Páginas

sábado, 16 de março de 2024

Opinião




Grêmio consegue vantagem importante 


Foi o mais importante do confronto desta tarde. Se segue patinando, pelo menos, vai com vantagem para o jogo de volta em casa.

Como sempre, eu vi a partida sem o áudio da tevê e a transmissão da Rádio Guaíba (aliás, sigo fiel, apenas pelos comentaristas que são os melhores), depois, uma olhada no texto da ZH e é incrível como "cada cabeça, uma sentença", pois vi, assim como o Cristiano Oliveira (Guaíba), uma partida muito atrapalhada de Caíque e na cotação do jornal, o seguinte texto: "Fazia um jogo seguro até a falha no gol do Caxias. Nota 6".

Minha opinião: Não consigo ver o Grêmio disputando uma Libertadores com Caíque no time. Para mim, muito inferior a Grando, Brenno e Adriel. Se Marchesín, realmente, for uma contratação equivocada, então, "estamos no mato sem cachorro". Caíque tem muita agilidade, reflexos e envergadura, o que facilita nas penalidades máximas ou decisão por tiros livres, mas é o clássico "atacador de bola" como a gente vê na várzea, parece que a formação na base, apesar das suas convocações, foi deficiente.

Defensivamente, a melhor notícia, todo o quarteto foi bem, jogo parelho em alto nível. Uma nota expressiva para Geromel, porque residiam dúvidas quanto ao sem desempenho. Maik Silva, muito bem.

No meio, ali começam os problemas, Pepê, um jogador invisível, Villasanti, o melhor do time e Cristaldo fez o melhor lance do primeiro tempo.

O ataque, Diego Costa demonstrou que está evoluindo, conservando as características de camisa 9 e excelente média de gol. Gustavo Nunes, bem, sem ser destaque e Pavón, sumidaço. O pior do time.

Para piorar, as substituições pouco ou nada resolveram. apesar do esforço de Nathan Fernandes e Dodi. 

Tenho minhas dúvidas em relação ao comportamento do time e do destino da partida, se o Caxias saísse em vantagem no placar.

Resumindo: o time como um todo prossegue sem passar a ideia de evolução coletiva.




22 comentários:

  1. PERFEITO!!! Nada a acrescentar.

    ResponderExcluir
  2. Não se iludam com Caíque, estamos sem goleiro e com uma perspectiva sombria p/ a meta gremista(assim como em boa parte das demais posições) p/ o restante da temporada.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver se agora, com 10 dias p/ o jogo de volta, conseguiremos evoluir um pouquinho taticamente!!!

    ResponderExcluir
  4. Caíque é um goleiro muito fraco, de time pequeno, não tem qualidade pra jogar em time grande. Afobado, atabalhoado e mão de pau, não segura nem as bolas mais fáceis, espalma todas e até pra frente. Me lembra o Márcio de 20 anos atrás.
    Ele e Pepe não podem ficar no time; pavon, se jogar isso, resolve o problema com a volta do soteldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez vc tenha razão, mas o tempo (alguns meses ainda) é que vai dizer. Hoje ele salvou no primeiro tempo com defesas difíceis.

      Ano passado também no jogo contra o Fluminense no Rio, que garantiu a Libertadores. Continuo achando que tem crédito.

      Excluir
    2. Boa comparação, Fábio. O Márcio tinha essa mesma dificuldade.

      Excluir
  5. Concordo com bastante coisa, Bruxo. Acho o Caique bom goleiro, mas realmente tem dificuldade em cruzamentos rápidos - aqueles de batida rasante. Ele garantiu o placar do primeiro tempo onde o coletivo foi mal.

    Destaque pro Diego Costa, que fez uma partida de manual de centroavante - tabelou, ganhou as disputas por espaço, driblou, cavou, e converteu, um penalti importante. Cada vez mais me convenço de que foi uma boa contratação.

    Villassanti e Cristaldo foram bem também. Joao Pedro fazia uma boa partida até comprometer com um erro de saída que quase custou a vitória. O jogo ali estava liquidado até o Caxias achar aquele gol - que por sinal não teve falta do Geromel na disputa.

    Pavon abnegado no fechamento do corredor, porém de pouco brilho com a bola. Gustavo Nunes, embora abaixo de outras jornadas, muito superior ao Nathan Fernandes, e principalmente ao Galdino como alternativa - que parece ter sido arquivado de vez.

