Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2024

Opinião




Estreia com Derrota em La Paz 

Era esperada a dificuldade: altitude, time reserva, desentrosamento e atletas em franca descrença com a torcida, porém, o Strongest é fraco, os gols foram acidentais pelas falhas gremistas, deixando um gostinho que se forçasse, o destino da partida poderia ser diferente.

Serviu para ver jogadores que raramente atuam casos de Natã, Marchesin, Wesley e Gustavo Martins, Nathan Pescador e alguns foram muito mal.

Meu vaticínio sobre Marchesin: Deu para ele! Não é o goleiro que o Grêmio precisa. Explicando: Acho as escolas argentina e italiana as melhores de goleiros. Aquelas em que os arqueiros mais conhecem fundamentos e a amostragem de Marchesin em pênaltis é muito ruim, tem o defeito de escolher um canto e se aventurar (foram 2 no arco gremista), também, ele está sofrendo gols em arremates incríveis com o do lateral do Santa Cruz e a cabeçada no primeiro gol de hoje, ou seja, está faltando sorte. Ele fez uma defesa espetacular na origem do segundo tento boliviano, mas no prosseguimento mesmo com a defesa desatenta, o cabeceio do centro avante foi no meio da pequena área. A bola era do guardião gremista. Falha grosseira.

A zaga mostrou-se desentrosada, Gustavo Martins falhou nos dois gols, Wesley e Fábio discretos, o menos ruim, Natã.

No meio de campo, a boa notícia é que Du Queiroz não pode ser reserva de Pepê. Joga e corre mais. Ponto Final. Dodi é uma ótima alternativa para o setor, não se assusta, não se encolhe.

As decepções novamente foram Nathan Pescador e JP Galvão, este último, o pior em campo. Nathan Fernandes, o primeiro tempo bom, já na etapa final, ele sumiu complemente.

Galdino fez o inverso, sumidaço na primeira fase, melhorou na etapa derradeira, mas nada que empolgue.

Resumindo: Marchesin, Nathan Pescador, Galdino e JP Galvão devem ser repassados. Fábio na relação custo/benefício é outro jogador que merece ser avaliada a sua continuidade. Gustavo Martins não pode ser considerado como solução a curto prazo para a sucessão de Geromel.

Mesmo com a derrota, continuo achando acertada a opção de Renato, porém, um revés na decisão do Gauchão, as críticas a essa escolha de La Paz ganharão maior peso, injustamente.

Revisar o elenco será tarefa prioritária desta Direção. 



26 comentários:

  1. Bruxo, difícil criticar o desempenho na altitude, mas sempre achei, o Gustavo Martins inconfiável. Zagueiro que marca a bola. Correu na direção errada e deixou o atacante livre no primeiro gol (a cabeçada foi certeira, não dava pro Marchesin).

    Interessante a analise sobre o Du Queiroz. Ele foi escolhido o melhor em campo pelos torcedores na Gaucha - portanto a tua opinião não chega a ser isolada, mas eu achei outra partida ruim dele. Por enquanto tem se mostrado um jogador comum.

    Enfim, interessante como o futebol desperta visões diferentes as vezes.

    xxxx
    Estou com um pressentimento estranho pra sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      A Paramount também elogiou o Du Queiroz (PVC).
      Sábado poderá ser difícil, mas o Grêmio é quem vai determinar essa dificuldade, não o adversário.
      Estou confiante.

      Excluir
    2. Os elogios para ele, no intervalo do jogo, foi porque ele não havia errado nenhum passe. Mas foram todos passes simples, não tentou, que eu lembre, nenhuma metida de bola ou lançamento para um atacante. Na marcação também não vi nenhum destaque. Portanto, não vi nada de mais na atuação dele.
      Nelson

      Excluir
  2. Gustavo Martins foi péssimo. Me decepcionou. Discordo quanto à atuação do goleiro. Achei que fez tudo o que era possível.
    Primeiro gol uma chifrada no ângulo...como afirmar que houve falha? Pra mim era indefensável aquela bola. No 2° gol a falha foi da linha de defesa, não havia o que um goleiro pudesse fazer ali.
    Agora, se ele é suficiente pro Grêmio aí é outra história.

    ResponderExcluir
  3. Andersson
    Com certeza, ele não falhou no primeiro gol. Um golaço. Me referi ao segundo, pois foi dentro da pequena área (no meio dela) e ele "estava no lance". Era dele, mas vou rever, mais tarde.
    Agora, hora do pega para ti.

