Páginas

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Opinião




Segunda de Carnaval 


No meio do feriado, já na segunda colocação do Regional, onde concorrem apenas dois candidatos, vejo que há várias argumentações para o atual estágio que Suárez se encarregou de postergar no ano passado. Uma delas diz que o "11" gremista carece de qualidade e que o elenco é reduzido, "curto". O treinador deixa isso nas entrevistas. É verdade? Não sei. Sei que é um grupo de 13 milhões de reais/mês, então, o que se dirá de outros elencos nos clubes de Série A com folha bem mais modesta. Fazer um time carente, gastando isso, é no mínimo, falta de conhecimento do mercado. É o mais ameno dos pensamentos, das conclusões.

Houve uma janela na metade do ano. Vejam quem veio "qualificar" o grupo: Caíque, Rodrigo Ely, Nathan Pescador, Luan, Yturbe, Besozzi e João Pedro Galvão. Quem virou titular? Vieram sem o aval do técnico, que tudo fiscaliza, que tudo orienta?

Agora, olhando para dentro do gramado, o futebol moderno não comporta mais trotadores/troteadores dentro das quatro linhas. Até quem é extra classe corre (Messi, Cristiano Ronaldo, Di Maria, Suárez), já no Grêmio, eles tem espaço (Cristaldo, Pepê, Carballo, etc...). O agravante é que isso se perpetua no time. Não é em 2024. Talvez a reminiscência de uma época que já não existe (Maicon, Luan, Douglas,  Ramiro, todos juntos e misturados). Esse é o maior dos erros do time.

O meio de campo deve começar com Ronald e Villasanti, esses dois são os maiores titulares. Enquanto o primeiro estiver na pré-olímpica, deve ser substituído por Dodi. Nesse caso extremo de vias de perder o Regional, o esquema tático tem que se sobressair ao lado técnico. A casinha precisa ser fechada.

Num segundo momento, confirmada a má jornada no Gauchão (mesmo que venha o título), o clube precisa se reestruturar, despachando quem não deu certo e buscar um treinador mais atualizado e ciente de que o clube precisa apenas de um comandante técnico, deixando para os demais setores o que é de competência deles.

Finalizando, reforço: Não há mais espaço para jogadores que apenas trotam em campo. Fazem isso porque não há cobrança, alguns com contratos de três anos.


25 comentários:

  1. Joao Henrique Hollerbach12/02/2024, 15:24

    Disse tudo! Ainda suspeito que haja uma cláusula de titularidade no contrato do JP Galvão. Nem o mais obtuso treinador o manteria no time.

    ResponderExcluir
  2. João
    No Bolavip (não sei se é confiável), o salário do JP Galvão é anunciado como sendo de 1 Milhão e Duzentos Mil mensais. É mole?

    ResponderExcluir
  3. Outra fonte sobre salário de JP: https://www.gremionews.com.br/qual-sera-o-salario-do-novo-atacante-joao-pedro-no-gremio#:~:text=Na%20equipe%20turca%2C%20o%20atleta,no%20Campeonato%20Ga%C3%BAcho%20de%202024.

    ResponderExcluir
  4. Nathan veio no começo do ano, Bruxo. E veio como reforço em 2023, junto com os gringos.

    Agora me diga: fora Suárez, algum desses aí pode ser visto como reforço, com a exceção do Caique que demonstra ser um bom goleiro?

    É brabo.

    Sobre os pedidos do Renato, é sabido que ele fez questão dos laterais e do Pepê, o resto? Acho brabo, de novo! Ah, teve o Luan, num ato de caridade dele é do clube.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo
    O perfil do Renato indica que ele tem conhecimento e aprova as contratações, além disso, sugestões anteriores dele confirmam que geralmente, ele não acerta a mão: Thiago Santos, Calzabé, Thiago Neves, Robinho,...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco me recordo de como Carlos Alberto chegou aqui e na época, pelo que lembro, muitos gremistas gostaram. Se não foi o que esperavam já é outra coisa.

      Thiago Santos chegou a pedir dele, mas, principalmente, a pedido dos dois maiores zagueiros do Grêmio do novo século. Não apenas de Renato. Porque não havia na base um volante que passasse confiança à dupla. Tinham aqueles tais de Fernando Henrique, Bobsin, craques de bola que hoje também subiram do mapa junto com o futebol que nunca tiveram.

      Thiago Neves foi uma aposta como tantas outras que deu errado. Robinho do mesmo jeito porque na base nenhum meia daquela época decolou. E sim, ele tinha conhecimento e ainda tem, óbvio, ocorre que quando não se tem um bom vice de futebol para fazer o trabalho cabe ao treinador usar sua vasta memória telefônica e correr atrás de quem compra a causa. Não deveriam ter vindo, mas vieram, pois se não tem tu, vem tu mesmo. Mas qualquer um teria achado melhor se o clube trouxesse o Arrascaeta ou o Everton Ribeiro, ou algum outro bom meio campista, inclusive o Renato, pois não é bobo. Mas aí vocês irão me dizer o que já me disseram que quando Renato teve esse povo aí ele não ganhou nada... Não ganhou, mas fez o que tinha que fazer. Levou aquele clube à final. Não é culpa dele se os caras peidam na farofa.