    Eu acho que esse é o time pro ano - com a entrada do Queiroz ou do Dodi no lugar do Pepê - outra partida nula de uma contratação que não disse ao que veio. O Sarará da base jogava mais que esse Pepê.

    ResponderExcluir
  6. No gol do Caxias, além de não haver a falta, o VAR examinou a questão de haver um jogador impedido e se ele participou do lance. Que o jogador estava impedido não há dúvida, que ele pulou para tentar cabecear a bola, também, a dúvida é se ele teria participado do lance ou não. É claro que participou! Um jogador que pula para cabecear a cala, mesmo que não tenha tocado nela, participa do lance. Diferente seria se ele não tivesse pulado. Estava impedido, portanto.
    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson
      É para ver que quando os juízes não querem, eles contrariam o var. Brigam com a imagem.
      O Grêmio que se cuide.

      Excluir
  7. Pois é...já não é a primeira que o Caique sai atrapalhado e dá problema, só que nessa por azar dele, deu gol. Embaixo das traves ele é bom, reposição de bola boa também, mas tem uns lances que assustam. Só que em 2024 está sendo o melhor, Renato acerta em colocar ele.

    Resultado bom. Desempenho não anima pro restante da temporada. A ideia de meio campo precisa ser repensada pra dar mais equilíbrio defensivo ao time.

    Pavon e Gustavo discretissimos. Mas pelo gramado, foi normal, dificulta condução de bola em velocidade.

    ResponderExcluir
  8. Nelson
    Completamente impedido e teve a clara intenção do cabeceio. Roger Goulart é péssimo.
    Ele quis "acomodar", pois o jogo estava 2 a 0, fez uma média com o Caxias.

    ResponderExcluir
  9. Um jogo cheio de erros de arbitragem, mas o grande vilão é o Caique. Quanta maldade, com o goleiro. Credo. Os mais jovens da base, já muito defendidos pelo amigo e com toda a estrutura que tiveram na base, falhavam muito mais. Sobre as espalmadas pra frente? Uma paulada a queima rosto que depois foi interceptado pelo Geromel, o resto, todas para o lado como deve ser.

    É sem sombra de dúvida, o mais seguro de todos. Mas um único lance serve para destruir uma grande partida.

    Falhou na saída da meta, mas seu erro é muito menor do que aquele que todas as câmeras do estádio viram. Nem falta foi. Antes disso, fez grandes defesas, foi muito bem nas reposições.

    E agora vendo este primeiro tempo do outro jogo da semifinal, fica transparente, a tentativa de levarem os vermelhos às finais.


    Canalhice. Uma vergonha que nenhum radialista, identificado ou não, tem a coragem de dizer.

    Grêmio foi bem. E se conseguir superar o VAR e FGF tem chances de levar o hepta.


    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande partida? Já tinha escapado de levar gol no primeiro tempo, num golpe de vista....a rigor fez duas defesas difíceis e falhou em três lances, onde, por sorte, apenas um foi gol...

      Excluir
    2. Glaucio
      Isso é que me assusta, pode ser meu complexo de "teoria da conspiração", mas é muito colorado na mídia achando excelentes os jogos do Caíque. Eu olho e as partidas em que não falhou, as defesas não foram nada de impressionar.
      Está muito estranho; veja que mais salientam o gol contra do Du Queiroz que sequer viu a bola no lance, do que o erro feio do arqueiro.

      Excluir
  10. Rodrigo
    Os da base falhavam e suas falhas eram apontadas por aqui, nem sempre como condenação, mas como constatação.
    Eu até ando me policiando nas críticas. Tento substituir o atleta no lance, por exemplo: Caso fosse Grando que errasse o bote na cruzada, acertar de rosca na bola que bate nas costas do colega e gera gol contra, como eu reagiria? Ou num chute que o Marchesin espalmasse "uma paulada a queima rosto" no pé do adversário, só não saindo o gol, porque o Geromel evitou magistralmente, eu absolveria o argentino?
    Isso tem me ajudado a minimizar a acidez de minhas críticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, compreendo, Bruxo. Ocorre que sempre prezamos por goleiros jovens, e agora, por ter um "cascudo" no elenco e com certa grife, os jovens devem banquiar... mesmo o "cascudo" não comprovando na prática que é melhor.

