Páginas

terça-feira, 26 de março de 2024

Opinião




Grêmio sofre, mas vai decidir o Título 

Venceu as duas partidas, está na final, porém, o que se viu do Grêmio é "mais do  mesmo", isto é, as individualidades são as sobreviventes desse emaranhado que é o time Tricolor.

O primeiro tempo mostra isso, Diego Costa, que é muito bom, mas que eu critiquei a sua contratação pelo recente histórico ruim no Galo e Botafogo, foi o responsável pelo triunfo. Participou dos três tentos, o terceiro, um primor, onde demonstrou que é um avante inteligente, me lembrou gols de Lucas Barrios, malícia e sangue frio, pois Diego atrasou a passada, após matar no peito num movimento que tirou o zagueiro, se fosse um centro avante bronco e pouco inspirado, daria um "bago" e consagraria o goleiro adversário. Enfim, gol de quem conhece o "riscado".

Diego Costa, Pavón, Gustavo Nunes e Cristaldo seguem bem. No outro lado da "balança"; Rodrigo Ely, muito mal, não tem condições de jogar no Grêmio. Aliás, nessa linha, o que é o Caíque, será que um dia vai defender de forma segura um chute ou vai ficar "espantando a bola" para qualquer lado, dando "sopa para o azar"? O saudoso Paulo Santana, um dia definiu Gomes,  goleiro do Grêmio em 1991 com passagem pela Seleção Brasileira, de Aqualouco, pela forma "espetaculosa" que transformava cada arremate numa defesa sensacional. Caíque é dessa escola. Botou o Caxias de volta no jogo no Centenário e esta noite, de novo, numa falha grotesca. E parte da torcida e da mídia também, seguem passando "o pano". Por que? Não sei. Se fosse o Grando ou Brenno...

Outra decepção é André Henrique, que, a exemplo de Éverton Galdino, depois que ganhou a "estabilidade" de ser contratado pelo clube, simplesmente, não joga mais. 

Renato segue sem dar ao time um padrão tático estável, o time quando precisou dele nas dificuldades, após a expulsão do Mayk, ficou órfão de treinador. Não se justifica o sufoco contra o modesto Caxias em casa.  

Finalizando: A arbitragem gaúcha vai muito mal, esse Jean Pierre já devia ter largado o apito; o Gustavo Nunes foi caçado o tempo todo e mesmo com VAR, a agressão que sofreu que o tirou da partida, não foi devidamente avaliada.

Um alerta: O Juventude é mais time e tem melhor treinador do que o Caxias. 




34 comentários:

  1. Caíque, infelizmente, tem mostrado consistencia nos erros. Não parece ser o goleiro que o clube precisa. A falha do primeiro gol foi gritante hoje.

    Vai ser uma final interessante. Mas não pode bobear assim contra o Juventude. É uma equipe de outro nível.

    Acho inclusive que o favoritismo do Grêmio é 60 a 40, por alguns motivos:
    -o foco demasiado no hepta e na historia
    -a preocupacao com a Libertadores
    -talvez atuar sem o Gustavo Nunes (cairia demais a força de ataque)
    -a confiança em alta do Juventude (e o fator Roger que, bem ou mal, tem a motivação pessoal dele)

    Enfim, vai ter que suar bastante pra ser campeão.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    Concordo plenamente com esses percentuais de chances. Acho que a história do hepta está tomando uma dimensão muito grande (e perigosa) nesta reta final.
    A entrevista do treinador jogando o Mayk às feras é repulsiva. E se fosse o Kannemann, a postura seria a mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É óbvio que não, é se multar não pode divulgar o valor, Renato quer aparecer como sempre.

      Excluir
    2. Pode ser, mas esse Wesley quando entra mostra personalidade. Bem possível que ele seja inclusive melhor que o Mayk. Imagina ser expulso assim num mata-mata de Libertadores?

      Excluir
    3. Acho que a divulgação da multa (até o valor) foi uma jogada externa do Renato, mas duvido da eficácia do gesto. Não faz sentido.

      Excluir
  3. Infelizmente não temos goleiro é este caíque é o pior dos 3, falha em todos os jogos.

