Páginas

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Opinião




Grêmio escancara suas deficiências 


O título da postagem não trata apenas do que se viu em campo, porque isso é consequência do que rola fora das quatro linhas. Dizer que o grupo do Grêmio é deficiente, carente, que tem falta de qualidade é uma verdade pela metade, pois é um elenco de 12, 13 milhões de reais e empatou jogando pouco contra o São Luiz, cuja folha é de R$ 240 mil mensais, ou seja, o salário de um reserva do Tricolor.

Aí, a gente ouve que o salário não entra em campo, bom, então não se gaste 13 milhões. Por que, para que?

O São Luiz mostrou todo o seu tamanho e falta de ambição, quando fez o gol e "teve medo de ser feliz". Recuou como um clube pequeno, que não acreditou no que estava acontecendo. Tomou o empate e resolveu jogar novamente. Quase ganhou, pois, assim como Caxias e até o Novo Hamburgo (que perdeu), ele demonstrou mais organização tática, revelando que (e que Coudet não leia isso), basta apertar o Grêmio, que ele vaza como um time da zona do rebaixamento da Série A do Brasileiro.

O problema (ou a solução) do Tricolor passa por se organizar fora de campo. Não dá para os dirigentes se comportarem como fãs do treinador,  ele que repete o que  fez com Bolzan Jr.

 Renato deita e rola, faz e acontece, liga para jogadores no mercado, num "auxílio" que (para usar uma palavra da moda) é tóxico. Mais atrapalha do que ajuda.

Também falta transparência na relação com o torcedor, ou alguém acredita que, conforme disse na entrevista no pós jogo, que Diego Costa no final do ano, manifestou a ideia de voltar para a Europa, que esse era o seu desejo, por isso, à época, o Grêmio respeitou a sua vontade, mas, depois de uma conversa de 40 minutos, o treinador mudou o seu pensamento, a sua intenção. 

Resumindo, provavelmente, alterou até o que os familiares de Diego Costa já tinham com certo.

O desgoverno na condução do clube na parte do futebol é tão grande, que depois de um ano, mantém um lateral (Fábio) que não conseguiu jogar 2 partidas completas em sequência. Que mantém um  atacante visivelmente inadaptado ao futebol brasileiro (JP Galvão), já com indícios que o psicológico está afetado, que não dá aos juniores as mesmas sequências que muitas nabas recebem. Os guris, ou estouram em 45 minutos ou ficam na geladeira. Nenhum deles joga 6, 7 partidas em série.

O técnico diz que vai fazer cobranças internamente, mas quem vai cobrar o treinador? É a fábula da Assembleia dos Ratos, todos sabem que o problema maior é ele, porém, ninguém se habilita a colocar o guiso nele, como lembrou o rato mais idoso na fábula.

Resumindo, os torcedores apontam equívocos, mas são desconsiderados, porque são passionais, mas as verdades acabam aparecendo, como quando muitos disseram que sem Suárez, o time iria brigar para não cair no Brasileirão de 2023, afirmação contestada, porque o vice campeonato era obra do treinador. E agora que o grupo é praticamente o mesmo?

Finalizando, pois o texto ficou grande: Se se considerar o elenco gremista fraco ou insuficiente, qual o adjetivo/qualificação que será usado para definir os elencos de São Luiz e assemelhados, integrantes do Regional? Como se deve classificá-los?


14 comentários:

  1. Tá pra nascer um técnico que goste tanto de jogador ruim como o nosso.
    Não vai ser fácil chegar aos 45 pts.
    Sai presidente entra presidente e a coisa continua a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Renato ficar, pelo menos os 45/46 pontos o Grêmio atinge.

      Mas acho que o Brum tem mais é que chamar o Tiago Nunes de novo mesmo. É melhor que o Renato. Ainda dá tempo dele conquistar mais um rural. Haha

      Rodrigo.

      Excluir
  2. Bom ponto, bruxo. Se o trabalho realmente era bom em 2023, a saída do Suarez não justifica o desempenho sofrivel até aqui, contra times do gauchão.

    ResponderExcluir
  3. Verdade. Sem Suarez a briga seria na ponta de baixo, mas com Renato, não cairíamos. Tirem-no agora e verão o que irá acontecer.

    Verdade também que ontem ele cometeu equívocos devido a displicência e falta de técnica de alguns jogadores. É muita ruindade reunida, principalmente, na gestão do clube. Bah!

    Cristaldo, com todo respeito, não serviu e não serve, mas ainda é visto como bom jogador. Nathan, outra barca furada que erramos feio, né? Sai um entra outro nada muda. Carballo nunca mais saiu do DM, é quando apto não comprovou, do mesmo modo que esse guri JRobert, que estourou novamente. E não é por falta de chances...

    Sobre os mais novos ainda. André perde um gol na boca do goleiro e o amigo não fala nada? Subiu pra cabeça o golinho da semana passada... num lance, pegou a bola e sumiu com ela até perder no campo de ataque e gerar um contra golpe quando poderia ter dado o passe. Gustavo Martins não ganhou um único confronto direto, a não ser o cruzamento no gol de empate. É muito pouco para a joia que falam que é. Facilita eu tenho mais força, até. Contém ironia. Mas sim, precisa jogar e terá suas chances.