      É claro que os jovens irão falhar, pois o que lhes falta é "horas de voo" para não borboletiar tanto.

      No Grêmio, o Grando teve um ano inteiro para se estabilizar, teve jogos cascudos para comprovar a sua escolha e não garantiu. Lembrando ainda que desde 2021 está tendo "chances" e infelizmente, não "atacou" como dizemos aqui. Literalmente.

      Rodrigo

      Excluir
  11. Terminou a pouco o jogo dos galáticos e o árbitro claramente protegendo os jogadores do inter, cartão amarelo nem pensar. Enquanto no nosso jogo encheram de cartões amarelos. 11 no total a maioria para nós.
    Tá muito estranho .


    ResponderExcluir
  12. Joao Henrique Hollerbach18/03/2024, 09:33

    Ontem no jogo do Inter o árbitro evitava a todo custo dar cartão para os jogadores colorados. Até que num lance ao novamente ser cobrado para aplicar o cartão ele fez o gesto de que "acabou" ou seja, na próxima seria cartão. Aí veio a próxima falta e ele novamente fez o mesmo gesto de que "acabou". Os jogadores do Juventude alertaram de que já havia sinalizado isso. Não adiantou. Então somente na próxima oportunidade(a terceira) é que resolveu aplicar o cartão amarelo. E mesmo depois disso continuou evitando cartões para o Inter. Não foram "erros" em lances capitais, mas é como "cozinhar o sapo em fogo brando". Isso vai irritando os jogadores adversários. Aí tem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      Não vi o jogo do Coirmão, mas é de se esperar esse "mutirão" de todos os lados, são muitos anos na fila e estão na base do vale tudo.

      Excluir
    2. Sem falar do escanteio que não deram, na sequência, ao reclamar o jogador verde tomou amarelo, João.

      É claro que aí tem. Estão fazendo de tudo para levarem uma taça para o lado de lá. Só não vê quem não quer. Desde o começo do ano, e se reafirmando após o clássico. Só que é claro, se perdermos, será culpa do Renato. Se ganharmos, será obra do acaso. O discurso está pronto e a crise cairá feito um cometa no CT Luiz Carvalho.

      Digo uma: em toda a minha vida, como gremista, eu nunca quis tanto vencer um rural. Me sinto quase que em 1977.

      Pior são os isentos. Bastou um empate contra o time de "série A" para enaltecerem o "resultado". Mas não eram o Real Madrid?

      Rodrigo.

      Excluir
  13. Hoje pela manhã ouvi que o presidente da Fgf não comunicou a dupla caju da reunião para definir a data dos jogos de volta...
    É sério isto? Só mesmo no terceiro mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reunião define datas e horários dos jogos de volta das semifinais do Gauchão Ipiranga 2024

      A diretoria da Federação Gaúcha de Futebol - FGF reuniu-se nesta quinta-feira (14/3) com os presidentes do Grêmio, Alberto Guerra, e do Internacional, Alessandro Barcellos, para discutir as datas dos jogos de volta das semifinais do Gauchão Ipiranga 2024, na medida em que as partidas ocorrerão em Porto Alegre e não poderão ser realizadas no mesmo dia, por razões de segurança.
      Em comum acordo, os presidentes da Dupla Gre-Nal sugeriram as datas de 25/3 (segunda) e 26/3 (terça), em razão das datas FIFA para amistosos. Após sorteio, ficaram definidas as seguintes datas e horários:
      Inter x Juventude
      Data: 25/03 (segunda-feira)
      Horário: 21h30min
      Local: Beira-Rio
      Transmissão: GZH, ge.globo/rs e Premiere
      ........................................
      Grêmio x Caxias
      Data: 26/03 (terça-feira)
      Horário: 21h
      Local: Arena do Grêmio
      Transmissão: Sportv e Premiere

      Participaram da reunião o presidente da FGF, Luciano Hocsman, os vice-presidentes, Antônio Luiz Dal Prá e José Olavo Bisol, e o secretário-geral, Mauro Rocha.

      https://fgf.com.br/noticia/reuniao-define-datas-e-horarios-dos-jogos-de-volta-das-semifinais-do-gauchao-ipiranga-2024

      Excluir