    ResponderExcluir
  4. O var é algo decorativo no Estado

    ResponderExcluir
  5. Um time da grandeza do Grêmio jamais poderia levar sufoco do Caxias, mesmo com um jogador a menos. Realmente, Caíque, Ely e André Henrique são inqualificáveis. Diego Costa excelente. Presisamos de reforços de forma urgente. Para o campo e para a casamata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No futebol moderno ja não é bem assim. Todas as vitorias recentes contra o Caxias foram peleadas, inclusive ano passado onde o Gremio ganhou com um gol de penalti na final.

      O próprio Grêmio ganhou de tres equipes mais qualificadas do que ele no Brasileiro 2023 - Palmeiras, Flamengo, e Atletico-MG.

      Excluir
    2. Mas tomando sufoco em plena Arena, mesmo com 10...

      Excluir
  6. Esse Caíque é da linhagem daquele Tiago Machowski, que até já se aposentou e virou treinador de goleiros, segundo li por aí; ou seja, é ruim de doer. Não dá pra admitir que nosso goleiro, titular em uma Libertadores da América, fosse titular do glorioso Ypiranga de Erechim há apenas um ano!!!
    O cara consegue rebater todas, todas as bolas, não segurando nenhuma; para piorar, rebate para o meio da área, procurando o pé de um atacante. Caíque de titular do Grêmio é uma verdadeira piada, e de péssimo gosto!
    É um goleiro de time de interior, de time pequeno, não tem a menor condição de jogar no Grêmio.
    Enquanto isso o Breno, que foi titular um ano inteiro com esse mesmo treinador, foi descartado sem nenhuma chance de retorno ou satisfação para a torcida; Adriel foi mandado embora por bater de frente com a estátua intocável e Grando, bem, esse era ruim mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Primeiro tempo perfeito.

    Segundo tempo preocupa, pela incapacidade de se fechar contra um time limitado como Caxias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      E não foi só pela expulsão. Ela mascarou o desarranjo tático que o Tricolor sofreu na etapa final.

      Excluir
  8. Achei o Grêmio muito bem no primeiro tempo dominando completamente as ações sem dar chance ao adversário, mas aí começaram as lambanças, primeiro a expulsão do Maik que ao meu ver errou por excesso de vontade (não era motivo para multa, muito menos para divulgação do feito), depois o frango do Caique, aí entrou o André Henrique que mostrou não ter a menor condição de jogar de costas, e a cereja do bolo foi a entrada do Soteldo visivelmente fora das condições ideais e o time ficou em 9 causando o sufoco no final.
    O jogo em Caxias tende a ser complicado pelas ausências de Geromel, Maik e possivelmente Gustavo Nunes.
    O Grêmio precisa urgente de um goleiro (Caique entra fácil na lista dos 5 piores que vi com a camisa tricolor) e um zagueiro para a vago do Geromel que infelizmente mostra não ter mais condições de aguentar a sequencia de jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Com o Soteldo descontado, o time ficou com 9.

      Excluir
  9. Diego Costa. " the beast" eu avisei.

    ResponderExcluir
  10. Um parênteses sobre seleções. O que dizer da bola redondíssima do Endrick e do Lamine Yamal? 17 e 16 anos respectivamente. Puxa vida!!! Por que p/ nós do país tupiniquim, é tão difícil colocar um garoto desta idade para jogar? E aqui no estado parece que a visão neste sentido ainda é mais retrógrada. Quando o garoto é promissor dá para colocar sim!!! Desde que o elenco como um todo seja forte, qualificado e bem entrosado e o treinador saiba tirar o máximo do pontencial do garoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o Brasil é pais formador. Jogador com menos de 18 nǎo pode assinar contrato profissional. Quanto antes lançam, mais cedo os europeus levam.

      Esse Gustavo Nunes nāo completa 20 anos de idade na Arena.

      Excluir
  11. Em apenas 45 minutos o Grêmio destruiu o trator do Argel outra vez. Um 3 a 0 acachapante. Impiedoso. E a partir da expulsão do Maik, já nos acréscimos, o time desligou. Não era preciso forçar mais. A partida já estava faturada. Só não vê isso quem tem má intenção para com o clube.

    Desempenho x Resultado...

