Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Opinião




Renato, Marchesin e Daronco 


Estes três personagens resumem o que de mais importante aconteceu no Clássico de ontem. Foram destacados por diferentes motivos.

a) Renato acertou na estratégia, povoou o meio, neutralizou as incursões ofensivas do Inter que contava com mais de 45 mil colorados (contra 2 mil gremistas). Um vacilo deste setor, um único e Maurício ficou livre, de frente para o arco. De resto, não houve perigo para Marchesin. A propalada superioridade do Inter ficou por conta da imprensa colorada, que realizou uma força tarefa no sentido de desequilibrar o Clássico, intuito parcialmente conseguido, mas sem a ajuda do juiz, ele (o intuito) se mostraria frustrado.

O técnico pensou certo, se o olhar for conservador, porque, ele racionalizou: - Vou de Galvão e Ely, pois são "cascudos", rodados, tem experiência europeia, mas era para começar com Pavon e Gustavo Martins. Faltou ousadia ao treinador. Nestes momentos é permitido pensar que Gustavo Nunes é fruto do imponderável, do emergencial e não da cabeça do comandante técnico. Com Renato, os jovens ficam no final da fila.

b) Desconfio que no evento Marchesin, o clube "comprou gato por lebre". Se ele não teve (na minha ótica) falhas gritantes, fica um estranhamento nos três gols sofridos da mesma forma, chutes rasteiros no canto esquerdo: o primeiro diante do Santa Cruz (David) e os dois iniciais do Inter, em especial, o de Alario. Como atenuante, teve um milagre numa intervenção no lado oposto.

Marchesin tem uma biografia interessante, mas é de estranhar que fosse o terceiro goleiro na hierarquia do Celta de Vigo, que é conveniente lembrar, é uma espécie de "Coritiba" espanhol. "Algo há".

Agora, o determinante para a minha, talvez, precipitada conclusão, é que ele pertence a escola argentina de goleiros, só comparada a dos italianos. E goleiro desta estirpe, não escolhe aleatoriamente a ação na hora da penalidade máxima, Para mim, suas decisões equivocadas na hora dos pênaltis são o que chamo de "xeque mate" na sugestão de dar chance ao Caíque e prospectar o mercado com olhar mais crítico e apurado. O Grêmio tem uma Libertadores pela frente!!!

Vem à mente a figura de Hélio Dourado, quando em 1980 trouxe Carlos Kiese, um camisa 10 paraguaio, eleito o melhor atleta da Libertadores ganha pelo Olímpia. Pois bem, não jogou nada no Tricolor, os colorados só ironizavam. Dourado, "puto da cara" despachou o gringo e trouxe Hugo De León como resposta. A história, todos sabem os desdobramentos.

Alberto Guerra pode se espelhar neste gesto e trazer um goleiro incontestável.

c) Daronco fez um estrago só superado pelo Wilton Pereira Sampaio, que não deu três penalidades num único Grenal, que surrupiados, impediram a vitória azul. Vejam:

- Deixou Gustavo Nunes ser caçado o jogo inteiro. Bastava dar um cartão amarelo para Bustos na primeira jogada. Foi a mais violenta

- Não expulsou Valencia que deu um cotovelaço em Kannemann, ainda na primeira etapa, aliás, cotoveladas parecem ser o fraco de Daronco, lembram do William desmanchando a mandíbula de Bolaños? Nem falta deu na ocasião

- Errou na infração não marcada em João Pedro, cujo desdobramento do lance ocasionou o primeiro gol vermelho

- Não deu uma penalidade em André Henrique no segundo tempo. Alguém dirá, não deu de Kannemann em Valencia antes, no entanto, as imagens mostram o equatoriano puxando o Viking num primeiro movimento. Elas por elas

Alberto Guerra precisa lutar pela exclusão deste árbitro nos jogos decisivos. Ele está contaminado pelo vírus do condicionamento, sucumbiu ao festival de críticas estratégicas que parte da imprensa e, principalmente, de dirigentes colorados, que retomaram a velha prática de décadas anteriores, que tanto surtiram efeito, mas que se julgavam ultrapassadas. Nem com o VAR é recomendável a sua indicação. Melhor para ele será ir para outra federação

Daronco, entre tantos erros do Grenal, foi o maior. Ele "botou o clássico" embaixo do braço. Pena que foi de forma negativa.



16 comentários:

  1. Joao Henrique Hollerbach26/02/2024, 08:53

    "Marchesín tem bracinhos de motorista de Kombi"(Pedro Ernesto Denardin). De acordo com o que publiquei em outro "post" desse blog, continuo pensando que o Caíque não tomaria os dois primeiros gols do adversário. Não acho que o Caíque seja um ótimo goleiro, mas, atualmente, está melhor do que o "Marche".

