Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Opinião




Derrota passa pela Direção

Minha última semana de férias e pego um resfriado de respeito, por isso, a escassez de textos, o que, aliás, não mudou muita coisa.

Essa derrota em Ijuí, utilizando os reservas, passa pela (in) ação da Diretoria gremista. Tudo leva a crer que a não utilização dos titulares era para "chancelar" a vontade do treinador de "abrir mão" de encarar os 395 quilômetros da capital até Ijuí. Se fosse absolutamente imprescindível poupar o o grupo efetivo, o normal seria Alexandre Mendes ficar em Porto Alegre e Renato ir com os reservas para prestigiá-los. Da maneira como foi, os suplentes fizeram a leitura de ter um amistoso pela frente. Foi isso que se viu.

Os erros decisivos de Daronco no Grenal colocaram em segundo plano os equívocos do clube como um todo, mas bastou o compromisso seguinte para ver que o treinador gremista tem na prática o comando da instituição. Guerra não age diferente. É uma réplica de Bolzan Jr. no que tange à submissão ao comandante técnico.

Sobre a partida: Caíque, uma defesa espetacular na etapa final, de resto, um desempenho sem reparos, mas sem empolgar. 

A defesa, todos muito mal, o menos ruim foi Natã, que foi sacado acredito mais pela falta de ritmo. Uvini, Fábio, atrapalhados e Mayk, discreto. Como atenuante, a sua estreia.

No meio, talvez o maior erro da escalação: Gustavo Martins, seguramente, o pior do jogo, perdido. Se fosse o primeiro olhar do torcedor, ele ficaria decepcionado com o jovem. Nathan Pescador, só ciscou, Ronald, muito discreto, não assumiu o protagonismo que ele apresenta na Seleção Brasileira.

Na frente, mais decepções: André e Galdino, ambos de uma omissão irritante, nem espírito de luta apresentaram. Nathan Fernandes, pelo confronto de hoje, está bem abaixo de Gustavo Nunes.

As trocas, duas confirmações: Rubens e Besozzi, o clube pode liberar. Não vão acrescentar nada. Cheron e Jardiel, pouco tocaram na bola e Araújo, me pareceu um atleta com pouca noção do setor, um volante que insiste em conduzir a bola em demasia com o agravante do gramado cheio de barro.

Resumindo: esta derrota, este descompromisso dos reservas, ambos são consequências do recado que receberam ao não terem na casamata o seu comandante. Tomara que seja apenas isso, pois tem solução.

Para eles; um treino de luxo. Não parecia valer uma taça.

Torcer para o Grêmio é um "carrousel" de emoções.


11 comentários:

  1. Joao Henrique Hollerbach29/02/2024, 08:11

    Concordo com a análise, apenas darei mais algumas "pinceladas": atualmente Caíque está melhor do que o Marche, Maik(apesar de ser apenas a primeira partida) não fará "sombra" em Reinaldo e Nathan Fernandes, displicente, está "empilhando" desperdiçar chances que lhe são dadas no time principal(e parece que teve nova lesão).

    ResponderExcluir
  2. Me faltam palavras para descrever tamanho apequenamento da instituição Grêmio de Football Porto-Alegrense. Como um reflexo perfeito de seus Comandantes, a tropa gremista atuou com absoluto desinteresse e foi esmagada pelo adversário.
    Cobrar de quem? De quem é nitidamente fraquíssimo como jogador de futebol e não consegue performar em circunstância alguma ou de quem manda a campo uma coisa amorfa, fria, sem consciência do dever, sem alma, enfim...algo que não possui vida?

    É desse jeito que o Grêmio pretende encarar a temporada? Não há clube algum no mundo que permita o treinador escolher não estar presente na beira do campo...ainda mais em um jogo que vale uma taça. Insignificante, mas taça é melhor ter do que não ter.
    O Presidente Guerromildo e seu ídolo Renato devem, mais do que explicações, desculpas à torcida gremista pela forma ridícula como conduziram esse jogo.
    Grêmio arrumou uma crise de graça. E antes que alguém possa querer minimizar o acontecido, já emito minha opinião: só melhora aquele que se incomoda com as cagadas que comete! É PRA TER CRISE SIM!