    Mas a culpa é sempre e unicamente do homem da casamata. Bah 2. Mesmo com tudo isso, por pontos, o time ruim do Grêmio agora divide a liderança do rural. Neste momento, 20:40, o inti está vencendo o grande Zeca, por 1 a 0 no tapetão do Novelletto.

    Por fim, bom mesmo é o Vojvoda que hoje não conseguiu vencer o poderoso CRB, num jogo sofrível... Mas é recém o começo daquela Copa... me surpreende mais que isso, o São Paulo, ter preferido o ex-treinador do Juventude ao argentino. Nem o Corinthians... Vai saber, né. Coisas do futebol.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desempenho sofrível no gauchão não dá pra aceitar, Rodrigo. A rigor, o Grêmio teve um bom jogo, no resto, resultandos inconsistentes, com adversários fraquíssimos levando perigo. O elenco é ruim, beleza, supondo que seja:
      - Caixas, São Luiz, Brasil de Pelotas, Juventude (esse dou desconto pois está na A) são melhores?

      ---------------------//------------------------

      Mas até lesão vai ser culpa do jogador agora.....vale pro Soteldo (que tem histórico e foi pedido pelo Renato, "aliciado" dentro de campo já em 2023) ?

      O Carballo fez um cirurgia pra corrigir problema no púbis, que o atrapalhou em 23....

      É engraçado isso....jogadores vão bens em outros lugares, chegam aqui e vão mal...saem daqui e vão "bem"...e só não muda o treinador...coincidência....

      Gustavo Martins nem entrou em campo ontem....(talvez te refira ao Nunes, atacante, que estreiou).

      Excluir
  4. Rodrigo
    As contratações são indicações do técnico, ele, inclusive, se gaba disso, de convencer os atletas. A exceção foi Suárez que foi convicção da Diretoria com parceiros do "dinheiro".
    Agora mesmo, Renato "convenceu" Diego Costa. Renato está na fase :eu ganhei, nós empatamos, vocês perderam.

    ResponderExcluir
  5. Sobre Vojvoda e São Paulo:
    https://www.espn.com.br/futebol/sao-paulo/artigo/_/id/13070477/sao-paulo-procura-vojvoda-recebe-nao-tecnico-fortaleza-veja-detalhes

    ResponderExcluir
  6. Acho muito interessante a postura do técnico argentino; ele segue num clube mediano, não correndo, cedendo ao assédio de grandes potências. Já vi muito treinador largar no primeiro aceno, dizendo que estava fazendo "gestão de carreira".
    O Corinthians tentou várias vezes. Uma delas:
    https://www.lance.com.br/corinthians/paquera-e-recusa-corinthians-reencontra-vojvoda-antes-de-final-contra-o-fortaleza.html

    ResponderExcluir
  7. Não sabia realmente destas procuras. Obrigado, pela contribuição Bruxo. Ainda bem, então, que o próprio treinador sabe o tamanho que tem. E outra: lá, no Fortaleza, ele pode ser um grande treinador, mais pra baixo, onde o sapato aperta, ele sabe que será apenas mais um entre tantos é o fardo aumenta.

    Treinar time grande requer além de conhecimento, colhões. Um exemplo disso, se tratando de estrangeiros, é o gajo português que sabe enfrentar as cornetas tanto da imprensa quanto da torcida.


    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão de escolha.....o Carpini tava aqui no juventude....pro SP serve.....

      Excluir
  8. Rodrigo
    Não temos como saber isso: o tamanho dele, aliás, ninguém sabia o tamanho do Jorge Jesus e de Abel Ferreira, quando foram contratados pelos clubes brasileiros. Até nem eram as primeiras opções de Flamengo e Palmeiras à época.

    ResponderExcluir
  9. Ué, se podem "diminuir" o Renato de tamanho, pela enxurrada de críticas ao homem que tenho lido por aqui, mesmo ele mantendo o clube sempre nas cabeças, mal ou bem e com o que tem; como não mensurar um treinador que diz não a dois clubes campeões do mundo, de camisetas e torcidas pesadas, sendo ainda os dois últimos do Brasil a ganhar o mundo? É de médio pra pequeno esse cara. Ou é muito egocentrico mesmo.

    Sobre o outro, que foi pro São Paulo, o tempo dirá. Me lembra aquele um do Caxias que muitos queriam no Grêmio em 2020, putz, que hoje ninguém sabe ninguém viu... tal de Lacerda. Barbaridade.

    Por fim, sobre os gajos, eram desconhecidos por todos. O que era e ainda é conhecido é o poder de compra daqueles clubes...

    Rodrigo.



    ResponderExcluir
  10. Sim, Gláucio. O 37 era o Nunes. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. É muita idolatria ao Renato...bah...chega dar vontade de vomitar...

    ResponderExcluir