta por Besozzi, Iturbe, Galdino...

      Excluir
    4. Qual foi o erro em relação ao JP ? 2019 dele foi ruim? a expectativa que se criou foi devido ao que ele mostrou em campo. Por motivos psicológicos largou.

      Excluir
    5. E sim, tem

      Excluir
    6. Tem que "botá pá jogá" em igualdade de condições com os que vem de fora e não vão bem.

      Excluir
  2. Glaucio
    Será o tema da próxima postagem, que até deveria ser realizada antes dessa, a última.

    ResponderExcluir
  3. O nivel de competitividade eh maior na Europa, e a concorrencia tambem. Varios jogadores que talvez nao sirvam para os grandes da Europa servem bem a grande clubes sulamericanos. Nao chega a ser demerito. Eh o mercado do seculo XXI.

    Estes teus exemplos sao extremos por se trataram de jogadores muito bons que nao vingaram (Renato, Dinamite, e Socrates apesar de nao terem sido craques chegaram na escala mais proxima da prateleira "craque"), mas a tua tese geral se aplica a todos os jogadores brasileiros, Bruxo.

    O melhor exemplo eh o Everton Cebolinha. Ele deu a impressao que chegaria no nivel mais alto, inclusive atuou bem na Selecao, mas teve problemas no Benfica e quando a concorrencia no ataque aumentou ficou de fora da Copa do Mundo (justamente).

    Com todos estes agravantes, certamente seria titular absoluto no Gremio, e um acrescimo ao que temos no momento.

    Outro ex-gremista que voltaria pra assumir titularidade numa eventual volta eh o Jaison, que nao renovou com o Palmeiras depois de passagem discreta na Turquia.

    Facilmente podemos elencar uns 40 jogadores atuais que sao destaques no Brasil e que nao tem mercado grande na Europa - a comecar pelos do Flamengo, Gabigol, Pedro, Everton Ribeiro, Arrascaeta. No Palmeiras tem uma meia duzia, Scarpa, que provavelmente vai voltar ano que vem, Veiga, Dudu. Paulinho do Atletico, Roger Guedes do Corinthians (agora na Arabia).

    Qual deles nao seria titular absoluto e com status de "craque" padrao sulamericano no Gremio?

    ResponderExcluir