    ResponderExcluir
  4. Goleiro não tinha o que fazer , falha da zaga nos dois gols.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falha da zaga? Prefiro pessoalizar, falhas do Gustavo Martins, que tem altura e velocidade, mas precisa ser ensinado a ser zagueiro.
      Nelson

      Excluir
  5. Acho injusto "condenar" qualquer jogador (exceto goleiro) num jogo desses com um time desses. Não é justo principalmente com os mais jovens. Nem muita vontade dá pra cobrar porque vai cansar mais rápido. O único que foi abaixo da crítica foi o Nathan 14...

    Gustavo Martins errou, sim, no primeiro gol...mas do que lembro ele é zagueiro pela direita, aí questiono: com Kaneman ao lado ocorreria tal falha?

    A falha que eu boto na conta do Marchesin é no segundo gol, espalmou mal a bola, quase foi gol, aliás. Tivesse espalmado forte, a bola iria pra fora.

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu concordo c/ o primeiro comentário. O comentarista da Paramount elogiava a grande atuação do Du Queiroz com grande acerto nos passes. Eu acho que estou ficando cego pois vi uma partida sofrível do Du Queiróz. Os passes que acertava eram os de 2 ou 3 metros, mas na maioria dos lances tomava decisões totalmente equivocadas. Me pareceu que estava troteando em campo não sei se em virtude da altitude ou algum outro fator.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Eu achei o Du Queiroz um dos melhores do Grêmio. Deu umas erradas no início do segundo tempo, mas se recuperou nos lances.
      Passes de 2 ou 3 metros...na minha concepção, era exatamente esse o tipo de jogo que devia ter sido feito...passes curtos e aproximações, pra mim ele foi quem melhor entendeu a maneira de jogar na altitude.
      Os que botaram correria demais nunca chegaram na bola e ainda cansaram rápido.

      Excluir
    2. Vejo por aí, Anderson. Era jogo pra passe curto e aproximação.

      Excluir
    3. Concordo. Nada de bola longa.

      Excluir
  7. A forma como ficou a seqüência de jogos do Grêmio na Libertadores é delicada e perigosa. Joga c/ o Huachipato em casa e Estudiantes fora. Mesmo que ganhe do time chileno, se empatar ou perder p/ o Estudiantes, o que não será nenhuma surpresa, a coisa ficará muito complicada no returno da competição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei isso quando saiu o sorteio da chave e a ordem dos confrontos...é um grupo delicado, se tomar um belisco em casa ou perder do Huachipato lá no Chile, baubau!

      Excluir
    2. Exato, quatro pontos em nove nos três primeiros jogos já colocam a corda no pescoço. Seria bom um empate nesse jogo de hoje entre Estudiantes e Huachipato.

      Mas não tinha muito o que fazer mesmo. Poderia ter tentado um mistao com dois ou tres titulares, mas no geral seria uma equipe fraca como vimos ontem.

      Excluir
  8. Temos que parar de colocar a desculpa sempre na famosa ALTITUDE. Se já perderam lá é porque dá prá ganhar. Que tal prestarmos mais atenção a detalhes do tipo: falta de qualidade no plantel e ausência de padrão tático razoável, que nos permita ter saídas com qualidade entre defesa, meio campo e conseqüente chegada de qualidade da bola ao setor ofensivo, triangulações, aproximações entre os setores, jogadas ensaiadas, enfim, "N" coisas poderiam ser citadas. Balões p/ cima o tempo todo não ganham jogo.

    ResponderExcluir
  9. Defesa espetacular? Ele quase tomou um peru naquela cobrança de falta. Mão de alface, este argentino. Deveria ter espalmado a bola para escanteio, com braço firme!

    Desde o começo eu já vi que este goleiro não deveria nem ter vindo, e se assim tivesse sido, Caíque já poderia ter se afirmado no gol do Grêmio. O "experiente" goleiro, com passagens pela seleção de seu país e tudo mais, antes do primeiro gol já havia dado dois ou três sustos na torcida... Num chute, meio cruzamento, a bola tocou na trave quando ele estava adiantando. Aliás, é cacoete deste goleiro ficar adiantado.

    A zaga como um todo foi um completo desarranjo. Ainda assim, Natã parece ser bom zagueiro, não parece ser tosco, o mesmo vale para o Martins. Não dá pra pegar pesado com essa piazada, mas não dá também para aliviar a responsabilidade, afinal, eles estão jogando no Grêmio e não num S.E.R. Caxias da vida...