    Pois bem. Na partida de ontem, o Grêmio teve ambas as coisas. 60% de acerto nas poucas finalizações. Das 5, 3 gols. Isso é desempenho? A pontaria estava em dia, ainda bem. O Caxias, teve 23... dois acertos. 8%. E isso porque Caíque falhou duas vezes.

    E já que não se debate resultado, então vejamos, os desempenhos dos demais clubes dessas semifinais: o colorado, sempre muito bem armado taticamente, graças ao seu GRANDE técnico teve excelente desempenho. Caiu de forma vexatória, mas invicto. Desempenho... pfff. Para que serviu? Para nada! O Caxias, de igual modo, teve campanha melhor que seu arquirrival. Melhor "desempenho". Na hora do vamos ver, onde o resultado é o que determina, caiu por terra. E a final do estadual será jogada por quem teve resultado!

    Eu sei que irão dizer que é uma defesa ao Renato tudo isso que escrevo. Pois que digam. Não ligo. Eu ligo é para o que acontece e o fato é que o Grêmio irá disputar a final e quiçá conquistar o Hepta do rural; coisa que aconteceu quando muitos daqui nem nascidos eram, suponho. Ou eram novos o bastante para terem lembranças disso.

    De volta ao jogo ?difícil? que teve o Grêmio na noite de ontem, entendi que com a saída de Cristaldo, Renato não quis abrir mão do ataque. Simples, ele joga para frente e sempre vai jogar, e o nosso ataque é o que temos de melhor! E depois, da presepada do lateral Maik, alguém deveria ser sacrificado para que a lateral esquerda fosse recomposta. Na teoria dos sábios, o melhor teria sido tirar um ponta, e eu até concordo com isso, porém, não acredito que Cristaldo fosse fazer grande diferença na recomposição defensiva da equipe. Ele não é marcador! Pois onde ele é mais efetivo, aonde tenta dar o bote na saída do adversário, ou seja, do meio do campo para frente, o Grêmio não jogaria mais. Não era preciso. Estava 3 a 0!!!! Três a zero, escrevo!

    Assim sendo, quem é que poderia imaginar que Caíque falharia de modo tão grosseiro? Bom, já foi dito aqui, e até em outros espaços que ele não é melhor goleiro que Marchesin. Pode até não ser, mas tem a seu favor a idade. Sobre as rebatidas para frente... Marchesin falhou de modo igual, sem tirar nem por, nos jogos em que jogou. Então, que julgamento é esse? Sobre as saídas do gol espetaculosas, Grando, Brenno, Adriel, todos eles faziam o mesmo...

    Daí por diante, o Caxias "emparedou" o Grêmio no mais puro desespero. Antes disso Gustavo Nunes teve o pé quase arrancado da perna, e se aquele jogador tivesse sido expulso (do mesmo modo que Maik) o jogo teria sido outro. Mesmo assim, para levar para os pênaltis, o Caxias precisava de mais 2 golos. Em alguns chutes a gol, Caíque interviu bem. Salvou... aí não vale???? Quando Marchesin salvou aquele lance no Grenal, valeu. Que julgamento é esse II?

    Que o Grêmio conquiste o Hepta! Eu, pelo menos eu, estou muito ansioso para isso. Pois o octa, só vem depois do hepta. E só pode ganhá-lo quem chega na final através do resultado. E que na Libertadores o resultado seja colocado em primeiro lugar.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto, agora eu tenho má intenção com o clube....

      (ou tô precisando de óculos...)

      Excluir
    2. Meu Deus Rodrigo..para de ser Renatete cara, teu treineiro desmontou o time ao tirar Cristaldo e fazer a lambança que fez, só tu não consegue enxergar isso. Ele não consegue enxergar o jogo e pelo visto nem tu.

      Excluir
    3. Rodrigo
      Que essa ideia/fala do Hepta que seja discurso para a torcida. Internamente, o clube deve silenciar.

