Páginas

terça-feira, 12 de março de 2024

Opinião




DNA formador 


Léo Jardim chegou lá! Está na Seleção Brasileira e era um guri da base gremista, assim como Cássio, Fernando Prass, Matheus Cavichioli, Brenno, Grando e Adriel, para ficar apenas nos goleiros.

Houve erro de avaliação do clube? Pode ser, no entanto, eu tenho uma visão bem peculiar sobre essas passagens fugazes dos jovens pelos profissionais do Imortal e depois, tendo sucesso em outras agremiações: é uma questão de "dna" da instituição e periferia (imprensa gaúcha), explico: os dirigentes são receosos, os torcedores céticos e a mídia implacável. Ou estouram de cara ou dançam. Resumindo: ficando no Imortal ou no Coirmão, a maioria deles, não aconteceria. A maioria viraria a "maioria" composta por medianos. Santo de casa não faz milagre aqui no Sul. Existem exceções, poucas, por isso, exceções.

O que chamei de DNA formador no título, na verdade, deveria ser "Fomentador", porque o Flamengo é formador, mas não é fomentador. Fomentador é o Santos que tem até uma expressão consagrada: Os Meninos da Vila.

A instituição como um todo tem que ter algo "doentio", uma obsessão por ter a base no grupo principal. Vejam: nem vou considerar Pelé, vou pegar exemplos mais recentes como Diego e Robinho, Alessandro, Paulo Henrique Ganso e Neymar, Rodrygo, sem considerar os craques que giraram em torno dessas estrelas como Clodoaldo, Ailton Lira, Pita, João Paulo, Léo, Elano, Renato, Alex (zagueiro) Juari, Kaio Jorge, Marcos Leonardo e até Yuri Alberto, ou seja, que deixaram fortunas, repito: FORTUNAS nos cofres do Peixe que inexplicavelmente é um clube endividado.

Para o Grêmio (que é meu interesse) se tornar o clube dos Meninos da Arena, terá que ter uma mudança em todos os níveis que o formam, não é algo "do dia para a noite".

Por tudo isso, não dá para lamentar ou jogar pedras, porque Léo Jardim está na Seleção. É um processo que de forma inevitável contém o "detalhe" de deixar o seu lar, a sua casa para cumprir o seu destino. Ficando, não passaria de um reserva confiável apenas.

30 comentários:

  1. Olá Bruxo, tudo tranqüilo? Um engrande abraço. Muita SAÚDE e muita FORÇA!!! E que este blog tenha vida longa!!!
    Peço desculpas por fugir do tema, mas gostaria de falar sobre o jogo da SER Caxias ontem. O Caxias parece-me uma equipe limitadíssima. Pobre tática e tecnicamente. Muitos lamentaram a desclassificação mas pelo jogo não merecia melhor sorte. Achou o primeiro gol e só teve uma chance clara p/ marcar que foi justamente o tento de empate. Muito pouco p/ uma equipe que jogava em seus domínios e com o apoio de seu torcedor. Pela lógica, o Grêmio deverá passar sem muitos sobressaltos, mas em se tratando de Grêmio tudo é possível pois não é uma equipe confiável. Mas a meu ver só perderá a classificação se for p/ ele próprio.
    Obs.: O Bahia me pareceu uma equipe com alguns problemas defensivos mas do meio p/ frente com muita dinâmica e ótimas soluções ofensivas. Me pareceu, na média, uma equipe bem treinada e com excelentes opções individuais.
    O que te parece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, existe um grande oponente. E só.
      Um time que foi vice num dos maiores e difíceis do mundo, mesmo que a principal causa seja um único atleta, não deveria estar neste estágio tão precário que o Grêmio se encontra.
      Deve respeitar o Caxias, mas um respeito que tem um tamanho, não pode superdimensionar.
      Se não passar em dois jogos, é caso de revisão geral.