    ResponderExcluir
  2. 1) Não tem como não falar da péssima arbitragem do Daronco e equipe. Perdeu o controle do jogo já nos minutos iniciais. Sem critério nenhum nas faltas marcadas contribuindo pro descontrole da partida que era apitada pelos jogadores reclamando. Enfim, péssimo.
    2) Achei acertada a estratégia do Renato. Foi com os pés no chão com o time bem mais fechado que o de costume. Por pouco não saiu com um bom resultado. Muito bom ver ele nos surpreendo positivamente assim na montagem do time.
    3) O Marchesín falhou no jogo em que não devia. Sinal amarelo pra ele. Espero que se estabilize.
    4) Corneta pra Rodrigo Ely, Reinaldo, Pepê e JP Galvão. Na zaga e na lateral esquerda a direção errou em não buscar soluções definitivas, é isso que temos até julho. Pepe já tem um ano de clube e todo jogo que exige mais intensidade ele fica perdido. JP Galvão só jogou porque o André Henrique é muito inconstante e Diego Costa não tinha condições, é de se pensar um esquema sem um 9 pra alguns jogos.
    5) De positivo: Gustavo Nunes fez uma partida de gente grande e Villasanti pra variar jogou muito.

    ResponderExcluir
  3. Alguém pode verificar Só por curiosidade:

    Quantos grenais o dupla venceu com var e sem o var.... no apito Daronco e Vuadem .

    ResponderExcluir
  4. a) Renato errou na execução da estratégia....Pavon ou Cristaldo jamais deveriam banquear para o Dodi jogar.

    O inter rondou a área o tempo todo, não fez mais gols por ruindade (coisa que o JPG tb não fez...mas num raro lance de ataque gremista).

    ResponderExcluir
  5. Renato acertou...o juiz que errou na estratégia.

    ResponderExcluir
  6. Achei a escalação excelente, com uma única exceção: o goleiro.

    Não gosto de Rodrigo Ely, mas até que o rapaz não comprometeu o tanto que muitos de nós esperávamos. Fez o simples, quando possível, ou seja, balãoziar, e num único momento apenas que me deu um susto, mas saiu bem com a bola e tão logo a despachou.
    Sobre o arqueiro, desde o começo venho dizendo que o cidadão não passa tranquilidade, quero dizer, firmeza! No primeiro chute vermelho em direção ao gol ele solta a bola, de modo maroto, quase que nos pés do adversário. Mas segurou-a rapidamente. Defesa em dois tempos, de novo, um cacoete do arqueiro. Na bola aérea até que teve boas saídas, mas na reposição de bola, tão pedida por nós torcedores errou todas. Errou mais ainda, debaixo das traves, no primeiro gol, adiantado, de novo. Um chute de média distância... depois, se redimiu numa grande defesa, e ali teria sido o seu grande milagre, mas depois, novamente vazou. Mas o destino deu ao argentino uma nova chance. O pênalti no apagar das luzes. E o cara que veio para ser um grande pegador de pênaltis vazou novamente. Em tempo: goleiro bom, cresce nos clássicos. E exemplos disso temos muitos! Danrlei, Marcelo estão entre eles.

    Poderia ter sido o jogo de afirmação de Caíque. Que com as mãos, mostrou ter uma enorme capacidade de lançar os pontas. Sem falar que Caíque é mais alto que Marchesin. Está claro e transparente que "Marche" de titular é canetaço de empresário. Caíque pode até não ser uma unanimidade, e inclusive teve alguns pequenos deslizes no gol, mas a meu ver merecia a titularidade.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. A escalação inicial, na minha opinião, só serviu para uma coisa: não deixar o Wanderson jogar. E foi bem sucedida nisso, pois Dodi ajudou bastante o João Pedro por aquele lado. O problema é terem esquecido que Alan Patrick e Maurício são melhores que o Wanderson, e não foram marcados com o mesmo ímpeto. 4 volantes em campo e mesmo assim permanecia aquele vazio entre volantes e zagueiros, fazendo Ely e Kannemann sair da linha defensiva pra atacar o homem com a bola. Bom, aí é meio caminho andado pra desandar a maionese.

    Outro problema dessa escalação é que o time ficou torto no ataque, pois não tinha a velocidade pela direita...o Inter triplicou a marcação no Gustavinho e o ataque gremista inexistiu nos primeiros 45 minutos.
    Segundo tempo, Pepê se arrastando em campo, Maurício voando pra cima dele e...nada foi feito. Sai um belo gol do Grêmio em iniciativa individual de Gustavinho e Villasanti, e ao invés de colocar Pavón em campo para ter a ferramenta mortal do contragolpe contra um adversário que precisava vir ao ataque, sacando o já descontado Pepê e reposicionando Dodi, não...segurou a substituição até tomar o gol de empate.