    Anderson

    ResponderExcluir
  3. Bruxo, análise precisa e irrepreensível.
    Acrescentaria duas coisas. O jogo foi num potreiro e não num campo de futebol, isto causa um emparelhamento técnico mas acredito que ontem o Grêmio perderia até mesmo num gramado em perfeitas condições. FGF tem que olhar com mais atenção para isso. Outra coisa, jogadores da base e outros devem ser testados, ao meu ver, num time titular e bem entrosado. Entrosa o time considerado titular e em alguns jogos vai colocando uns 02 jogadores para analisar o rendimento, mas colocar desde o início e não somente para jogar 45min ou 15min. Quando voçê faz o que fez ontem, num time completamente desentrosado e com algumas peças abaixo da crítica, qualquer análise mais profunda fica completamente comprometida. Mas, esses lampejos, nosso entregador de coletes, acredito piamente, nunca terá.

    ResponderExcluir
  4. Um catado em que a maioria dos jogadores já se sabe que não serve pra titular e alguns não deveriam nem estar no clube....

    Fabio, Uvini e Nathan pescador já se sabe desde ano passado...

    Galdino é bom reserva pra casos específicos quando entra NO TIME PRINCIPAL....achar que vai render algo entrando naquele catado de ontem é até sacanagem com ele.

    André Henrique, pelo que faz com a bola nos lances individuais, vem justificando a titularidade de JPG...e Nathan F. só afunda....se não começar a jogar mais a sério, vai virar um peladeiro igual ao Ferreira.

    ResponderExcluir
  5. É o tal do amadorismo, esqueceram o hino do clube "Com o grêmio onde o grêmio estiver".
    Ano passado eu já dizia que o técnico da folga para ter folga.
    Direção muito fraca pior que a anterior.

    ResponderExcluir
  6. Bom texto, Bruxo! Parece que o Grêmio pediu por um vexame e o teve. O ambiente ficou tumultuado pós derrota no Grenal e escolheram tomar a pior decisão possível. Aí um jogo desses que era pra ser inútil, com todo respeito ao São Luiz, já vira mais lenha na fogueira... O que me preocupa mais é a bagunça institucional que vem desde o Romildo e parece seguir. Continuamos sendo um clube com esse aspecto de mal gerido, fomos rebaixados e muita gente não aprendeu a lição.

    ResponderExcluir
  7. Tem gente dizendo que o técnico não foi a ijui...o técnico foi, o presidente que ficou em poa.

    ResponderExcluir
  8. Deixei de acompanhar diariamente e de perto o Grêmio desde 2022, depois de mais de 40 anos sendo torcedora apaixonada exatamente por esse estado de coisas.Mais exatamente desde a volta de uma pessoa que de ídolo se tornou uma figura nefasta para o clube por sua arrogância, prepotência, vaidade, preguiça e vagabundagem escancarada. O tal Guerra que prometeu mundos e fundos na gestão do clube, incluindo exercer o seu papel de mandatário maior de realmente comandar e "mandar" está se mostrando o mesmo palerma e boneco de ventriloquo que o anterior, com a desvantagem de não ter dinheiro pra torrar e não ter ganhado nada pq Gauchão até o NH com folha de 150 mil consegue ganhar.Então enquanto não demitirem o "presidente" as coisas serão assim como sempre foram : torra-se dinheiro com jogador mequetrefe indicados pelo distribuidor de camisas, se traz um goleiro de 35 anos(PV e Vanderlei versão 2024), outra maçã podre(TN versão 2024), um amontoado de jogadorzinhos que fariam má figura no Cuiabá ou qq um da série B., o treinador escolhe as viagens e os jogos que quer fazer mas obviamente quando a viagem é para o RJ deve estar em vigor o "acordo" para que a viagem da delegação seja dois dias antes do jogo para que o bravo guerreiro que trabalha tanto e sofre com a distância da familia possa aproveitar !!! E assim continua-se a torrar dinheir o mas pelo menos deixamos de ouvir duas lenga-lengas : Temos superavit e "desde que estou aqui já ganhamos 65 titulos "!! Meus ouvidos agradecem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! As Renatetes vão enlouquecer com teu comentário!!!

      Excluir
  9. André
    O mais preocupante do Grêmio como instituição é que o presidente estava lá em Ijuí, ele tinha que "puxar a fila" gremista para o recebimento das medalhas, também, não deixar para o auxiliar técnico dar desculpa furada de riscos de novas confusões.
    Imagina quando for algo de mais responsabilidade e de tomada de atitude, o que será do clube?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem manda é o Estátua! Tu queria o que Bruxo! Enquanto esse câncer não for extirpado do clube vamos ficar nessa situação, o Estátua é quem decide, e ainda tem gente que apoia esse entregador de camisetas

      Excluir