      Excluir
  2. Minha equipe considerada ideal quando todos estiverem a disposição:
    No 4-3-3
    Caíque, João Pedro, Gustavo Martins, Kanneman e Mayk. Villasanti, Du Queiroz e Cristaldo. Pavon, Diego Costa e Soteldo
    No 4-4-2
    Caíque, João Pedro, Gustavo Martins, Kanneman e Mayk.
    Dodi, Villasanti, Du Queiróz e Soteldo.
    Pavon e Diego Costa.
    Obs.: Como é humanamente impossível encaixar todos entre os 11, Gustavo ficaria no banco como alternativa p/ dar outra dinâmica ao time, pois ao meu ver, Du Queiróz, Soteldo, Pavon e Diego Costa devem ser titulares indiscutíveis, não por carteiraço mas porque são bons mesmo. A menos que estejam em crise técnica, de outro modo, repito TITULARÍSSIMOS.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, não vejo como Gustavo Nunes ficar de fora, neste momento.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Che...o guri é promissor, mas o Soteldo parece mais pronto.

      Excluir
  5. É.........complicado a escolha. Difícil fazer uma composição ideal.

    ResponderExcluir
  6. Com respeito aos resultados da Copa do Brasil de ontem, nosso maior rival confirmou seu amplo favoritismo e que se encontra em visível crescimento técnico e tático. Soma-se a isso a gama de jogadores que chegaram e que ainda estão chegando e veremos, quem sabe, um clube brigando por todas as competições que disputará. Hoje, vejam bem, eu disse hoje, junto c/ Flamengo e Palmeiras é o clube mais candidato a grandes títulos no cenário nacional e sulamericano.
    Quanto ao Juventude, bem, parece-me muito fraco p/ fazer um embate, no mínimo razoável c/ o Internacional. A diferença é abissal. Time muito espassado em campo e com poucas alternativas táticas. Ao meu ver dificilmente conseguirá, sequer, pontuar nesses 02 jogos da semi-final do Gauchão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À principio, é jogo fácil para o Inter, mas futebol como já disse Dino Sani, é uma caixinha de surpresas.

      Excluir
  7. Pessoal, partindo do princípio que o Grêmio passe pelo Caxias, acho que só existe uma chance, remotíssima, da taça parar na Arena, e isso passará, inevitavelmente pela 1a. partida na Arena. Se o Grêmio não fizer uma partida de excessão, ou seja, um jogo fora da curva e obtiver uma vitória convincente, aí ESQUEÇAM!!!, pois no Beira-Rio não conseguiremos o título.
    Ou seja, se perdermos na Arena, TCHAU!!! Se empatarmos, acho que TCHAU também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mata-Mata tudo é possível, vejam que o Boca Juniors foi se arrastando até o jogo decisivo da LA.

      Excluir
  8. Gente, voçês não acham temerário apressar a volta do Soteldo e correr o seríssimo risco do atleta vir a se machucar novamente e desfalcar o time por um período mais longo? Acho que nessa hipótese, estaríamos literalmente ferrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale a pena apressar a volta por causa do gauchão, pode comprometer o que realmente importa no ano.

      Pode ser paradoxal, mas dá pra vencer sem ele, bem como perder com ele seria normal.

      Se vencer, clube e torcida tem que manter o pé no chão pra não se enganar....se perder, sem terra arrasada, tem que analisar os motivos e corrigir.

      Excluir
  9. Pessoal, e o zagueiro Pedro Henrique que a direção gremista está tentando junto ao Athletico PR? Será que acrescentaria algo ou é mais do mesmo? Confesso que não lembro dele e que não pesquisei nada no YouTube p/ ver suas aptidões técnicas. O que voçês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver o famoso custo-benefício.

      Excluir
    2. Foi o zagueiro expulso com dois amarelos na finalíssima da Libertadores contra o Flamengo. Deixou o time exposto com um a menos já no primeiro tempo. Decisivo para o título dos cariocas.

      Excluir
    3. Bah! Um Bressan rubro-negro

      Excluir
  10. Bruxo, vejo a questão do goleiro um pouco diferente. Nessa posição o jogador leva mais tempo pra amadurecer. Muitas vezes o atleta nǎo aceita ficar na reserva por quatro ou cinco temporadas. Este atleta está chegando no ápice aos 28 anos - já fazem seis que saiu do Grêmio, o que também não anula as mas escolhas para substituir o Grohe nesse período. Mas acho que são problemas distintos.

    A titulo de comparação, dos grandes clubes brasileiros com goleiros de destaque, algum foi formado na base desses clubes? Acredito que não, e isso em parte valida a minha tese de maturação. Goleiro se compra quando ele estiver chegando nessa fase - acho que o Caique inclusive está bem proximo desse estágio.