      O amadorismo segue no alto escalão e tão somente lá. E todos, sem exceção, se escondem atrás do Renato porque sabem que é nele que explodem todas as bombas que a torcida e imprensa atiram.

      Rodrigo.

      Excluir
    2. Rodrigo
      O fato da base não dar resposta, não autoriza o técnico a indicar nabas, que vem a preço superestimado.
      Para ter dar um exemplo, o salário mais alto do elenco hoje é do JP Galvão, aí o Villasanti faz uma pedida menor e a Direção acha ruim.

      Excluir
  6. Na minha opinião, contratação de jogador é algo que precisa partir do perfil que o clube deseja. A entrevista do Cícero Souza escancara os motivos para o Palmeiras estar ganhando títulos todos os anos. Fazem uma varredura completa do mercado, filtram os jogadores avaliados que cabem no perfil e orçamento do clube, e no final, quando estiverem limitados a 5 jogadores, chamam o treinador e perguntam a ele qual desses 5 jogadores mais o agradaria para compor o elenco. A chance de erro na contratação é muito menor.
    Claro que o Palmeiras não tem a limitação orçamentária do Grêmio, e justamente por esse motivo é que o nosso tricolor deveria fazer uma trabalho ainda mais apurado nesse sentido.

    O que temos visto é uma inércia enorme da direção, uma péssima avaliação de mercado (pois prospecta jogadores que nem interesse de vir jogar aqui tem), aí dentro do contexto limita-se a 2 ou 3 sonhos impagáveis (novamente má avaliação do perfil do jogador no contexto de orçamento) e no final não sobra ninguém da lista inicial...aí começam os improvisos. E no improviso, Renato entra na jogada para convencer boleiros a jogarem com ele, já que ele é reconhecidamente um cara bom de grupo, que dá liberdade aos jogadores.
    Só que aí chegamos à ponta da linha, e o resultado é que os jogadores, digamos, ''indicados'' por Renato, são os que mais custam aos cofres e os que menos rendem. Exemplos: Tardelli, Thiago Neves, Robinho, André Balada, Thiago Santos, Diogo Barbosa, Fábio, Nathan Pescador, JP Galvão, dentre outros.
    No passado tivemos isso com o Luxemburgo, que indicou André Santos, Cris e Adriano Cabelinho. A lista vai longe.

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fecho com todo o teu comentário, Anderson. Preciso.

      Excluir
  7. E aí chegamos à questão sobre o rendimento do time: com Renato preocupado em ligar para reforços, resolver problemas internos e eventualmente até interferir nas decisões do DM (algo que ele mesmo já afirmou em entrevista coletiva), como esse homem vai focar nas questões de campo?

    Além de não ser um bom estrategista contra adversários superiores (geralmente toma baile), ele também não demonstrou ser um grande ajustador de time quando precisou fazer algo mais autoral. Seu mérito é saber gerir grupos, nisso realmente ele é bom, e não é fácil mesmo. Mas é pouco para o que o Grêmio precisa hoje.

    O Grêmio precisará romper esse cordão em algum momento, não se pode ter um treinador ''faz-tudo'' que não consegue o principal: treinar o time.
    Guerra disse que ia profissionalizar o clube em todos os setores, mas não enxerguei isso ainda...todas as decisões estão na mão de um único homem, e não é do homem que assina o cheque. Isso é muito perigoso.

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como agravante, a biografia dele, praticamente se resume ao Grêmio. Os flamenguistas, inclusive a imprensa identificada (Renato Maurício Prado e outros), nem cogita a volta dele. Agora mesmo, ninguém lembrou de Renato para treinar a Seleção. A passagem pelo Flamengo escancarou a falta de método e envolvimento com táticas. Bastou a comparação com Jorge Jesus para ver o abismo entre a forma de trabalho entre eles.

      Excluir
  8. Sobre jogadores. Vejo o Cristaldo mais como solução do que problema...foi o vice artilheiro e vice assistente do time ano passado...tem mais de 50 participações em gols nas últimas duas temporadas. Sem ele, quem entra é o Pescador...prefiro o gringo. Minha opinião é de o perfil dele é daqueles que precisa ser acionado o tempo todo no jogo, senão apaga. Grêmio joga só no chutão, como vai fazer?
    Carballo esteve lesionado, com dificuldades físicas, e por isso darei um desconto e mais uma oportunidade para me convencer. Na seleção uruguaia eu o via jogar como 3º homem de meio, entrando na área, jogando muito bem. Aqui joga como 2º homem e às vezes até como 1º. Será que isso também não contribui para o baixo desempenho?
    Pepê é a mesma coisa...era 3º homem de meio no Cuiabá, era 4º homem no início lá no Flamengo...aqui joga de 2º, precisando correr o tempo todo atrás dos adversários, já que o time do Grêmio dá um absurdo de espaço. Será que também não é problema de característica?