    Muitos erros de passes, bisonhos até, e podem até me falar do ar rarefeito que dá mais velocidade na bola, porém, até passes mais simples e de curta distância erravam. Isso é fundamento básico que se aprende na escolinha, a partir dos fraldinhas...

    Mas no meio, havia um cidadão que, quando veio, ninguém questionou. E ao passar dos "verões" mostrou-se uma das piores contratações já vistas. Nathan. Aquele um que ganhou até um texto teu, Bruxo. Eu também, acreditava que este jogador pudesse ser um diferencial, mas o tiro saiu pela culatra. E agora o clube precisa se desvencilhar deste jogador. Aqui não deu certo! J.P. Galvão também é outro, porém, o clube precisa expor estes jogadores para que algum outro clube veja algo neles e os tire daqui. É só isso que explica a presença deles em campo e no plantel.

    Gostei da escalação inicial, pois muitos pregavam antes do jogo que Renato escalaria o "bruxo dele" Besossi. Caiu por terra essa tese de que o guri é bruxo do Renato. E ele levou à campo Nathan Fernandes que até o momento, depois do contrato renovado, não tem feito por onde e está se parecendo muito com um outro ponta que passou por aqui chamado Aldemir. Fogo de palha, pois Gustavo Nunes já o superou merecidamente e isso é muito evidente.

    Uma pena o resultado por dois gols de diferença. O saldo de gols é importante nessa fase e só por isso eu lamento a derrota que por grande parte dos torcedores era "esperada".

    Mas acredito que faremos o dever de casa, os 9 pontos. E teremos que buscar, no mínimo, outros dois fora dela.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, o saldo será recuperado aqui na Arena. Colocamos 4 ou 5 nesse time com facilidade. A preocupação é se deixar escapar algum ponto em casa contra o Estudiantes ou perder pro Huachipato lá no Chile... aí o caldo engrossa!

      Excluir
    2. Rodrigo
      Justamente nessa defesa, considero o movimento correto. Marchesin defendeu de mão trocada. É técnica, conhecimento. Se fosse levar o braço em linha reta, não chegava.

      Excluir
  10. Essa decisão de usar reservas na libertadores só vai ser justificada se ganhar o gaúchão e classificar na libertadores. Poupar todo mundo pra perder em casa pro Juventude não dá, e se esses pontos acabarem custando a classificação o planejamento foi equivocado. O Renato vai ter que bancar no campo essa descisão que ele tomou, vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  11. Guilherme Cé03/04/2024, 13:56

    Sigo lendo o blog e hoje vou deixar um comentário.

    Creio que a decisão de poupar titulares da viagem pensando no sábado foi correta. Mas é no mínimo curioso que muitos que precisavam ser "lapidados", que nunca estão prontos, e não podem jogar meia dúzia de minutos em jogos do brasileiro ou até mesmo do gauchão podem ser escalados naturalmente numa estreia de libertadores na altitude...

    No mais, tem jogador "rodado" que não merece sequer esquentar banco... Passou da hora de fazer a limpa em parte do elenco.

    ResponderExcluir
  12. Guilherme, assino embaixo. Beleza. Sem reparos. Abraços

    ResponderExcluir
  13. Muito ruim esse Strongest, só a altitude pra fazer a diferença pra eles mesmo. O nosso catadão até que não se saiu tão mal mas levou dois gols de falhas totais da defesa. Porém é complicado apontar o dedo pros jogadores nesse contexto em que foi o jogo com exceção de três nomes. Nesses dois aqui é chover no molhado: Nathan Pescador além de fraco é sem vontade, não vejo a hora desse podre ir embora. E JP Galvão segue devendo, outro que já conto os dias até ele ir embora no meio do ano. Já o Marchesin, que achava que ia segurar as pontas no gol, tem se mostrado um goleiro inseguro e propenso a erros, falhou no segundo gol. Seguimos no martírio do goleiro mais vez pelo jeito...
    Quanto a ir com os reservas era o que tinha que ser feito. Paciência. Agora é focar em vencer o Juventude no sábado e depois recuperar os pontos que ficaram pra trás nessa estreia da Libertadores.

    ResponderExcluir
  14. Fazendo um adicional na corneta: Gustavo Martins foi mal demais. Como falei no comentário anterior é complicado julgar individualmente num jogo "aleatório" desses, mas ele deu umas bobeadas complicadas.

    ResponderExcluir
  15. Lipatin
    Ele estava há tempos sem jogar e virou "quarto-zagueiro". Temos que dar um desconto.

    ResponderExcluir