    Após o empate do Inter, bota Pavón em campo junto com André...tirou Dodi (que estava bem melhor em campo que o morto Pepê). Apesar disso, Grêmio fez seus melhores 10 minutos no jogo...marcando adiantado, atacando, incomodando.
    Aí do nada resolveu se retrair, esperando talvez um contra ataque que nunca viria...e outra vez falha na meia lua central a partir de um jogador que se desprende de Pepê (no 1º gol também falhou), cria a dúvida na defesa, tira o zagueiro da área que atabalhoadamente comete a falta (transformada em pênalti pelos olhos biônicos do ciborgue que tudo vê, menos uma falta em uma tesoura na frente da área colorada antes do 1º gol.

    Em resumo: eu entendi o que o Renato tentou, foi parcialmente bem-sucedido. Segundo tempo nosso foi melhor em termos ofensivos, Pavón entrou tarde e só depois de tomar o gol de empate. Achei que faltou coragem de ser feliz! E falta arrumar essa merda desse buraco nas entrelinhas, persistente há 15 MESES!

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fecho em todas.

      "Grêmio fez seus melhores 10 minutos no jogo...marcando adiantado, atacando, incomodando."

      Não teria sido pela saída do JPG e entrada do Pavón ?

      Dodi ajudou a segurar Vanderson, beleza, mas Pavón às costas dele indo pra cima do Renê desde o início, não teria segurado também? Ou obrigado um volante deles a cobrir o espaço, e assim liberado espaço pelo meio pras subidas do Villa (ou do Queiroz - não vi o jogo, então nao sei qual dos dois estava mais "preso").

      Ademais, com 3 volantes, o do lado direito poderia ajudar o lateral na marcação ao ponta, pela intermediária. É tudo questão movimentação....que vem do treino....

      repito, a idéia de povoar o meio foi correta, mas errou na forma de fazer. Dodi é reserva...imagina se um dos outros volantes se machuca....e no segundo tempo outro cansa...

      No posto anterior eu concordei com o Vinnie que o JPG era titular por ser mais combativo com o André...mas ontem ao ver o compacto do jogo, vi o lance do penalti não marcado....e tava lá o André marcando a saída deles...


      Excluir
    2. Eu concordo contigo, Gláucio. Minha escalação inicial para o Grenal seria com 3 volantes e 3 atacantes.
      Só quis ressaltar que o Renato utilizou estratégia à moda Celso Roth pra marcar um único jogador do Inter...os outros jogaram com naturalidade e desequilibraram!

      Excluir
  8. Anderson
    A entrada de Dodi foi um dos maiores acertos do Renato, o problema é que o time jogou com 10. JP Galvão foi muito mal.
    Na hora da troca, acredito que o Dodi por falta de ritmo (não aguenta com intensidade os 90 min, por enquanto) saiu, quando a mexida seria a saída do Pepê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a idéia fosse Dodi no lugar do Pepe, eu aceitaria.

      Excluir
  9. A opinião do Ânderson p/ mim foi a mais sensata. Vi o que ele viu e mais um tanto, ou seja, permanecemos c/ o velho "queijo suíço" entre as linhas. Com um desarranjo desses como as individualidades podem se sobresair? Com excessão, é claro, de alguns casos perdidos, como JP Galvão, Rodrigo Ely, Reinaldo, e outros tantos pontos de interrogação que oscilam como pêndulos. Nem vale a pena citar, pois são muitos!!! Vejamos mais adiante onde tudo isso vai terminar.

    ResponderExcluir
  10. Correção de BURACOS ENTRE AS LINHAS só com a chegada de um outro comandante na casa mata. ESQUEÇAM!!! O problema é que a cada partida MENOS ruim, voltam as IDOLATRIAS e os sentimentos equivocados de que temos um grande estrategista a beira do gramado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até não ser o melhor coach do mundo, mas fosse qualquer outro ali teria tomado uma senhora goleada, com a desculpa de querer jogar "bunito"...

      Excluir
  11. Que desanimo ler que só agora, pós derrota no Grenal, o pessoal da direção se tocou que temos um problema na zaga. Pra piorar os nomes especulados são Luan do Palmeiras, que é um zagueiro da escola Bressan de erros, e o Rodrigo Caio que é de vidro... Outra noticia é que estaria acontecendo uma crise interna com os funcionários há algum tempo mas que só veio a tona agora, tanto pra nós quanto pra direção. Pra completar o quadro de más noticias surge que a CBF, via Rodrigo Caetano, estaria querendo levar o Vivian de volta.
    Dizem que o trabalho de Guerra, Brum, Vivian e cia no Grêmio não vendo sendo nada fácil. E que parece que estão se esforçando e tudo mais. Mas ao mesmo tempo não tem como não ficar desanimado vendo uma direção que não consegue enxergar os buracos do time que foram óbvios no ano passado(zaga e lateral esquerda), mais essa de ter uma crise interna que até então não era de conhecimento da "alta cúpula".

    ResponderExcluir