      Excluir
    4. Por qual razão internamente deve silenciar?
      Ganhar o tetra da Libertadores é o principal objetivo, o grupo tem que saber, mas ganhar o hepta também é importante e o grupo deve saber disso , pois a decisão está logo ali, não da tempo de corrigir eventual desleixo.
      Nelson

      Excluir
    5. Gláucio

      Faça uma consulta meu bom amigo. O Xico, nosso amigo em comum, é baita oftalmo. Recomendo. Pois desde que eu comecei a usar óculos comecei a enxergar muito bem, diga-se.

      Quanto à má intenção, não acredito que tu tenhas, mas se te serve o chapéu, fique a vontade para usá-lo. haha Isso é uma piada, velho.

      Experimente, apenas por desencargo, deixar a tv no mudo para você ver a diferença que é ver um jogo. E sem o rádio, como faz o Bruxo. Essa foi uma das melhores dicas que eu já li nestes blogues da vida. De repente o amigo comece a "enxergar" as coisas que segundo outros eu não vejo.

      *

      André

      Tchê, eu te "conheço" há um tanto de tempo, lá do OEG e como é sabido, também deixei de opinar por lá devido a visão ou (falta dela até) da grande maioria do pessoal. A tua inclusive. Mas no momento em que me acusa de ser "renatete", posso acusá-lo de urubu também, pois só sabe ver o lado ruim da coisa. Em tempo: sempre respeitei suas opiniões fincando em silêncio, bem como a dos demais participantes de todos os lugares por onde passei sempre evitando alcunhas ou qualquer tipo de rótulo. Isso de certo modo polui o ambiente.

      Quando mais novo, para que saiba, e isso também é sabido por todos os meus amigos de perto, sempre tive grande respeito e idolatria pelos feitos de Renato quando jogador. Tive ainda mais, quando nos tirou do jejum de grandes glórias como treinador. Porém, quando me arrisquei neste mundinho dos sábios analistas de futebol, trazido pelo Gláucio, em determinado momento deixei minha fúria ser levada por outras e acabei perdendo a linha do bom senso. Mas ainda bem, depois de muita leitura e uma auto-crítica, reencontrei-me comigo mesmo. Graças a Deus!

      E por fim, se o amigo não leu o que eu escrevi acima, eu reescrevo: o jogo estava três a zero a favor, mais a vantagem obtida no primeiro jogo. E pegando um gancho no que disse o Nelson, o Renato comete erros, é claro, mas acerta muito mais e é isso que o amigo, infelizmente, não consegue enxergar. Mas não enxerga porque não quer, pois a crítica não é ao trabalho, mas sim, à pessoa.

      *

      Bruxo, permita-me a discordância. Por menor que seja o rural, e todos sabemos disso, o clube precisa sim deixar transparente para todos que deseja conquistar o hepta. Desde que não falte com respeito com os demais participantes, a exemplo do que fez o presidente daquele outro time da cidade do Grêmio, que lá no início do ano saiu cuspindo arrogância e prepotência afirmando que seria o campeão gaúcho como que se nada nem ninguém pudesse impedir. Deu ruim! Bem feito! Por outro lado, o Grêmio quieto, de canto analisando tudo e tomando pau da imprensa e de muitos gremistas por não trazer nenhum grande reforço, e mesmo quando trouxe, continuou tomando pau até por baixo do zóio... pois bem, tá aí, o “resultado” sem desempenho. Bá.
      Para encerrar, quando o clube silenciou, e não quis expor os motivos da desvalorização da Recopa não faltou gente dando de relho no clube (eu mesmo critiquei a atuação dos jogadores, e a não ida de Renato a Ijuí). Mas ninguém sabia a verdade dos fatos. E quando ela veio à tona através do próprio clube, não se ouviu mais nenhum um pio. A verdade aqui, foi a alteração da data do jogo imposta pela federação, caso alguém ainda desconheça o fato.


      Rodrigo

      Excluir
    6. Rodrigo, tu já parou pra pensar que a tua "verdade" não é a única que existe? E que pensar diferente de ti não é má intenção nem cegueira?

      De repente o fernet te faz enxergar bem...