    Tirando os goleiros, nǎo vejo muitos atletas de linha estourando em outros clubes após sair do Grêmio. O funil é apertado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      É uma bela observação. Isto comprova que Goleiro é realmente, uma posição diferenciada, não apenas nas funções dentro dos gramados, mas na forma de se tornar "profissional".

      Excluir
  11. O selecionado há muito tempo é um pardieiro de empresários e magnatas envolvidos em "esquemas" que vão além da nossa imaginação. É algo quase cristalino que as convocações atuais não têm nada a ver com qualidade técnica, e sim, com cifras.

    Com todo respeito, só não vê isso, quem não quer. Por mais saudosismo que possa existir. O futebol é um meio de ganhar dinheiro que a transparência que realmente interessa está em último lugar.

    Não à toa vemos estes nomes aí totalmente aleatórios vestindo uma camiseta que há pouco tempo atrás era reservada apenas para craques. Da camisa 1 à 11.

    Sinceramente, eu descobri somente hoje, e pelo teu texto, a existência deste goleiro.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Renato for chamado pra treinador tu mantém a opinião?

      Excluir
    2. a seleção faz tempo que não é a de antigamente porque não saiu nenhum craque daqui mais. tem muito jogador mediano e a cbf é suja mesmo. mas não saber quem é o léo jardim deixa claro que tu não acompanha muito as coisas com esse teu pachequismo cego pró renato. fala de esquemas mas fecha os olhos pros erros do teu deus...

      Excluir
    3. Bom, se tu não viu, sugiro que tu reveja a entrevista que ele concedeu ao GE, na qual, ele diz os motivos de não querer a seleção. E mesmo que quisesse, eu continuaria dando a mínima para CBF. Quero mais é que se exploda. Na mesma entrevista por sinal, haviam dito que ele teria dito que a SAF era o melhor para o clube. Em momento algum, daquela entrevista, foi falado algo do tipo.

      Começo a não entender este teu suposto ranço pelo Renato, Gláucio, do mesmo modo que tu diz não entender a minha suposta defesa ao Renato. Que aliás, não tem nada de suposta, é uma "defesa" baseada em fatos. Nos últimos anos, disparado, foi e ainda é o melhor treinador que passou pelo Humaitá.

      Rodrigo

      Excluir
    4. Rodrigo, releia o que eu escrevi.

      Eu não falei de ele aceitar a seleção, eu falei de a CBF chamá-lo.....será pelas qualidades dele? Ou por rolo de empresário?

      Não tenho ranço nenhum, reconheço os méritos e critico o que eu acho que é erro, só isso.

      Quando eu elogio o time, pelo jeito, tu não lê...aí complica.....

      Excluir
  12. Rodrigo
    Pode ser, aliás, é de muito tempo. Na primeira metade da década de 70, o treinador do Flamengo e da Seleção era o mesmo. Ao longo da convocações, 80% dos titulares do Mengo, esse percentual, vestiu a Canarinho. Muitos foram não para a valorização, mas para criar "casca" e ajudar o técnico e o clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina o Felipão em 2002.... só convocou jogador por esquema....sem qualidade técnica....parreira em 2006 então....

      A realidade é que a qualidade no geral do diminuiu, Neymar ser o expoente desde 2014 é a prova disso

      Excluir
    2. Não foi esquema? E aquele vídeo que tu mesmo me mostrou onde o Vampeta conta toda a história envolvendo a não convocação do Romário, Gláucio. Que se juntaram a patotinha de líderes de vestiário para determinar quem ia e quem não ia...

      Naquela época, além de empresários, os jogadores também mandavam; para tu ver, que nem Felipão e nem Parreira apitavam lá. Vide os fiascos de 2006 e depois, em 2014.

      Rodrigo

      Excluir
    3. É Bruxo, realmente. Eu me expressei mal. Sempre foi um pardieiro de empresários, e nem nunca deixará de ser. Ocorre, que antigamente, o jogador tinha que pelo menos, saber jogar bola.

      Rodrigo

      Excluir
    4. Barbaridade Rodrigo!

      Ronaldo, Rivaldo, R10, Roberto Carlos e Cafu não tinham qualidade????

      Felipão não convocou um (Romário) , apenas um, por birra, e não por rolo de empresário.

      Excluir
    5. O Felipão reuniu os jogadores pra avisar que não iria levar o Romário e pediu a opiniao deles....isso é no máximo fechar uma panela, não tem nada a ver com rolo de empresários cara.

      Excluir