    Enfim, vamos ver o Du Queiroz como entra. No Corinthians era 2º homem de meio...tenho certeza que aqui vai ser escalado como ponta direita.

    Vaca dá leite e águia voa. Não adianta botar a vaca em cima do telhado e mandar voar. Fazer o simples pode ser genial!

    Anderson

    ResponderExcluir
  9. Essa é a minha grande dúvida, Anderson. São ruins ou mal treinados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra dar mais um exemplo: Villasanti chegou aqui em 2021 e disseram que ele não era suficiente pro Grêmio...escalado como 2º volante pelo Felipão e pelo Mancini. Não rendia bem.
      Foi o Arce dar um telefonema pro Roger (ou o contrário) e dizer que o cara era perfeito pra ser o 1º volante que o gringo simplesmente decolou e hoje é o jogador mais importante do time. Só pra dar um bom exemplo de alguém bom de bola mas mal escalado pelos treinadores.

      Anderson

      Excluir
    2. Anderson
      Lembro de uma situação semelhante envolvendo Luiz Felipe em 87, o jogador era Cristóvão, ano seguinte, Otacílio mudou a posição dele e o cara chegou à Seleção e virou capitão do Grêmio.
      Gostaria de ver alguns desses do elenco serem treinados por um técnico emergente, de preferência, europeu ou argentino.

      Excluir
    3. Bruxo, também gostaria de ver o Grêmio sair do lugar comum e apostar em um novo rosto. Mas o camarada teria que vir para treinar o time, exclusivamente...não para apagar incêndio da Diretoria...senão vai acabar se queimando e aí ouviremos eternamente os chororôs pelo Renato.

      Anderson

      Excluir
    4. Anderson
      Mas isso deveria ser no início da temporada.
      Ingenuamente, eu não entendo esses negócios no Grêmio, lembra da renovação do Vagner Mancini de 2021 para 2022 e dois meses depois, a rescisão do cara, que não deve ter sido barata? Muito estranha essa negociação do Abrahão e Bolzan Jr., o time rebaixado e o baile seguindo do mesmo jeito por 2 meses apenas. Convicção?

      Excluir
    5. Simplesmente homens que ocupavam cargos fundamentais em um clube de futebol mas não sabiam nem quantos jogadores entram em campo pra cada lado (não mudou muita coisa pros dias de hoje).
      Quando não se sabe o que quer, qualquer coisa tá bom.

      Excluir
  10. https://www.gremionews.com.br/salarios-jogadores-gremio-2023-valor-total
    Salários do elenco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não procurei saber dos salários, pois no futebol, salários altíssimos sempre foram assunto de discussão e grande parte destes assuntos, geralmente, são grandes barricadas ou o mais puro dos achismos. Não me interesso, portanto, por tais matérias caça-cliques.

      Fui ver, de curioso, os criadores do assunto. Com todo respeito, um site formado por 3 caras, que tem de vida, menos tempo que eu tenho de Grêmio... mas é que isso realmente "vende". Uma pena.

      Um deles, pelo que vi, é membro daquele canal do Caju, ainda assim, pra mim, algo de pouco valor.

      O futebol como profissão é uma das mais injustas do mundo, sempre foi, porque um trabalhador normal, um torcedor, numa vida toda não juntará o dinheiro que qualquer pé torto junta em um ano de futebol. Faz parte. E não há como lutar contra isso.

      Por fim, por isso acho totalmente irrelevante matérias deste tipo. Mas gostaria de perguntar a quem liga pra isso: por que ainda insistem em ver, assistir e a gostar de futebol?

      Rodrigo

      Excluir
    2. De minha parte, assisto o futebol porque gosto de ver (por pior tecnicamente que seja, se tratando de Grêmio)...por passatempo, por lazer, por hábito criado na infância, por vício...

      O fato de gostar de analisar e discutir algo, não impede que se continue gostando de "apreciar" tal.

      Excluir
  11. Rodrigo
    Há esta informação em outros sites. Agora, um elenco em que tem Kannemann, Villasanti e Soteldo com valores que são metade do que o do JP Galvão, o cara tem que ser muito "descolado" para aceitar essa discrepância numa boa dentro do elenco, alguns tendo uma história linda no clube.

    ResponderExcluir
  12. Eu até poderia chamar de informação caso existisse um site de transparência, como há, nos órgãos públicos por exemplo.

    Enfim, mesmo se tivesse, não mudaria em nada saber o salário deles.

    Futebol além do mais é um jogo. Às vezes, de sorte e azar. Digo isso porque estou me dando o trabalho de ver o único jogo de hoje da rodada. Faltou sorte ao coloradinho de Ijuí, sobrou para o time do Pepe neste primeiro tempo.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  13. Ironia ou não, neste exato momento, a sorte do coloradinho de Ijuí voltou...

    ResponderExcluir
  14. E o grande Pepe, segue tomando golos de bola parada. Haha. Que barbaridade.

    ResponderExcluir