      Excluir
  12. Rodrigo, não misture as coisas mestre.
    O comentário sobre o desempenho se refere apenas ao desempenho de Juventude e Grêmio contra o Internacional. Um jogou melhor que o Inter e mereceu classificar. O outro jogou menos do que podia e perdeu. Mas, como você bem disse, desempenho sem resultado não adianta de nada...o que importa pra nós é o Grêmio na final e na busca do hepta. É o que todos queremos.
    Críticas à parte tática, etc, são comuns...queremos ver o Grêmio evoluir sempre. Por enquanto estamos bem, e tomara que continuemos conquistando resultados...
    Mas os apontamentos dos amigos aqui tem validade sim...se tu deixa o Caxias chutar 21 vezes no teu gol, o aproveitamento vai ser 10% mesmo. Experimenta deixar o Flamengo, Palmeiras, Galo, River Plate chutar 21 vezes no teu gol. É com isso que a galera se preocupa. A defesa pode melhorar...e deve!

    Quanto ao Renato: na minha visão, ele não errou ontem. Tirou quem tinha que tirar, deu azar com o Gustavinho, ok...mas jogar com 2 linhas de 4 e deixar o adversário penetrar o tempo todo é um sinal de desajuste tático, e precisa ser corrigido.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente não pude assistir nem a queda dos pré anunciados campeões nem a vitória do Grêmio do ontem. Só vi os melhores momentos.
    Sobre a o triunfo do Pep Roger(fazendo alusão ao texto anterior do blog), o salto alto do Inter cravou no gramado e o Juventude fez o jogo dele. Vai ver eles leram meu comentário falando que talvez seria pedagógico pro Grêmio perder o gauchão e resolveram testar a tese, risos.
    Sobre a nossa vitória, poderia ter sido uma goleada tranquila... Mas serve pra mostrar que não tem jogo ganho e o Grêmio precisa se manter sério e focado. Pelos lances fiquei mais uma vez entusiasmado com o Diego Costa, não era meu nome favorito mas tá se mostrando um nove clássico, eficiente e parece ter encaixado bem demais no Grêmio, que siga assim. De negativo a possível lesão do Gustavo Nunes, que não seja nada sério, e o Caíque talvez seja só um bom reserva mesmo. Ainda bem que tem Marchesin. Não lembro quem comentou isso ano passado, mas no fim foi um erro terem queimado o Brenno mantido o Grando. A voadora do Mayk foi varzeana e grotesca, mas o Renato jogando ele fora do ônibus na coletiva foi totalmente desnecessário, essas mijadas tem que ficar dentro do vestiário... Porque ele nunca fala isso dos estrelões?

    A tendência é termos um jogo difícil contra o Juventude, que o time vá bem e continue se acertando pros próximos desafios pela Libertadores e mais adiante pelo Brasileiro.

    ResponderExcluir
  14. Lipatin
    Sábado será o jogo da vida do Juventude e para agravar, o Grêmio terá que se dividir (Bolívia) na semana seguinte.

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo tem um pouco de razão, mas se excede na defesa das suas testes…
    Uma perguntinha para os mestres: o primeiro tempo do Grêmio foi muito bom? Responsabilidade apenas dos jogadores, sem mérito algum do treinador? Óbvio que Renato armou muito bem o time.
    Renato tem muitos méritos, por isso conquista o grupo (boleiro gosta de quem fala a sua língua) e muitas vitórias/títulos. Mas erra, também, como todos os mortais. Neste último jogo, errou nas substituições, principalmente ao colocar o Soteldo que mostrou estar totalmente fora de forma. Vai ter que fazer uma mini pré-temporada, antes de poder voltar a jogar, na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu comentário eu disse que na minha opinião o Renato não errou no jogo...o time entrou bem armado, atento, jogou muito bem.
      Quando ficou com 10, fez duas linhas 4, era o que tinha que ser feito...talvez o Nathan Fernandes teria sido uma escolha melhor que o Soteldo descontado num jogo que estava decidido.
      A questão tática ainda me preocupa, pois deixou o Caxias ameaçar demais no 2° tempo.
      Semana bem importante agora pela frente...vamos torcer para que o Grêmio do 1° tempo se repita com mais frequência!

      Excluir
  16. Desculpe não ter me identificado. Meu nome é Nelson e fiz uns poucos comentários recentemente, mas acompanho o blog há muitos anos.

    ResponderExcluir
  17. Mais erra do que acerta, no meu modo de ver.

    ResponderExcluir